Buscar

SLIDE TRABALHO 7 SEMESTRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O TRABALHO PROFISSIONAL – INSTRUMENTAÇÃO PARA INTERVENÇÃO
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
	
GRUPO:
KELE RAIANE BUENO
MICHELY ADRIANA FÉLIX BRABO
RENATA APARECIDA OLIVEIRA ANDRADE
GISELLE CAROLINA SAMPAIO LUDOVICO
PRIsCILLA ALVES SANTOS
VANDIZA SOUSA DO NASCIMENTO
VERA LÚCIA AQUINO LIMA
 
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho tem por objetivo suscitar a reflexão acerca de alguns aspectos importantes da gestão social, esclarecendo o conceito de gestão social, considerando os seus desdobramentos na prática profissional do Assistente Social enquanto gestor, na busca de uma gestão participativa e democrática, será abordado ainda, os princípios da gestão social, sendo eles a descentralização, a participação popular e a intersetorialidade, a fim de aprofundar o conhecimento teórico-metodológico, fundamental para os Assistentes Sociais que atuam ou pretendem atuar como gestor público comprometido com a perspectiva da universalização e garantia de direitos.
Desta forma, ressaltamos a importância da comunicação na prática de trabalho do Assistente Social, como instrumento de desenvolvimento, levando o profissional desenvolver e praticar a habilidade de articular e promover a participação popular, eixos estes importantes na gestão social.
 CONCEITO DE GESTÃO SOCIAL 
Segundo FRANÇA FILHO (2003; 2008) trata-se de um processo voltada para um grupo social baseando-se na aprendizagem coletiva, não podendo ser realizada pela ausência de grupos, pela falta de interação dos indivíduos afim de um determinado objetivo. Gestão Social é a participação dos indivíduos, onde todos participantes têm direito a opiniões sem questionamento, é uma gestão democrática, participativa, quer na formulação de políticas públicas, quer naquelas relações de caráter produtivo sempre possível sendo feito em grupo evitando a individualidade.
PRINCIPIOS DA GESTÃO SOCIAL: DESCENTRALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E INTERSETORIALIDADE
Descentralização - implica na transferência ou delegação de poder, atribuições ou funções a uma pessoa jurídica diversa que implica uma repartição de competências entre entes distintos. 
Participação social - nos processos de construção de políticas públicas é referenciado sob distintas nomenclaturas, tais como inclusão social, participação de cidadãos, participação popular, participação democrática e participação comunitária, podendo uma mesma prática ter vários nomes ou um mesmo nome representar práticas distintas. Os tipos de participação em seis modalidades diferenciadas entre si com base no caráter ideológico: Participação Individual, Participação Coletiva, Participação Passiva, Participação Ativa, Participação Voluntária e Participação Instrumental.
Intersetorialidade - despontada como princípios ordenadores das políticas sociais na contemporaneidade e um dos seus eixos estruturantes, e como suas concepções são incorporadas na gestão das políticas sociais, em especial na política de assistência social, especialmente frente à carência de uma orientação normativa clara.
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ENQUANTO GESTOR
 O assistente social na gestão pública, pode se dar alguns indicativos que contribuem para um exercício profissional mais próximo dos usuários, é importante dizer que assistentes sociais gestores podem contribuir também para melhorias significativas nas condições de intervenção de profissionais assistentes sociais desta mesma política. Segundo GIMENEZ; ALBANESE (2005), os assistentes sociais na gestão pública atuam como articuladores e negociadores dos interesses das classes subalternas por intermédio do Estado para atender e responder de maneira efetiva as condições essenciais ao exercício da cidadania.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA PRATICA DO ASSISTENTE SOCIAL
No relacionamento com o usuário, o profissional deve sempre estar atento ao ato de ouvir, a fim de extrair a melhor informação, deve-se buscar um equilíbrio satisfatório e eficaz para que a informação a ser transmitida enquanto agente promotor de justiça e equidade social, seja captada e bem compreendida para que o resultado do trabalho do Assistente Social seja realizado com satisfação e eficácia, transformando a sua realidade e de seus assistidos.
CONCLUSÃO
Conclui-se que a comunicação do profissional com o usuário é imprescindível para que se obtenham bons resultados mediante a comunicação clara e sem preconceitos. Entendemos que é fundamental que o profissional saiba ouvir e ter um olhar crítico para saber analisar cada caso, desta forma a estabelecer um bom relacionamento de forma a transmitir confiança na informação a ser passada e que seja bem compreendida pelo usuário, pois ao compreender os seus direitos, fará melhor uso das políticas públicas a ele oferecidas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais