Buscar

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	A pedagogia é um processo sustentado em que uma ou mais pessoas adquirem novas formas ou desenvolvem formas existentes de conduta, conhecimento, prática e critérios, destinadas a ser um provedor e avaliador apropriados, do ponto de vista ou do adquirente ou de alguma(s) outra(s) pessoa(s), ou de ambos. (BERNSTEIN, 1999a apud DANIELS, 2003, p.15). Esta concepção de Pedagogia: (Concurso para Pedagogo ¿ Universidade do Piauí-2011)
		
	
	(A) enfatiza a prática pedagógica envolvendo-se somente com as questões de habilidades, métodos e técnicas no processo educativo;
	
	(D) explicita uma natureza naturalista ou do senso comum da pedagogia.
	
	(E) toma a prática pedagógica como um acontecimento isolado do contexto social dentre os quais se destacam a individualização dos conhecimentos
	 
	(B) afirma que os processos de desenvolvimento e aprendizagem devem levar em consideração questões cognitivas, afetivas e de criação de possibilidades.
	
	(C) afirma que as teorias que subsidiam o discurso pedagógico permanecem tácitas ou são atribuídas ao senso comum;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408258842)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A maioria das ciências é vista como processo de teoria que após muitos estudos leva a experimentação na prática, já a Pedagogia apresenta um processo de investigação que necessita da prática para melhorar e impulsionar novos direcionamentos e melhorar gradativamente a práxis de um modo geral. A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da humanidade. A compreensão do fenômeno educativo fez surgir um saber específico associado ao termo Pedagogia. A indissociabilidade entre prática educativa e epistemologia (teoria do conhecimento), elevou o saber pedagógico ao nível científico. Dessa forma, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, portador de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Funções estas, que não podem ser delegadas a outro profissional, pois o seu campo de estudo possui uma identidade e uma problemática próprias".
 Leia os itens que seguem e dentre eles escolha aquele(s) que responde(m) a questão que segue, depois marque a opção correta.
A pedagogia se insere no conjunto das demais ciências da educação normal por:
I  Ser responsável por uma reflexão unificadora, global, dos problemas educativos.
II  Ter como objeto de investigação a educação como prática social.
III  Investigar a problemática educativa na sua totalidade e historicidade.
IV  Buscar elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa.
V  Ser uma ciência prática que parte da prática e a ela se dirige.
O item correto é:
		
	
	I, IV e V
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I, II e III
	
	I e II
	
	III e IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408256753)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na década de 70, a Teoria de Sistema começou a mostrar como deveria funcionar uma empresa. Uma das ideias dessa teoria pode ser descrita como: 
		
	
	nas empresa o que mais importa e o produto final
	
	todas as empresas têm princípio meio e fim
	
	nas empresas os produtos tem entrada e saída
	 
	nas organizações as pessoas não agem em função do que são mas, dos papéis que representam
	
	nas organizações o importante e a transformação da matéria bruta em matéria prima
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408190653)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a autora Andrea Cecília Ramal, vivemos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Ele se modifica permanentemente, sendo atualizado dia-a-dia pelas descobertas das ciências e por essa inteligência coletiva que produz saberes em conjunto, na grande rede do ciberespaço. A memória da humanidade já não está confinada nas bibliotecas, mas sim em contínua reconstrução. Nesse contexto, a capacidade de gerenciar a informação torna, muitas vezes, a competência mais valiosa. Em saber que nesse cenário, a tarefa do pedagogo também se modifica e sua profissão se torna estratégica, ao contrário de outras áreas que perdem seu espaço ou são limitadas pela especialização, para o pedagogo abre-se um raio de atuação cada vez maior. Nesse contexto é que se pede para elaborar um pequeno texto, contendo início, meio e fim, apontando esse novo perfil do pedagogo fazendo um link com a condição dele não ser mais um mestre- transmissor e a sua atuação fora do campo acadêmico. Análise as afirmativas a seguir:
I- O pedagogo identificado também como professor começa, nessa era, a assumir um novo perfil.
II- As novas tecnologias não permitem que ele se sustente somente como um Mestre-transmissor de conhecimentos ou de conteúdos.
III- Cabe ao professor/ pedagogo atuar como uma espécie de arquiteto do pensamento, ou arquiteto cognitivo, projetando novos caminhos que os estudantes deverão percorrer.
IV- Fora do âmbito acadêmico ele assume novos papéis por meio da educação à distância e também nas empresas.
V- Colabora também com os processos de capacitação dos empregados e com implantação e desenvolvimento de projetos nas empresas.
Estão corretos os itens:
 
		
	
	III,IV,V
	
	I,II,III.
	
