Buscar

NR 6 EPI e EPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NR 6 – EPI e EPC
A segurança do trabalho deve sempre estar sempre em primeiro plano, tanto para trabalhadores quanto para empresas. Para isso, é fundamental que os funcionários atuem com responsabilidade, tomando conta de todos os detalhes e sempre atentos às Normas Regulamentadoras responsáveis por estabelecer as regras e fornecer orientações referentes à segurança e medicina do trabalho. 
A Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) determina a necessidade de utilização de Equipamentos de Proteção para atividades profissionais consideradas de risco. Os dispositivos devem ser fornecidos pela empresa contratante, que também é responsável por fornecer treinamento constante para garantir o bom uso dos equipamentos e a conscientização a respeito dos riscos que envolvem a atividade profissional.
A NR 6 determina que toda empresa deve oferecer os equipamentos de proteção de forma totalmente gratuita e sem desconto no salário. 
O objetivo do fornecimento de EPIs é a garantia da integridade física dos trabalhadores. Além disso, busca-se proteger sua saúde a longo prazo.
Quais empresas devem submeter-se à NR 6 ?
A observação da NR 6 deve ser feita por todas as empresas que realizem atividades que coloquem em risco a integridade física do trabalhador, em qualquer aspecto. Tratam-se, na prática das atividades previstas dentro da própria norma regulamentadora.
O que ocorre se a NR 6 for descumprida?
Além de ser uma das normas regulamentadoras mais conhecidas popularmente, a NR 6 é, também, uma das mais fiscalizadas. Ela é responsável por um enorme volume de multas e processos judiciais, no âmbito trabalhista. 
O que é o EPI e EPC?
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
São equipamentos de uso pessoal utilizados para proteger a integridade física do funcionário na exposição de riscos. É importante lembrar que o EPI não diminui o risco ou perigo, mas contribui na proteção do trabalhador ao meio ambiente e exposição. Alguns exemplos são luvas, protetores auditivos, jalecos e aventais.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
Estes são os equipamentos instalados no ambiente de trabalho que visam a proteção de uma ou mais pessoas ao mesmo tempo. Esses itens são utilizados para prevenir e minimizar acidentes no local de trabalho. Alguns exemplos são exaustores, extintores e biombos de proteção.
Esses equipamentos não foram inventando a toa, mas sim para amenizar quaisquer risco.
Conclui-se que a educação e conscientização sobre os riscos no trabalho e o uso dos EPIs é a base de uma forma segura para se trabalhar e fazer com que a vida seja mais longa e agradável, pois uma simples imprudência pode ter consequências muito desagradáveis .

Outros materiais