Buscar

Portfólio tecnologia e inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

App ajuda alunos aterem melhores índices de aprendizagem
Professores de uma escola pública no interior de São João do Triunfo, estão utilizando um aplicativo com uma turma que possui uma aluna que apresenta alguns sintomas de dislexia, o app usado é chamado Aramumo, e foi desenvolvido em 2012 por alunos do ITA.
 	 O aplicativo é utilizado em aulas de português com alunos entre 8 e 10 anos, com o objetivo de ajudar crianças com dificuldades na fala, organização de ideias e déficit de atenção. É formado duplas para a realização do jogo, o jogador dever ouvir um conjunto de palavras e então arrastar as bolhas flutuantes na tela do celular, tablet ou computador às posições corretas na grade quadricular, de forma que as setas correspondam às palavras ouvidas, cada palavra é falada no início da frase, sendo poder repetida apenas três vezes. Com o uso do aplicativo as crianças vão trabalhar a escrita e treinar a leitura, uma desvantagem do app é que as atividades não são tão extensas, proporcionando uma atividade muito rápida não conseguindo ajudar de forma mais intensa o aluno com o déficit da doença, porém, os professores podem dar continuidade de outras formas, como por exemplo, reproduzir em cartões, palavras e frases de outra natureza.
A dislexia é um distúrbio genético, que é visto muitas vezes por quem não a conhece como preguiça, mal alfabetização ou falta de atenção, o que ocorre realmente é uma desordem no caminho das informações até o cérebro, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. Os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, a pessoa tem dificuldade para identificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura.
A equipe de professores da escola percebeu que depois de um tempo utilizando o aplicativo de forma inclusiva com todos os alunos, os que já estavam avançados continuaram evoluindo e a aluna com mais dificuldades começou a ter mais atenção, e a reconhecer as letras e sílabas, o que a levou para uma melhora significativa na leitura e escrita.

Outros materiais