Buscar

Fazenda Columbadê

Prévia do material em texto

Fazenda Colubandê
(São Gonçalo)
Il.45. Vista geral
Il.46. escada externa
	
	
	pátio
	
	
	
	
	
	interno
	
	
	
	capela
	
	
	
	
	
	
	
	salão
	
	
	
	
	alcova
	central
	
	alcova
	
	
	
	
	
	escada
	
	alpendre
	
	
	
	externa
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	COLUBANDÊ
	
	
	
	
	
	1
	
	3
	5
	
	
	0
	2
	4
	10
Il.48. Pátio interno central
Il.49. Varanda frontal
33
Fazenda do Colubandê: casa e Capela de Santana (São Gonçalo, RJ)
Endereço: Av. Amaral Peixoto km 9,2 - Colubandê, São Gonçalo – R.J. Localiza-se um pouco acima da Patrulha Rodoviária de Tribobó, na estrada de Itaboraí. Uso atual: Sede do Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente
Propriedade: Estado do Rio de Janeiro
Tombamento: Processo n0212-T, Inscrição n0 285, Livro Belas-Artes, fl.49, a 23 de março de 1940.
Descrição: É uma das mais características e elogiadas casas do século XVIII. Localizada sobre uma pequena elevação do terreno, afastada cerca de 100 m da estrada, a casa forma conjunto com a capela anexa, do lado direito. Um pátio murado separa as duas edificações.
Casa: Traçada em tomo de um pátio central, alpendrado, cuja quadra posterior foi demolida. Amplo avarandado na frente e nas laterais, com intercolúnios, bancos e alegretes dispostos alternadamente. Sobreleva-se um telhado com sancas e beiradas. Destaca-se uma escada externa, de alvenaria. No interior da antiga residência existe um poço de grande profundidade, que servia a seus moradores através de um sistema de canalização surpreendente, avançado para a época. Tetos apainelados em algumas dependências. Corredores estreitos nos subterrâneos, terminando em forma de abóbada. Foram substituídas, com o passar do tempo, as grades das janelas e as lajotas de barro cozido do revestimento das varandas. No conjunto arquitetônico ainda existe a masmorra onde escravos e inimigos eram castigados.
Capela: A capela é provida de retábulo do terceiro período, com a imagem da padroeira no trono e as de São José e São Joaquim nas ilhargas. Construída pelos jesuítas, a capela guarda, até hoje, suas características originais. Possui, no frontispício, duas janelas do coro e duas janelas colaterais à porta de entrada. Nave em grade do arco cruzeiro de balaústres torneados. Altar-mor em talha dourada, paredes internas totalmente revestidas de azulejos portugueses, historiando as vidas de Sant'Ana e Santa Isabel. As janelas altas e a porta de comunicação com a sacristia são de treliças. Ainda se encontra a sepultura onde foi enterrado Antônio de Souza Rezo, um dos vigários da capela.
Histórico: A casa é uma típica edificação rural de meados do séc. XVIII. A história da fazenda é incerta. Alguns autores citam a sua ocupação inicialmente pelos jesuítas que teriam construído a capela. Supostamente o seu primeiro proprietário teria sido um cristão-novo, que converteu-se ao catolicismo em 1617 e que acabou preso pela inquisição em 1709. O nome oficial da propriedade era Fazenda Nossa Senhora de Monte Serrat, mas todos se referiam às terras como Fazenda Golan-Bandê,o que teria originado o nome atual Colubandê. Para agradar à Igreja, além de se converter, o proprietário ergueu a Capela de Sant’Ana, inicialmente dedicada a N. Sra. de Monserrat, com altar folheado a ouro, azulejos portugueses. Sabe-se que a propriedade pertenceu ao Coronel Belarmino Siqueira, o Barão de São Gonçalo e seus descendentes até 1968, quando foi desapropriada. Serviu posteriormente para diversos fins, inclusive como sede do Country Clube de São Gonçalo e quartel da Polícia Rodoviário, até a sua atual ocupação. Após a desapropriação a casa foi restaurada, revertendo algumas intervenções realizadas pelo antigo proprietário em 1940 e a capela, até então, usada como depósito foi restaurada em 1974/1975.
