Buscar

HIDRELÉTRICA powe point

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIDRELÉTRICA
1. INTRODUÇÃO
 Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que produz energia elétrica através do aproveitamento hidráulico dos rios. Nas hidrelétricas, a energia potencial gravitacional da água é transformada em energia cinética de rotação, que posteriormente, é convertida em energia elétrica. O Brasil é um dos países que mais utiliza as hidrelétricas como forma de obtenção de energia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá; o país, juntamente com o Paraguai, construiu Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo. Isso é explicado devido ao grande potencial hídrico que o Brasil possui. 
 A água dos rios movimenta uma turbina hidráulica que é ligada a um gerador, o qual produz a energia elétrica e a transmite para a rede de distribuição. O potencial hidráulico é proporcionado pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio, especialmente dos rios planálticos.
 Assim como todo empreendimento energético, as hidrelétricas provocam alguns tipos de impactos ambientais, os quais são motivos de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora a energia hidrelétrica seja considerada limpa e renovável, a construção de uma hidrelétrica pode provocar o alagamento de áreas vizinhas e o aumento no nível dos rios, destruindo o habitat natural de muitas espécies, principalmente de animais aquáticos. 
 A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelo matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.
2. DESENVOLVIMENTO
 A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões. 
 O custo de investimento é bastante caro, por causa das obras de grande porte, principalmente para abastecer a Região Sudeste, por ser a mais industrializada é a que consome mais energia.
 A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares. 
 O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. 
2.1 HIDRELÉTRICAS NO BRASIL
Potencial hidrelétrico por bacia hidrográfica
Potencial (MW)
Bacia do Amazonas
106 051
Bacia do Tocantins
26 847
Bacia do Paraná
61 400
Bacia do São Francisco
26 622
Bacia do Uruguai
15 123
Atlântico Sudeste
14 528
Atlântico Sul
9 599
Atlântico Leste
3 115
Total do Brasil
263 28
Veja na tabela abaixo a repartição do potencial hidrelétrico, das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.
 A energia hidráulica suporta todas as necessidades brasileiras em relação à eletricidade, porém, para que isso ocorra de forma correta, deve haver novas construções de usinas. 
 Algumas causas da construção de usinas são a degradação ambiental e o espaço que emprega o lago artificial colocado pela construção da usina. Causando também a perda de solos agricultáveis, florestas, fauna e principalmente com a retirada de populações ribeirinhas, como na região da Amazônia, que foi preciso remover grupos de povos indígenas que viveram na região durante muitos anos.
	 A Eletrobrás Eletronorte atende a 99% da demanda de energia elétrica do Maranhão. A energia consumida no estado é fornecida principalmente pela Usina Hidrelétrica Tucuruí (PA). Outras fontes de suprimento são as usinas do sistema Chesf no Nordeste e as usinas da Região Sudeste e do Médio Tocantins.
2.2 HIDRELÉTRICA NO MARANHÃO
 Hidrelétrica de Estreito (MA) 
Usina Hidrelétrica Estreito - Maranhão
Inauguração 17 de Outubro 2012
Onde: Rio Tocantins - Divisa do Maranhão e Tocantins
Estrutura:
8 Turbinas
Capacidade: 1.087 MegaWatts
(Suficiente para atender 4 milhões de habitantes)
Energia média: 641,1 MW
Área de abrangência:
Carolina-MA
Estreito-MA
Aguiarnópolis-TO
Babaçulândia-TO
Barra do Ouro-TO
Darcinópolis-TO
Filadélfia-TO
Goiatins-TO
Itapiratins-TO
Palmeirante-TO
Palmeiras do Tocantins-TO
Tupiratins-TO
 Neste trabalho aprendemos sobre como a Hidrelétrica transforma energia Potencial em Cinética, também aprendemos os impactos ambientais causados pelas construções de Hidrelétricas e aprendemos que a Usina Hidrelétrica é responsável por mais de 90% da energia consumida em nosso país.
 ESSES MESMOS produtores de energia elétrica é que fornecem energia para nós cozinharmos, tomarmos banho, assistirmos à televisão, usarmos o computador e várias outras coisas que fazemos no dia-a-dia, e tudo isso apenas com a força das águas de um rio. Esse é o trabalho das Usinas Hidrelétricas: fornecer energia elétrica para nós.
3. CONCLUSÃO
COMPONENTES DA EQUIPE FÍSICA EXPERIMENTAL 3
LEONARDO SILVA 
DANIELE BORGES
ANA LÍDIA MOREIRA
DORAN SOUZA
SAMUEL CARVALHO
EDUARDO FELIPE
MÁRCIO JORGE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais