Buscar

Caso Concreto 9 Segundo Francisco Campos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto 9 Segundo Francisco Campos, reconhecido como prin cipal autor da Co nstituição de 1937, em entrevista concedida ao jornal Correi o da Manhã, do Rio de Jan eiro, em março de 1945, depois de seu rompimento c om Getúlio Vargas, disse que esta Constituição não podia ?invocar em seu favor o teste da experiência, pois não f oi posta à prova, permanecendo em suspenso desde o dia de sua outorga, sendo um texto de valor p uramente histórico. Por qu e, segundo Francisco Ca mpos, a Constituição de 1937, adquiriu es ta característica de u m texto de valor puramente histórico? 
R – Porque a Constituição de 1937 deveria ter passado por um plebiscito nacional que era previsto no art. 187, onde isso não ocorreu por conta do Ato Adicional nº 9 que dava amplos poderes ao Chef e do Governo ao qual impôs uma nova Constituição. Dessa forma, a Constituição elaborada por Francisco Campos deixou de ser um documento jurídico, por não hav er adquirido ou haver perdido sua vigência, passando a ser somente “um documento puramente histórico”.
Caso Concreto 10 
Como se encontrava organizada, de acordo com a Constituição de 1946, a justiça federal?
 R - A Constituição de 1946 recriou apenas a 2ª instância da Justiça Federal — o Tribunal Federal de Recursos, composto de 9 juízes, que integrava o Poder Judiciário Nacional juntamente com o Supremo Tribunal Federal, os juízes e tribunais militares, os juízes e tribunais eleitorais e os juízes e t ribunais do trabalho. Destaque -se o ressurgimento da J ustiça Eleitoral, a constitucionalização da J ustiça do Trabalho e a utilização do termo "Poder Judiciário Nacional", que excluiu a J ustiça Estadual — seguindo o raciocínio de que cada Estado constituiria seu Poder J udiciário próprio. A jurisdição anteriormente atribuída à Justiça Fed eral de 1ª instância co ntinuou sendo exercida pelos juíz es de Direito dos Estados e do Distrito Federal; situação paradoxal, pois os juízes estaduais passaram a ter dupla natureza — estadual e federal.
Caso Concreto 11 
 Apesar de todas as restrições à representação política impos tas pelo AI 2 (27/09/65), foi mantida a eleição direta p ara o cargo de Presidente da República e conservou-se a estrutura p artidária herdada do período da “república populista”. Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique.
R - Errada. A república populi sta vai de 1930 com o golpe de Getúlio Vargas a 1960 com a saída de J ango. O traço característico da república populista é o governo respaldado pelas classes menos favorecidas co mo o proletariado, por iss o Getúlio Vargas ficou conhecido como pai dos po bres e mãe dos ricos porque favorecia a burguesia e já a ditadura não reprimia o povo pelos Atos Inconstitucionais.
Caso Concreto 12
O filme “O q ue é isso companheiro” baseado no livro de mesmo no me de autoria do ex-deputado Fernando Gabeira, relata o ep isód io do sequestro do e mbaixador americano, Charles Elbrick, pelo MR-8, em 04 de setembro de 1969, sendo que tal fato se constituiu e m u ma reação de determinad os setores da esquerda b rasileira ao "fechamento" do regime promovido pela edição do Ato Instituci onal n° 5 de 13 de d ezembro de 1968. Muito a contragosto, o regime foi ob rigado a cumprir as exigências d os sequestradores do embaixador, tendo, todavia, implantado no dia seguinte após o sequestro novas medidas de caráter jurídico-repressivo. Qu ais foram essas medidas?
R – O fim das liberdades individuais e a suspensão do habeas corpus.
Caso Concreto 13
No que se refere à Constituição d e 1988, é correto afir mar que além d e uma das mais concisas constituições brasileiras, ela também pode ser considerada como uma constituição clássica, tratando tão somente da organização do E stado e dos direitos civis e políticos dos cidadãos? Sim ou não? Justifique.
R – Não, pois, a constituição cid adã de 1988 p reocupou-se de modo especial com a área social e os direitos dos cidadãos. Dá maior proteção ao trabalhador, aumenta a arrecadação dos estados e dos muni cípios, mais poderes ao Legislativo e igualdade de direitos para homens e mulheres, entre outras coisas.

Outros materiais