Buscar

Orçamento Público aula 07

Prévia do material em texto

Orçamento Público / Aula 7 - Despesa Orçamentária Pública
Introdução
Nenhuma despesa pública pode ser realizada se não estiver expressamente autorizada na lei orçamentária anual.
Despesa Pública: conceito
Em sentido amplo, despesa, dispêndio, gasto ou desembolso são palavras normalmente utilizadas para caracterizar as importâncias que saem dos cofres públicos. Entretanto, nem toda saída de recursos dos cofres públicos pode ser considerada como despesa pública. Vejamos:
VER MAIS
Programação orçamentária
A programação orçamentária é feita por meio de um sistema de classificação estruturada que deve prover as informações demandadas por todos os interessados nas questões relacionadas com as finanças públicas.
Na atual estrutura, a programação orçamentária está organizada em programas de trabalho, que contêm informações qualitativas e quantitativas – físicas e financeiras.
Vejamos:
O atual modelo de planejamento é estruturado por programas, que são orientados para a resolução de problemas e atendimento das demandas da sociedade, através do incentivo ao desenvolvimento econômico e à geração de oportunidades.
De forma alinhada com o processo de planejamento, o modelo de programação orçamentária adotou o nível de programa como foco central e elo entre o planejamento e o orçamento.
Essa estrutura tem por base o orçamento-programa, no qual os programas representam unidades de gestão através das quais são organizadas ações gerando bens ou serviços que atendam às demandas da sociedade. O orçamento-programa contém o plano de trabalho do governo, que traduz qualitativamente e quantitativamente o que foi expresso pelo planejamento, detalhando-o em projetos, atividades com a correspondente previsão dos custos relacionados.
Fonte: Rawpixel.com / Shutterstock
Programação Quantitativa
A programação orçamentária quantitativa é dividida em duas dimensões: a física e a financeira. Vejamos:
Programação Física
A dimensão física indica a quantidade de bens e serviços a serem entregues à sociedade.
Meta Física — indica a quantidade de produto a ser ofertado por ação, no exercício. As metas físicas são indicadas em nível de subtítulo. A localização geográfica da meta física é expressa nos localizadores de gasto previamente definidos para a ação.
Programação Financeira
A dimensão financeira indica o valor estimado para o desenvolvimento da ação orçamentária, dentro da seguinte estrutura:
Natureza da Despesa — os artigos 12 e 13 da Lei nº 4.320/1964, tratam da classificação da despesa por categoria econômica e elementos, e o art. 8º estabelece que, os itens da discriminação da despesa são identificados por números de código decimal, na forma do respectivo Anexo IV, que estão atualmente no Anexo II da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163, de 2001.
A natureza da despesa é representada por um código composto por 8 algarismos, conforme a seguir:
Categoria Econômica
A categoria econômica se divide em:
Grupo de Natureza da Despesa (GND)
O GND é um agregador de elemento de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto, conforme discriminado a seguir:
Modalidade de Aplicação
A modalidade de aplicação indica se os recursos serão aplicados diretamente pela unidade detentora do crédito orçamentário ou através de transferência/descentralização financeira e/ou orçamentária para outros órgãos ou entidades (do mesmo ou de outro nível de governo), ou para entidades privadas sem fins lucrativos e outras instituições.
A modalidade de aplicação tem por objetivo principal eliminar a dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.
Elemento de Despesa
O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros que a Administração Pública utiliza para a consecução de seus fins.
Os códigos dos elementos de despesa estão definidos no Anexo II da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001.
Fonte: Yulia Grigoryeva / Shutterstock
Subelemento de Despesa
De uso facultativo no processo de coleta de informações para a elaboração do projeto de lei orçamentária, representa o detalhamento do elemento de despesa e é aplicado na fase de execução da despesa, por ocasião da apropriação.
Exemplo completo de classificação por natureza da despesa:
Fonte: MTO 2016
Identificadores
Agora, vejamos alguns identificadores das despesas orçamentárias:
Identificador de Uso — IDUSO
Identificador de Doação e de Operação de Crédito — IDOC
Identificador de Resultado Primário
Identificador de Uso — IDUSO
O IDUSO complementa o dado referente à aplicação dos recursos indicando se eles compõem contrapartida nacional de empréstimos ou de doações ou destinam-se a outras aplicações, constando da Lei Orçamentária Anula (LOA) e de seus créditos adicionais.
Programação Qualitativa
A programação orçamentária qualitativa é feita através do programa de trabalho, e é estruturada em blocos que devem responder a diversas questões, conforme detalhado a seguir:
Classificação da Despesa por Esfera Orçamentária
Na lei orçamentária anual tem-se por finalidade identificar a que orçamento a despesa pertence:
Classificação Institucional
A classificação institucional reflete as estruturas organizacional e administrativa e compreende dois níveis hierárquicos:
 Orçamentário;