Autor do projeto: sem registro
Fontes consultadas:
Arquivo Noronha Santos. Colubandê. 1940. IPHAN
ALCÂNTARA, Dora M. S. A Fazenda de Colubandê em São Gonçalo e seus azulejos. In:
Anais do Colóquio luso-brasileiro de história da arte. Vol.I; RJ: 2004.
CARDOZO, Joaquim. "Um Tipo de Casa Rural do Distrito Federal e Estado do Rio", in Rev. da SPHAN, n." 7.
CARRAZZONI, Maria Elisa (org.) Guia dos bens tombados. RJ: Expressão e Cultura; 1987.
TELLES, Augusto Carlos da Silva. Monumentos tombados. In: Silva, Fernando Nascimento et alii. Rio de Janeiro em seus quatrocentos anos; formação e desenvolvimento da cidade. Rio de Janeiro.1965.
____________________________. Atlas dos monumentos históricos e artísticos do Brasil. RJ: FENAME; 1975.
Soluções mas satisfatórias eram porém conseguidas nas chácaras, que aliavam ainda as vantagens da presença dos cursos d água, que substituíam os equipamentos hidráulicos inexistentes nas residências urbanas. Por tais razões morar nas chácaras tornara-se característica de pessoas abastadas que utilizavam as casas urbanas somente em ocasiões especiais.
Mesmo funcionários mais importantes e comerciantes abastados, acostumados ao convívio social característico de suas atividades, cuidavam de adquirir chácaras ou sítios afastados, para onde transferiam suas residências permanentes.
A casa da fazenda de Colubandê e sua capela de Santana estão localizadas no topo de um aclive à margem da estrada Amaral Peixoto, no trecho entre a saída de Niterói e o início da BR-101, no município de São Gonçalo. 
Com um só pavimento e construída sobre embasamento posteriormente transformado em porão habitável, a casa é contornada, pela frente e pelos lados, por avarandados corridos, com seqüência de colunas de alvenaria que dão apoio direto, acima dos capitéis, ao frechal de madeira em que descansam os caibros do telhado e os cachorros que armam o beiral. 
Lateralmente, à esquerda, escadas em dois lances, com guarda-corpos de alvenaria, dão acesso à casa. Nos fundos desse avarandado, a casa tem, ao centro, a sala principal, que possuía uma capela reservada entre as passagens que a ligavam a um outro avarandado posterior, o qual contorna um pátio interno para onde se abrem os quartos e os cômodos de serviço. 
Separada da casa, mas dentro do recinto murado que a ladeia pela –esquerda, está a capela, com nave, capela mor torre-sineira e um alpendre de entrada, apoiado por colunas parecidas com as da casa.
Casas com o mesmo partido, não mais existentes, podem ser conhecidas pelos desenhos de Thomas Ender, de 1816, em livro publicado por Gilberto Ferrez. Segundo hipótese de Dom Clemente Nigra, as casas teriam sido influenciadas pela Casa da Fazenda de São Bento em Nova Iguaçu, a qual por sua vez repetiria o modelo dos claustros franciscanos do Nordeste
Segundo hipótese de Dom Clemente Nigra, as casas teriam sido influenciadas pela Casa da Fazenda de São Bento em Nova Iguaçu, a qual por sua vez repetiria o modelo dos claustros franciscanos do Nordeste. Essas casas, entre as quais Colubandê se destaca, são importantes porque podem ter induzido o arquiteto Grandjean de Montigny a utilizar, em meados dos oitocentos, varandas com colunas de alvenaria em sua residência na Gávea, Rio de Janeiro.
Capela em prédio independente da casa
A capela da Fazenda de Colubandê preserva as suas caracteristicas originais externa e
internamente. Em prédio independente da casa, articula-se com a mesma através de um pátio, porém está inserida na área murada da casa. Suas proporções se harmonizam com a casa, estabelecendo uma relação de equivalencia de valores.
Il.09. Capela de Sant’Ana. Fazenda de Colubandê, São Gonçalo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes