Buscar

PESQUISA DE MERCADO 1 ATIVIDADE ESTRUTURADA

Prévia do material em texto

Atividade Estruturada
Conhecendo o universo da Pesquisa de Mercado
1- Como identificar e contratar uma empresa ou instituto para a realização de uma pesquisa de mercado?
Diferentes empresas de pesquisa oferecem diferentes habilidades, experiências e instalações. Por essa razão, não existe uma única empresa que seja a mais apropriada para todos os tipos de problemas de pesquisa ou estudos.
E, de maneira não menos importante, elas podem oferecer escalas diferentes de envolvimento executivo e/ou de custos: por exemplo, elas podem se especializar em projetos que envolvam apenas trabalho de campo, ou que se concentrem em consultoria/planejamento mais abrangentes, enquanto outras são empresas completas (“full-service”).
Devido a pouca probabilidade de que uma única empresa esteja capacitada a todos os tipos de pesquisa, os grandes usuários de pesquisa lidam frequentemente com mais de uma. Entretanto, a troca constante entre essas empresas não é uma boa maneira de conseguir um serviço eficaz dos fornecedores de pesquisa. Uma relação contínua entre clientes e empresa resultará numa melhor compreensão e confiança mútua. O cliente irá apreciar os pontos fortes e as habilidades do fornecedor e dos pesquisadores individuais que fazem parte da empresam, e poderá avaliar os níveis de contribuição que pode esperar que façam ao seu próprio pensamento e operações. A empresa irá compreender com maior profundidade os produtos e os mercados do cliente, os problemas que ele enfrenta no seu planejamento de marketing e em suas atividades, e seus métodos gerais de trabalho.
Existe uma série de verificações que o cliente poderá realizar para avaliar o nível geral de competência de uma empresa de pesquisa e sua provável adequação para com um projeto específico:
Informações básicas sobre a empresa.
Informações sobre pessoas da empresa (staff).
Informações sobre as instalações das empresas e seus procedimentos operacionais.
Quanto mais conhecimento o cliente tem sobre pesquisa, mais úteis serão as informações que ele irá provavelmente obter, e mais válida será a sua avaliação. Entretanto, mesmo um cliente que seja relativamente inexperiente irá ainda ganhar uma visão maior das habilidades e métodos operacionais de uma empresa, se utilizar a Lista de Verificação em vez de simplesmente depender das informações contidas num anuário ou de uma conversa rápida e generalizada com a gerência da empresa.
Talvez seja possível também obter maiores informações referentes aos pontos fortes e fracos de uma empresa falando com outros clientes ou com um consultor de pesquisa. O esforço envolvido na obtenção de respostas adequadas referentes aos pontos relacionados quase sempre vale a pena, mesmo para uma única pesquisa. É claro, esse esforço vale ainda mais a pena quando existe a possibilidade de o cliente querer se utilizar da mesma empresa para outros projetos no futuro (um dos benefícios importantes de uma relação contínua entre cliente-empresa de pesquisa).
2- Conhecer como as empresas e profissionais brasileiros são orientados com relação à ética no relacionamento com as empresas contratantes e os entrevistados em seu dia a dia.
Seguimos normas Internacionais de Ética e Conduta, estipulados pela ESOMAR. 
Segundo a ABEP, a ética é a matéria-prima da pesquisa.
A Autorregulamentação é um instrumento que visa proporcionar a regulamentação das normas éticas e padrões de qualidade. Tem como base o Código de Autorregulamentação e o Conselho de Autorregulamentação, ambos mantidos pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Os padrões éticos de conduta estabelecidos no Código de Autorregulamentação devem ser respeitados pelos envolvidos na atividade de pesquisa, sejam empresas especializadas, profissionais liberais, veículos de divulgação, órgãos de classe e demais entidades, independente de sua natureza jurídica.
Seguindo padrões internacionais, a Autorregulamentação ABEP subscreve o Código Internacional de Conduta da ICC – Câmara Internacional de Comércio / ESOMAR. Os princípios do Código de Autorregulamentação da ABEP norteiam a atividade de pesquisa, o relacionamento do pesquisador com os clientes e com os entrevistados.
3- Identificando e discutir os pontos principais do Código de Ética.
O propósito do código se destina a servir como estrutura para auto- regulação.
Principais Fundamentos do Código se baseia nos seguintes princípios fundamentais:
- Pesquisadores de mercado obedecerão todas as leis nacionais e internacionais relevantes; 
- Pesquisadores de mercado se comportarão de maneira ética e não farão nada que possa prejudicar a reputação da atividade de pesquisa de mercado;
- Pesquisadores de mercado tomarão cuidados especiais ao executar as pesquisas envolvendo crianças e jovens/ menores de idade;
- A colaboração dos entrevistados é voluntária e deve basear- se em informações adequadas;
- Os direitos dos entrevistados como indivíduos particulares deverão ser respeitados pelos pesquisadores;
- Pesquisadores de mercado nunca permitirão que qualquer informação pessoal coletada em um projeto seja utilizada para qualquer fim quem não seja para a pesquisa;
- Pesquisadores de mercado assegurarão que projetos e atividades sejam desenhadas, executadas, reportadas e documentadas de forma precisa, transparente e objetiva;
- Pesquisadores de mercado segurarão os princípios aceitos de justa concorrência.
O código deve ser aplicado em seu espírito. Para afiliar- se a ESOMAR e a todos os outros corpos oficializaram adotando os seguintes códigos:
Artigo 1- Princípios Básicos
Artigo 2- Honestidade
Artigo 3- Responsabilidade Profissional
Artigo 4- Transparência
Artigo 5- Propriedade
Artigo 6- Gravação e Técnicas de Observação
Artigo 7- Proteção dos Dados e Privacidade
Artigo 8- Crianças e jovens/ Menores de Idade
Artigo 9- Entrevistas Compartilhadas
Artigo 10- Subcontratação
Artigo 11- Publicação das Contratações
Artigo 12- Responsabilidade
Artigo 13- Efeito de Retratações Posteriores a Contravenções
Artigo 14- Implantação
Conhecer o mercado brasileiro de pesquisa de mercado em valores (R$). Qual a evolução em faturamento nos últimos 10 anos.
Consultando a ABEP, a empresa não dispõe desta informação, uma vez que a mesma congrega apenas 10% do numero de empresas de Pesquisa do Brasil. A informação que passaram é que esse é um mercado de aproximadamente R$ 1,500Bi e que cresce de 12 a 15%, em média, descontada a taxa de inflação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes