Buscar

Penal I Avaliando Aprendizado 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602328263)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
José dispara cinco tiros de revólver contra Joaquim, jovem de 26 (vinte e seis) anos que acabara de estuprar sua filha. Contudo, em decorrência de um problema na mira da arma, José erra seu alvo, vindo a atingir Rubem, senhor de 80 (oitenta) anos, ceifando-lhe a vida. A esse respeito, é correto afirmar que José responderá
		
	
	por tentativa de homicídio privilegiado de Joaquim e homicídio culposo de Rubem, agravado por ser a vítima maior de 60 (sessenta) anos.
	
	apenas por tentativa de homicídio privilegiado, uma vez que ocorreu erro quanto à pessoa.
	
	pelo homicídio de Rubem, agravado por ser a vítima maior de 60 (sessenta) anos.
	 
	apenas por homicídio privilegiado consumado, uma vez que ocorreu erro na execução.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602167083)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Fabrício, jovem de 29 anos, experiente e mulherengo, aproveita-se da ingenuidade de Santinha, jovem de 16 anos de idade, virgem e apaixonada por ele e a convence a manter relações sexuais por meio da promessa de casamento e amor eterno. A referida conjunção carnal ocorre em 20 de março de 2005 - aniversário de Santinha. Descoberto o fato pelos pais de Santinha, o mesmo é levado a conhecimento das autoridades policiais, dois dias após a referida relação amorosa. Santinha, preocupada com seu amado o avisa sobre a conduta de seus pais. Procurado(a) por Fabrício para fins de atuação como advogado(a) de defesa, apresente sua tese defensiva, haja vista o fato de, em 28 de março do mesmo ano ter sido publicada a Lei n. 11106 que revogou expressamente o delito de sedução previsto no art. 217, do Código Penal. Dos fatos narrados surge o denominado ¿conflito de leis penais no tempo¿. A partir dos estudos realizados sobre o tema assinale a alternativa correta acerca da responsabilidade jurídico-penal de Fabrício:
		
	 
	a lei possui natureza jurídica de abolitio criminis e, consoante o disposto no art.2º, caput, do Código Penal, retroagirá de modo a cessar todos os efeitos penais da condenação.
	
	a lei possui natureza jurídica de novatio legis in mellius e, consoante o disposto no art.2º, parágrafo único, do Código Penal, retroagirá de modo a cessar todos os efeitos penais e civis da condenação.
	
	a lei possui natureza jurídica de abolitio criminis e, consoante o disposto no art.2º, caput, do Código Penal, retroagirá de modo a cessar todos os efeitos penais e civis da condenação.
	 
	a lei possui natureza jurídica de abolitio criminis e, consoante o disposto no art.2º, caput, do Código Penal, entretanto não retroagirá para atingir a conduta perpetrada por Fabrício face ao trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602157733)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Amaro, durante uma calorosa discussão no trânsito, desferiu, com intenção homicida, dois tiros de revólver em Bernardo. Mesmo dispondo de mais munição e podendo prosseguir, Amaro arrependeu-se, desistiu de continuar a ação criminosa e prestou imediato socorro a Bernardo, levando-o ao hospital mais próximo. A atitude de Amaro foi fundamental para a preservação da vida do Bernardo, que, contudo, teve sua integridade física comprometida, ficando incapacitado para suas ocupações habituais, por sessenta dias, em decorrência das lesões provocadas pelos disparos. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta. (EXAME OAB/CESPE-UNB 2009.3.)
		
	 
	Amaro deve responder apenas pelo delito de lesão corporal de natureza grave
	
	A atitude de Amaro caracteriza arrependimento posterior, tornando-o isento de pena
	
	Amaro deve responder pelo delito de tentativa de homicídio
	
	A atitude de Amaro caracteriza desistência voluntária, ficando excluída a ilicitude de sua conduta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602735734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alberi falsificou um documento (CP, art. 298) para praticar o crime de estelionato (CP, 171), sendo condenado apenas pelo crime de estelionato, pois o juiz aplicou a súmula 17 do STJ, a qual estabelece que: quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido. Assinale abaixo a alternativa que corresponda ao princípio aplicado pelo juiz para resolver o conflito aparente de normas.
		
	
	Alternatividade.
	
	Insignificância.
	 
	Consunção.
	
	Especialidade.
	
	Subsidiariedade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603153031)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FAURGS - JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO - 2016). Sobre a aplicação dos elementos da teoria geral do delito, assinale a alternativa correta.
		
	
	Reconhecida a intenção do coautor de participar de crime menos grave, o juiz deverá aplicar-lhe a pena em relação ao mesmo crime dos demais acusados, diminuindo-a, todavia, de um sexto até a metade.
	
	O erro quanto à pessoa e o erro na execução do crime fazem com que o agente responda pelos resultados típicos alcançados, não sendo levadas em consideração as condições e características das vítimas que efetivamente pretendia atingir.
	 
	Adamastor, tomado por ciúmes e agindo com animus necandi, desferiu três disparos de arma de fogo calibre .38 contra Bento, que atualmente namora sua ex-companheira Catarina. O primeiro tiro atingiu a região lateral esquerda do pescoço da vítima, enquanto os demais se alojaram na região inferior de sua perna esquerda, próximo ao joelho. Logo após os disparos, contudo, o próprio autor, assustado com o desfecho de sua ação, contatou o SAMU e o Hospital de Pronto Socorro, a fim de que a vítima fosse socorrida e recebesse atendimento médico de urgência, o que efetivamente veio a ocorrer em face do pronto atendimento de uma ambulância. Em que pese não ter corrido risco de vida, Bento recebeu alta médica após permanecer internado durante 45 dias. Pelo exposto, é correto tipificar a conduta de Adamastor como um crime de lesão corporal grave.
	
	Quando reconhecido que a conduta delitiva decorre de coação irresistível ou do cumprimento de ordem de superior hierárquico não manifestamente ilegal, o agente que a praticou terá sua pena diminuída de um sexto a um terço.
	
	A legítima defesa putativa própria caracteriza-se por uma interpretação equivocada do agente em relação às circunstâncias reais de uma determinada situação fática, fazendo-o acreditar que está sofrendo (ou na iminência de sofrer) uma agressão injusta, e seu reconhecimento tem como consequência legal o afastamento da ilicitude da conduta, ainda que tal equívoco interpretativo decorra de culpa do próprio agente.

Outros materiais