Buscar

Resenha 14 09 17 Arteterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vera Lucia de C. Zimmermann	 
Data: 14/09/2017
Resenha: Arteterapia como instrumento de autoconhecimento para mulheres vítimas de violência.
Arteterapia com mulheres vítimas de violência e seus desdobramentos psíquicos e emocionais, tem o foco da pesquisa girando em torno das ressignificações trazendo o surgimento através das atividades expressivas com o intuito de gerar autoconhecimento, aumento da autoestima, processos autogestivos direcionados para a contínua manutenção de si mesma no enfrentamento da situação de violência. O reflexo da origem dessa violência está relacionado à cultura. 
A partir desse conhecimento de si mesmas, encontram condições de lidarem com o contexto na qual estão inseridas, conquistando a força necessária para transformá-lo, para aprofundar e compreender o universo feminino de como a mulher se vê, e de como é vista pela sociedade. A violência foi abordada em seu conceito e consequência na vida de mulheres, e seu reflexo na sociedade.
Arte terapia é um trabalho de auto conhecimento utilizando a linguagem das artes plásticas (desenho, pintura, colagem) como instrumento facilitador. Através da expressão artística podemos perceber aspectos de nossa personalidade, marcas mentais que bloqueiam nosso crescimento e através da tomada de consciência criar um novo percurso utilizando a ação criativa. O processo pode ser individual ou em grupo, utilizando recursos de sensibilização, motivação, criação e leitura da obra. É um trabalho indicado para todos os tipos de tratamento: depressão, síndrome do pânico, ansiedade, situações de mudanças e uma busca pelo auto conhecimento e auto transformação.
As oficinas constitui como um instrumento facilitador no processo terapêutico conjugado a um trabalho verbal cujos resultados possuem um alcance ilimitado. Tem objetivo de promover a prevenção e a saúde psíquica e física, facilitar o contato e o desenvolvimento de potenciais da personalidade, a inteligência emocional, a criatividade, a motivação, a autoestima, a capacidade relacional tendo como meta à qualidade de vida na vida pessoal e profissional.
Não tem contraindicação, pode ser praticada por pessoas de todas as idades ou necessidades. As técnicas e atividades são selecionadas e adequadas ao perfil do grupo e objetivos do trabalho.
Ainda podem ser aplicadas em atividades em grupo ou individual conjugadas a um trabalho verbal, tendo como finalidade criar um espaço para a expressão criativa, a comunicação, o contato com potenciais da personalidade em seus aspectos, cognitivo, emocional e sensório através dos órgãos do sentido (visão, audição, tato, olfato, paladar), favorecendo a integração de conteúdos emocionais, despotencializando assim a atuação autônoma/negativa desses conteúdos na personalidade trazendo maior harmonia, saúde física e emocional para a realização de metas construtivas.
O campo de atuação pode ser na saúde para pacientes em geral, em encontros individuais e/ou grupos semiabertos, como triagem, avaliação e encaminhamentos de pacientes, para familiares e amigos dos participantes, profissionais que atuam nos atendimentos com objetivo do suporte no trabalho inter e multidisciplinar, ainda com grupo misto, workshops vivenciais abertos ao público ou funcionários de instituições, com intuito terapêutico e preventivo.
Para metodologia, usa-se desde a música, técnica de relaxamento, imaginação ativa, técnicas com a utilização de materiais gráficos, plásticos e cênicos, trabalhos corporais e verbais.
São práticas de atividades artísticas, que tem o objetivo de realizar um tratamento terapêutico, através do uso de diferentes linguagens: Arte, Música, Dança e Teatro, essas quando bem estruturadas e conduzidas por cada profissional, conseguem promover  o acesso e o cultivo psicológico de cada pessoa participante, focando o autoconhecimento, aumento da sua autoestima e reconstrução da sua qualidade de vida.
Para finalizar, depois que todos terminarem os seus trabalhos, cada um o apresentará espontaneamente, descrevendo os seus significados: formas, símbolos, cores entre outros detalhes, que possivelmente representará o seu estado emocional momentâneo.
Com isso, através da realização de cada proposta Arteterapeutica, através da fortificação de sentimentos de coragem e iniciativas que venham a transformar as suas dificuldades, mágoas passadas, etc, em energias que somatizam mudanças a favor do seu desenvolvimento pessoal, familiar, acadêmico e social.
Comentário:
Interessante o artigo retratando a necessidade da mulher exteriorizar seu sofrimento das violências sofridas, proporcionando resultados reais, e através da aplicação das atividades promover a intenção de identificação entre os participantes, que pode ser tanto pode ser para grupos, possibilitando mudanças não só no enfrentamento da violência contra a mulher, mas também na prevenção destas, que ao compartilharem com as famílias se conscientizam dos conhecimentos adquiridos e quais as consequências da violência doméstica.
Referência:
Silva, L.R. (2015) - Arteterapia como instrumento de autoconhecimento para mulheres .	Disponível: https://arteterapia.org.br/wp-content/.../01/Mongrafia-de-Lidiane-Reis-	daSilva.pdf – Acesso em 10/09/2017

Outros materiais