 Unidade Orçamentária (UO).
As dotações orçamentárias, em seu menor nível de programação, são atribuídas às UO, que são as responsáveis pela realização das ações. Órgão Orçamentário é o agrupamento de várias UO.
O código da classificação institucional é composto por 5 dígitos, conforme a seguir:
Um Órgão Orçamentário ou uma UO pode corresponder qualquer entidade que seja objeto de alocação de recursos. (órgãos da estrutura administrativa, fundos especiais, transferências a estados, Distrito Federal e municípios, encargos financeiros da União, operações oficiais de crédito, refinanciamento da dívida pública mobiliária federal e reserva de contingência).
Classificação Funcional da Despesa
A atual classificação funcional da despesa foi instituída pela Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão (MOG), e é composta por um rol de funções e subfunções.
Na estrutura de programação orçamentária, cada atividade, projeto e operação especial deve identificar a função e a subfunção às quais se vinculam.
De uso comum e obrigatório pela União, estados, municípios e Distrito Federal, as funções, em primeiro lugar, e as subfunções, em um nível imediatamente inferior, representam os maiores níveis de agregação dos gastos públicos por área de atuação, o que permite a consolidação dos gastos do setor público em nível nacional.
A classificação funcional é independente dos programas e é representada por 5 dígitos, sendo os 2 primeiros relativos às funções e os 3 últimos às subfunções.
É possível combinar as subfunções a funções diferentes daquelas a elas diretamente relacionadas, o que se denomina matricialidade.
Fonte: MTO 2016
Estrutura Programática
Toda ação do governo está estruturada em programas orientados para a realização dos objetivos definidos para o período de 4 anos do plano plurianual (PPA).
Os programas são identificados por um código formado por 4 dígitos e constituem o elo entre a lei orçamentária anual e o PPA.
As ações orçamentárias integram exclusivamente a LOA e os programas, que constam no PPA e na LOA — são subdivididos em Programas Temáticos e Programas de Gestão — sendo que, na LOA, existem alguns programas que não constam no PPA, aqueles compostos exclusivamente por Operações Especiais.
Fonte: MTO 2016
Ações Orçamentárias
Uma ação constitui uma iniciativa da qual resultam produtos (bens ou serviços) que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação astransferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições, entre outros, e os financiamentos.
A ação é identificada por um código alfanumérico de oito dígitos:
Através do 1º dígito do código da ação, pode-se identificar o seu tipo:
Para ler sobre as Informações das Ações Orçamentárias, clique aqui.
Subtítulo
Os subtítulos identificam a localização física da ação orçamentária, não podendo haver alteração de sua finalidade, do produto e das metas estabelecidas.
A localização do gasto pode ser de abrangência nacional, no exterior, por região, por estado ou município ou, excepcionalmente, por um critério específico.
A localização do gasto permite mais controle governamental e social sobre a implantação das políticas públicas, evidenciando geograficamente seus custos e impactos.
Fonte: SunnySideUp / Shutterstock
Ações Orçamentárias Padronizadas no Orçamento
A ação orçamentária é considerada padronizada quando sua implementação costuma ser realizada em mais de um órgão orçamentário e/ou UO, tendo em comum:
a subfunção à qual está associada;
a descrição;
o produto e sua correspondente unidade de medida; e
o tipo de ação orçamentária.
A padronização permite organizar a atuação governamental e facilitar seu acompanhamento, de forma alinhada com o que estabelece a LDO:
“As atividades que possuem a mesma finalidade devem ser classificadas sob um único código, independentemente da unidade executora”.
Fonte: venimo / Shutterstock
Estágios de Execução da Despesa Pública
A execução orçamentária da despesa pública passa por alguns estágios, em conformidade com a Lei nº 4.320/1964 e com a Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). Vejamos:
VER MAIS
Atividade proposta
Agora, nas questões a seguir, assinale a alternativa correta:
A programação orçamentária quantitativa da despesa é dividida em duas dimensões:
Corrente e Capital
Elemento e Subelemento
Programas e Ações
Orçamentária e Planejamento
Física e Financeira
Corrigir
No orçamento, o item de programação financeira que tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações etc. é denominado:
Categoria Econômica
Grupo Natureza de Despesa
Elemento de Despesa
Modalidade de Aplicação
Item de Despesa
Corrigir
O Grupo Natureza da Despesa (GND) é um agregador de elemento de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Entre as opções a seguir, assinale a que representa um GND:
Pessoal e Encargos Sociais
Material de Consumo
Refinanciamento da Dívida
Corrente e Capital
Custeio Orçamentário
Corrigir
Dentro da nomenclatura técnica da área de orçamento público, as ações que representam despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços, são denominadas:
Projetos Especiais
Projetos de Fundo Perdido
Atividades Extraorçamentárias
Operações Especiais
Atividades Especiais
Corrigir

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes