Buscar

EXERCICIOS RESOLVIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIOS RESOLVIDOS
1º) Durante um projeto, os stakeholders solicitam entregas além das originalmente planejadas. O papel do Gerente de Projetos é aceitar ou recusar as modificações solicitadas? Explique como deve ser a sua atuação. 
R: O papel do Gerente de projeto não é aceitar ou recusar pedidos de mudanças do de Escopo. Seu papel é simular os impactos sobre o Projeto caso a mudança seja efetivada. Após a identificação dos impactos, apresenta ao Comitê que tem poderes de Avaliar as mudanças para aprovação ou não das mudanças. Caso o Comitê aprove, o Gerente de Projeto deve atualizar o Planejamento, gerando uma nova versão que passa a ser a oficial.
2º) Que organização definiu os padrões validos para as técnicas do gerenciamento de projeto?
R: PMI
3º) “A preparação adequada da declaração de escopo com a participação de partes interessadas, tais como clientes e patrocinadores é crítica para o sucesso de projeto. “PORQUE” A declaração de escopo fornece um entendimento comum do projeto, o que será realizado, e permite o início do processo de planejamento mais detalhado, além de servir como documento base para avaliação sobre a pertinência ao projeto de solicitações de mudança e/ou trabalho adicional”. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que:
R: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
4º) Para o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em quatro grupo, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que representa uma ação de grupo de processos de execução.
R: Recomendações de ações corretivas.
5º) Não corresponde a uma técnica de controle do cronograma:
R: Técnica do valor agregado.
6º) Após retornar de férias, você se depara com inúmeras solicitações de alterações de escopo de um projeto que você é obrigado a assumir após a demissão do ultimo gerente. Para avaliar os impactos destas mudanças você deverá comprar estas solicitações com qual documento (assinale a opção correta)?
R: Declaração de escopo.
7º) No momento atual, em que varias organizações estão passando por mudanças estruturais em direção a uma orientação por projetos, torna-se evidente a necessidade de se estabelecerem metodologias de gestão que conduzam ao sucesso ou que, pelo menos, aumentem a probabilidade de atingir o sucesso em seus projetos. Para tal, torna-se necessário a capacitação de profissionais das organizações em ferramentas e técnicas para o gerenciamento desses projetos.
A empresa XPTO possui um portfólio de projetos de cerca de R$ 100 milhões/ano. Pesquisa realizada
em 2016 pela Consultoria S&A com executivos do Brasil mostra que as empresas que vão adotando o gerenciamento efetivo de portfólio têm registrado uma melhora continua na eficiência de seus projetos, reduzindo seus custos em 30%.
Com o objetivo de obter uma redução de no mínimo, 10% nos custos dos projetos no próximo ano, tendo como foco principal a otimização dos recursos físicos e financeiros, por meio de um melhor gerenciamento de projetos, o Diretor Executivo da empresa determinou a realização de um treinamento em gerenciamento de projetos para os novos colaboradores e reciclagem dos profissionais da empresa, totalizando 50 profissionais, utilizando a abordagem PMI, a ser realizada nas instalações da empresa, com uma carga horaria de 32 horas.
O treinamento será aberto e fechado pelo diretor executivo da empresa e deverá ter o projeto finalizado, no máximo, em dois meses.
Para estruturação do curso será aberto um projeto na organização chamado “Capacitação GP”.
O projeto deverá conter os seguintes módulos:
a) Importância do Gerenciamento de Projeto;
b) Conceitos básicos de Gerenciamento de Projeto;
c) Iniciando o projeto;
d) Planejando o projeto;
e) Executando o projeto;
f) Controlando o projeto;
g) Encerrando o projeto.
Além da organização e execução do curso o projeto deverá conter: serviços de divulgação, inscrição dos alunos e controle de frequência (presença).
Para sedimentação dos conhecimentos será utilizado um exercício prático, para isto deverá ser elaborada uma apostila com todos os módulos para que seja entregue aos participantes no inicio do curso.
O gerente do projeto poderá contratar até 3 profissionais para elaboração dos módulos. Todos devem ser PMP.
O gerente do projeto deverá ministrar o curso e será responsável também pela elaboração dos slides.
Também poderá elaborar algum módulo, se necessário.
O curso deverá acontecer em 2 mês, ou seja em 44 dias uteis a partir do dia da assinatura do termo de abertura do projeto.
Observe que para finalização de um módulo tem-se: a preparação do módulo, revisão, impressão e encadernação.
No treinamento, para sedimentação do conhecimento sobre gerenciamento de projetos, deverá ser utilizado um exercício prático de modo que os alunos tenham condições de gerenciar os projetos da empresa.
Os alunos deverão receber como material didático uma apostila, copia dos slides da apresentação e o exercício prático.
Deve ser aplicada uma prova, para avaliação do grau de aprendizado dos alunos, e uma avaliação de treinamento (esta avaliação deve ser solicitada ao setor de RH que faz as copias e entrega ao GP).
O almoço dos participantes não faz parte do escopo do projeto devendo, porém, serem providenciados dois coffee breaks para cada dia de treinamento.
Responda de forma clara e objetiva:
Objetivo do Projeto.
Quem são as partes Interessadas (Stakeholders).
Qual o produto do projeto.
Quais os requisitos para a execução do projeto.
Identifique pelo menos uma restrição do projeto.
Identifique pelo menos uma premissa.
Faça a EAP do projeto.
RESPOSTAS:
1 Com o objetivo de obter uma redução de no mínimo, 10% nos custos dos projetos no próximo ano, tendo como foco principal a otimização dos recursos físicos e financeiros, por meio de um melhor gerenciamento de projetos, o Diretor Executivo da empresa determinou a realização de um treinamento em gerenciamento de projetos para os novos colaboradores e reciclagem dos profissionais da empresa, totalizando 50 profissionais, utilizando a abordagem PMI, a ser realizada nas instalações da empresa, com uma carga horária de 32 horas.
2 Diretor Executivo, Gerente de Projetos e Colaboradores.
3 Estabelecer metodologia de gestão.
4 Requisitos para execução: Serviço de divulgação, inscrição dos alunos e controle de frequência (presença).
5 O treinamento será aberto e fechado pelo diretor executivo da empresa e deverá ter projeto finalizado, no máximo, em dois meses.
6 O gerente do projeto deverá ministrar o curso e será responsável também pela elaboração dos slides.
7 EAP do Projeto abaixo.

Outros materiais