Buscar

Avaliando aprendizado / Ciência Política Direito

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602347082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao estado de natureza que se constitui, na concepção de Locke, na maneira de viver dos homens em uma sociedade pré-política, é correto afirmar que:
		
	
	Ainda que haja liberdade no estado de natureza lockeano, a desigualdade é a marca da organização dos homens no estado de natureza.
	
	Tal como na doutrina aristotélica, Locke entende que o indivíduo precede a sociedade.
	
	Os homens nesta condição estão completamente destituídos de direitos, dependendo tão somente do soberano para sua sobrevivência e seu agir no mundo.
	 
	Diferentemente do estado de natureza hobbesiano que se baseava na insegurança e na violência, o estado de natureza lockeano se constituía em um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. .
	
	O estado de natureza se apresenta como uma construção teórica, não correspondendo, segundo Locke, a qualquer condição de vida experimentada por alguma sociedade humana.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602900282)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A partir do livro-texto da disciplina, são feitas as afirmativas a seguir: I- O conceito de povo, considerado sob o aspecto puramente jurídico-político, é o elemento humano do Estado, sendo, portanto, um conceito mais amplo que o de população. II- A nacionalidade não é a condição básica para o exercício da cidadania, o que vale dizer que todo nacional é cidadão, mas nem todo cidadão é nacional. III- O Povo é o elemento essencial, o material humano que possibilita que o Estado seja um ente dotado de vontade. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	II, somente.
	 
	III, somente.
	
	I, somente.
	
	II e III, somente.
	
	I e III, somente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602908450)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome: Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes. O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram. Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente ¿ que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção ¿ que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. ABRAHAM LINCOLN (http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html) Tomando como referencia o texto acima, avalie a assertivas abaixo: I. Nação refere-se a uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, pelos laços linguísticos, culturais ou espirituais, por interesses, ideais e aspirações comuns. II. O conceito jurídico-político de povo está relacionado ao vínculo da nacionalidade entre a pessoa e o Estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do Estado é unânime. III. A ideia de identidade e pertença que compartilham os membros de uma nação os leva a desenvolver a consciência deste laço, fortalecido por um sentimento de elevado apego emocional. IV. Entende-se por ¿povo¿ o conjunto de indivíduos que em um dado momento se unem para constituir o Estado, estabelecendo, assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. V. Nação pode ser entendida como grupo constituído por pessoas que, não necessitando ocupar um mesmo espaço físico, compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo destino. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602768437)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Weber, o Estado contém entre as suas características essenciais:
		
	
	o monopólio da vida
	
	o uso imperfeito da violência
	
	o monopólio do serviço privado
	
	o uso ilegítimo da força
	 
	o uso legítimo da violência
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602213029)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As idéias iluministas que tinham por base o culto da razão e a crença nas leis naturais:
		
	
	defendiam os princípios mercantilistas.
	 
	propunham uma política econômica liberal.
	
	defendiam o impedimento da libertação das colônias da América.
	
	serviram de fundamento teórico ao sistema monárquico, nas suas modalidades: constitucional, parlamentar ou absolutista.
	
	orientaram a organização estamental da sociedade moderna.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes