Buscar

ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA SIMULADO 3 (23)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401783106)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	NÃO são características do processo de trabalho das equipes de saúde da família:
		
	
	desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população e ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida.
	 
	garantia dos fluxos de referência e contra-referência aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, ambulatorial e hospitalar.
	 
	desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a manutenção de doenças e danos evitáveis.
	
	garantia de saúde a partir de ações de educação
	
	programação e implementação das atividades, com a priorização de solução dos problemas de saúde mais frequentes, considerando a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401839916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A história natural da doença é dividida em período pré-patogênico e patogênico. No período pré-patogênico envolve as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência destes fatores. A partir disso assinale a alternativa incorreta quanto aos fatores que influenciam nesse período:
		
	
	Fatores psicossociais
	
	Fatores socioeconômicos
	
	Fatores ambientais
	
	Fatores socioculturais
	 
	Fatores genéticos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401237652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte de um conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Essa concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença e desenvolves-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas. Em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	
	A Saúde da Família é operacionalizada mediante a implantação de equipe profissional única em unidades básicas de saúde e, portanto, entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial
	 
	As equipes do Programa Saúde da Família atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde desta comunidade
	
	As equipes do Programa Saúde da Família são responsáveis pelo acompanhamento de um número indefinido de famílias, localizadas em diversas áreas geográficas
	
	O Programa Saúde da Família é um projeto estático do SUS e, por sua natureza local, não está condicionado à evolução histórica e à organização do sistema de saúde no Brasil
	
	As equipes do Programa Saúde da Família são compostas por um médico de família, um auxiliar de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com um dentista e um técnico em higiene dental.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401874761)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dona Carolina foi atendida numa Unidade Básica de Saúde, onde foi verificado um nódulo no exame de mama. A cliente foi encaminhada para um especialista mastologista que realizará a punção local. Que Princípio/Diretriz do SUS foi utilizado neste caso:
		
	
	Uniformidade
	
	Descentralização
	
	Equidade
	
	Universalidade
	 
	Integralidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401216366)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início em
		
	
	1998
	 
	1991
	
	1970
	
	1993
	
	2001

Outros materiais