Buscar

Caso Concreto - Aula 03-1.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107
Semana Aula: 3
A origem do Estado: principais linhas teóricas (2ª parte)
Tema
A origem do Estado: principais linhas teóricas (2ª parte)
Aplicação: articulação teoria e prática
Caso 1
Na visão de Locke e Rousseau os homens são completamente livres conforme a sua natureza, pelo que são criaturas marcadas pela bondade. Sendo certo que com o surgimento da propriedade o homem abandona a sua condição natural, pode-se afirmar que a propriedade surge da mesma forma e tem os mesmos efeitos na formação do Estado para ambos os autores?
Propriedade em Locke – A propriedade é fruto do crescimento populacional, onde o homem se vê obrigado a constituí-la sob pena de perecimento até mesmo físico. Em sua formulação Locke, diz que a propriedade é um direito natural e inalienável, servindo de fundamento para a criação do governo civil e para a atribuição de direitos políticos aos indivíduos.
Propriedade em Rousseau – A propriedade é constituída de forma voluntária, como fruto da liberdade humana. Ou seja, não há necessidade de constituí-la. Citando o Contrato Social:
“O direito de primeiro ocupante, ainda que mais real que o do mais forte, só se converte em verdadeiro direito depois de estabelecido o de propriedade. Todo o homem tem naturalmente direito a tudo que o lhe é necessário; mas o ato positivo que o torna proprietário de algum bem o exclui de todo o resto; estando feita a sua parte, a ela se deve limitar, e não tem mais direito à comunidade. Eis por que o direito de primeiro ocupante, assaz débil no estado de natureza, é para todo homem civil, respeitável.” (ROUSSEAU, 2007b: 62).

Outros materiais