	II,III,IV,V
	
	I,II,IV
	 
	I,II,III,IV,V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408256743)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 70 assiste-se a uma maior aceleração do capital provocando uma nova ordem nas relações econômicas. Esse novo cenário pode ser caracterizado por:
		
	 
	uma revolução tecnológica e uma mudança nos padrões de demanda
	
	um excesso de produção durante o período fordista
	
	um desvio de produção para outras sociedades de consumo
	
	um descompasso entre a produção e a demanda
	
	um interesse diferenciado da sociedade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408292344)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	LEIA O TEXTO QUE SEGUE, IDENTIFIQUE OS ITENS COMO VERDADEIROS OU FALSOS E DEPOIS MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
NOS ANOS 70 A PARTIR DA CRISE OCORRIDA NO ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL OCORRE UMA TRANSIÇÃO NO REGIME DE ACUMULAÇÃO E NO MODO DE REGULAMENTAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA A ELE ASSOCIADO. ASSIM, A DÉCADA DE 70 REPRESENTOU UM MOMENTO HISTÓRICO CENTRAL, QUANDO CONSIDERAMOS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO ÂMBITO DO SISTEMA CAPITALISTA. SURGE ENTÃO, A PARTIR DESTA DÉCADA, UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DO CAPITAL, CARACTERIZADA, PRINCIPALMENTE, POR SEU ACENTUADO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO E PELO ADVENTO DE UM NOVO FORMATO DE REGULAÇÃO ESTATAL: O ESTADO NEOLIBERAL, SENDO ESTE UM NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO: O PARADIGMA FLEXÍVEL. EM SABER QUE O PARADIGMA FLEXÍVEL ESTÁ ASSENTADO EM NOVAS TÉCNICAS E MODELOS PRODUTIVOS, CARACTERIZADOS PELO USO INTENSIVO DE TECNOLOGIAS DE BASE MICROELETRÔNICAS É CORRETO AFIRMAR QUE:
I.A NOVA BASE TÉCNICA ORIENTOU UM NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO DENOMINADO DE PARADIGMA DA PRODUÇÃO FLEXÍVEL. ( )
II.A NOVA BASE TÉCNICA PROVOCOU UM IMPACTO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO. ( )
III.UMA NOVA REALIDADE TOMA CONTA DO CENÁRIO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.( )
IV.O NOVO PARADIGMA ESTÁ FUNDAMENTADO NA AUTOMAÇÃO E NA INFORMATIZAÇÃO, SENDO CARACTERIZADO PELA: INTEGRAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO. ( )
V.O TOYOTISMO PODE SER APONTADO COMO A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CAPITAL FRENTE ÀS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO CAPITALISMO. ( )
AGORA MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
		
	
	D.( ) F,V,V,V,V
	
	B.( ) V,F,F,V,V.
	 
	C.( ) V,V,V,V,F.
	
	E-( ) F,F,V,F,V
	
	A-( ) V,V,F,V,V
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408804000)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A organização hipermoderna não constitui um sistema paternal, mas um sistema maternal. A empresa é a grande mãe, a fonte de prazer e sobrevivência dos trabalhadores. Com relação aos sentimentos dos trabalhadores, podemos afirmar que:
		
	
	Ostrabalhadores não são controlados por chefes, regras ou filosofia da empresa;
	
	Para sobreviver na empresa, o trabalhador não precisa se sentir aceito, basta realizar suas tarefas de forma correta.
	
	Para ser aceito como parte da empresa, ele não precisa aderir às suas regras. O trabalho é independente do aceitamento da ideologia da empresa;
	
	O trabalhador não é influenciado pela ideologia da empresa;
	 
	A empresa é a grande mãe, a fonte de prazer e sobrevivência dos trabalhadores.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408803976)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As organizações modernas não possuem um sistema de mediações muito desenvolvido. Assim, podemos afirmar que são características destas organizações:
		
	
	De fato, as decisões coletivas definem as regras da organização, tradutoras que são da linguagem organizacional;
	
	As organizações modernas se apresentam também como sendo um espaço de produção ideológica, uma vez que há, em face da qualificação dos trabalhadores necessidade de instrumentos de controle e dominação;
	
	Na perspectiva psicológica, as mediações exercidas pelas organizações modernas se fazem pela intermediação das decisões de colegiados, uma vez que os trabalhadores têm poder de decisão;
	 
	Do ponto de vista político, as organizações modernas desenvolvem um sistema decisório centralizado, centrado na figura do chefe, que exerce um papel autoritário;
	
	Do ponto de vista econômico, estas empresas não se desvencilharam dos laços de família e das relações de clientela clássicas. Portanto, não podem oferecer vantagens econômicas significativas aos trabalhadores;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408676364)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A formação profissional sempre foi um tema central para a gestão das empresas. A área científica que tornou-se parceira neste processo foi:
		
	
	Matemática.
	 
	Psicologia.
	
	Sociologia.
	
	Epistemologia.
	
	Geologia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408804020)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos. Assinale a alternativa que apresenta os 4 elementos referenciados.
		
	
	Flexibilidade, Regras Rígidas, Inovação e Controle
	 
	Inovação, Flexibilidade, Descentralização e Integração;
	
	Controle, Hierarquia, Regras Rígidas e Descentralização
	
	Inovação, Flexibilidade, Hierarquia e Controle
	
	Descentralização , Controle, Flexibilidade e Regras Rígidas

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes