Buscar

avaliandos HOMEOPATIA Turma 3004

Prévia do material em texto

FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA
	
	 1a Questão (Ref.: 201403120147)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia atentamente os tópicos considerando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F):
I- Segundo Hahnemann, o meio de atenuação tem por finalidade moderar, em algum grau, a força medicamentosa. O poder de penetração do medicamento é então incrementado pela ação mecânica (agitação) sobre o sistema.
II - Saúde, segundo a Homeopatia, é um estado de equilíbrio dinâmico que abrange realidade física e psicomental dos indivíduos, sem interações com o ambiente natural e social.
III- A dinamização passou por diversas fases ao longo da vida de Hahnemann, quando ele experimentou várias combinações entre ação mecânica, meio de atenuação e posologia.
IV- Após ter constatado a possibilidade de uso da Lei dos Semelhantes na prática clínica, Hahnemann passou a utilizar medicamentos semelhantes (drogas de origem vegetal) aos sintomas que desejava tratar, porém em doses reduzidas. Passou a diluí-los cada vez menos e, por fim, a agitá-los.
V- Ao analisar  a obra de Hahnemann de maneira histórica, observa-se que, durante sua vida, sua busca evoluiu para medicamentos que tivessem ação profunda e duradoura.
VI- São princípios básicos da Homeopatia: Lei dos Semelhantes ou Princípio da Analogia; Experimentação no homem sadio,sensível ou não; Remédio único; Doses mínimas.
VII- A Força ou Energia Vital mantém o organismo em harmonia. Sem ela o organismo não age, não sente e se desintegra, sendo responsável pela integração dos diversos níveis dinâmicos da realidade humana.
VIII- Doença é o estado que reflete, mediante os sinais (sintomas), o esforço da Força Vital na tentativa de restabelecer o equilíbrio.
É (são) correta (s):
		
	
	I e III.
	
	II e IV.
	 
	I, III, IV e VII.
	
	V, VI, VII e VIII
	 
	I, III, V, VII e VIII.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201403229238)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qualquer sustância capaz de produzir, seja em dose ponderável, tóxica ou fisiológica, seja em diluição infinitesimal, um quadro mórbido em um sujeito que apresenta um bom equilíbrio de saúde e sensível a essa substância, é capaz de curar um quadro patológico idêntico ao primeiro quando utilizada em dose infinitesimal. Tal conceito refere-se ao princípio básico da Homeopatia, conhecido por:
		
	
	Princípio dos contrários
	
	Princípio nosográfico
	
	Princípio da infinitesimalidade
	
	Princípio de globalidade
	 
	Princípio da similitude
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201402244105)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relção as escolas médicas homeopáticas, marque a alternativa errada:
		
	 
	No pluralismo são administrados vários medicamentos ao mesmo tempo
	 
	Na escola complexista o médico prescreve ao seu paciente dois ou mais medicamentos que deverão ser tomados simultaneamente de tempos em tempos
	 
	Existem médicos que são considerados ortodoxos e outros ecléticos. Os ortodoxos não admitem o uso de outras medicações que não sejam homeopáticas. Já os ecléticos, dependendo da situação, pode prescrever juntamente com a homeopatia medicamentos alopáticos.
	 
	No Organicismo o médico prescreve o medicamento visando os órgão doentes, ou seja, fragmenta o ser humano em ógãos e sistemas, muito próximo da alopatia, não levando em consideração sintomas emocionais
	 
	Unicismo prescreve um medicamento por vez, ou seja, o medicamento deveria ser capaz de atingir o máximo dos sintomas apresentados pelo doente, é a maneira de prescrever de Hahnemann
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201402268252)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a Ciência Homeopática, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann, criador da terapêutica homeopática;
	 
	Hahnemann resolve testar em si o uso do famoso pó de quina, tomando durante vários dias, duas vezes por dia, quatro dracmas (o equivalente a cerca de 17 g) da droga. Durante essa experimentação registra todos os sintomas que desenvolve pelo uso da quina, tais como: febre intermitente, fraqueza, sonolência, tremores, e outros sintomas habitualmente associados à malária;
	 
	Todas as alternativas anteriores.
	 
	A Ciência Homeopática nasceu no ano de 1796 após publicação do artigo científico intitulado: ¿Ensaio para descobrir as virtudes curativas das substâncias medicinais, seguido de alguns comentários sobre os princípios curativos admitidos até nossos dias¿;
	 
	Em 1790, a pedido de um de seus editores de Leipzig, Hahnemann realiza a tradução do Tratado de Matéria Médica, em dois volumes, do médico escocês William Cullem, considerado uma autoridade internacional na composição e atividade das drogas medicinais;
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201402833021)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Embora tenha sido introduzida no Brasil em 1840, a Homeopatia só foi reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica em 1980. Sua presença no Sistema Único de Saúde ainda é reduzida, existindo poucas experiências de serviços de homeopatia em municípios brasileiros. A terapêutica homeopática diferencia-se de outros sistemas terapêuticos (alopático e do enantiopático) no raciocínio clínico, no tipo e na preparação do medicamento utilizado. A sustentação filosófica da homeopatia, inspirada nos ensinamentos da medicina hipocrática é o principio:
		
	 
	Da Similitude;
	
	Da dose infinitesimal.
	
	Da experiência no homem sadio;
	
	Do medicamento único;
	
	Da dose mínima;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201402268350)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação a preparação de tintura-mãe de origem animal, assinale a opção INCORRETA:
		
	 
	Relação droga/líquido extrator: 1:20 (p/v) (5%).
	 
	Processo: maceração.
	 
	Droga: animal vivo, recém sacrificado ou dessecado;
	 
	Parte empregada: animal inteiro, parte ou secreção;
	 
	Líquido extrator: etanol (70% a 80% (v/v)), mistura de etanol, água e glicerina (1:1:1), mistura de água e glicerina (1:1), mistura de etanol e glicerina (1:1) ou outro qualquer especificado na respectiva monografia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402244107)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos miasmas marque verdadeiro ou falso
		
	 
	A sífilis é um tipo de miasma que ocorre quando o organismo tenta livrar-se das toxinas ou adaptar-se ao estresse persistente, sacrificando os próprios tecidos. Tendência a destruição do tecido (úlceras, furúnculos, fístulas)
	 
	A psora é um tipo de miasma que ao se instalar no organismo esgota suas possibilidades defensivas, procurando alívio por meio de fenômenos episódicos e alternantes de descarga de toxinas. O estado reacional da psora refere-se a alergias e manifestações cutâneas, serosas e mucosas.
	 
	Dentre os estágios miasmáticos a ordem de surgimento é a seguinte: psora, sicose e sífilis.
	 
	A sicose é um tipo de miasma, que quando se instala no organismo não altera a quantidade ou qualidade das eliminações ou bloqueia as toxinas em órgãos ou regiões circunscritas, originando neoformações. Verrugas, condilomas.
	 
	É uma predisposição genética, congênita, não adquirida, que os tecidos tem de reagir de modo especial a certos estímulos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201402268352)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação as formas farmacêuticas derivadas, utilizando o método Hahnemanniano para drogas insolúveis: I- Ponto de partida. Drogas insolúveis, quando sua solubilidade for inferior a 10% (DH) ou 1% (CH) em água ou em etanol em diferentes graduações; II- Insumo inerte. Lactose nas três primeiras triturações para a escala centesimal e nas seis primeiras para a escala decimal, salvo especificação de solubilidade contida na respectiva monografia. A partir da 4 CH ou 7 DH, utilizar como insumo inerte etanol em diferentes graduações; III- Processo. Trituraçãopara a fase sólida, diluição e sucussão para a fase líquida.
		
	
	Somente a alternativa I está correta;
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas;
	
	Somente a alternativa II está correta;
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201402275208)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a preparação de tintura-mãe de origem vegetal fresco: I- As tinturas-mãe obtidas a partir de plantas frescas são preparadas exclusivamente por maceração; II- As tinturas-mãe obtidas a partir de plantas frescas são preparadas exclusivamente por maceração e percolação; III- Para a preparação da tintura-mãe, é necessária a determinação do resíduo sólido do vegetal fresco;
		
	
	Somente a alternativa III está correta.
	 
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	Somente a alternativa II está correta;
	
	As alternativas II e III estão corretas.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201402244106)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os fatores que podem afetar de maneira negativa a força vital, marque a opção correta
		
	
	A Tristeza é considerado um fator exógeno
	
	Irritabilidade é um fator exógeno
	
	Alimentação de má qualidade é um fator endógeno
	 
	Ritmo de vida agitado é um fator exógeno
	 
	Drogas é um fator endógeno
	
	 1a Questão (Ref.: 201403187110)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No preparo de Arnica 9CH a partir de TM a 80%, qual será a alcoolatura observada da 1CH até a 9CH?
		
	
	80% da 1CH a 9CH
	 
	80% até a 3CH, 70% da 4CH a 9CH
	
	75% da 1CH a 9CH
	 
	70% da 1CH a 9CH
	
	70% até a 3CH, 80% da 4CH a 9CH
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201403120176)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Toda força que atua sobre a vida, todo medicamento afeta, em maior ou menor escala, a força vital, causando certa alteração no estado de saúde do homem por um período de tempo maior ou menor. A isto se chama ação primária.
A ESTA AÇÃO, nossa força vital se esforça para opor sua própria energia, sendo que tal ação oposta faz parte de nossa força de conservação, constituindo uma atividade automática dela, chamada, ação secundária ou reação.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A segunda afirmação é verdadeira, e a primeira é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201402962903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No repertório homeopático é correto dizer:
		
	
	É também chamado de Matéria Médica.
	
	É um compendio composto dos medicamentos e suas indicações.
	
	É um compêndio composto de filosofia homeopática.
	 
	É um compêndio composto dos sintomas e seus respectivos medicamentos.
	
	É um compêndio composto dos fundamentos da homeopatia.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201403120123)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia as afirmativas seguintes e assinale a afirmativa correta:
I- A palavra Homeopatia, criada por Hahnemann, oriunda do grego Hómoios, designa o método terapêutico baseado na lei natural de cura Contrarius contraries curantur. Trata-se de um sistema científico e filosófico bem determinado, com uma metodologia de pesquisa própria, que se apóia em dados da experimentação clínica. Esses experimentos podem ser reproduzidos de acordo com os modernos protocolos de pesquisas homeopáticas.
II- Para a Homeopatia, a única forma de conhecer de maneira confiável os efeitos farmacológicos de uma substância medicinal é experimentando-a no organismo humano doente.
III- Geralmente não são utilizados testes em animais, pois cada espécie apresenta uma reação própria, muito diferente da reação dos seres humanos, por serem diferentes as suas constituições.
IV- Durante a experimentação patogenética testa-se apenas uma droga por vez, por ser mais racional e impedir as interações entre os diferentes medicamentos.
V- A experimentação é a base para a escolha de um medicamento, possibilitando dessa forma, que as manifestações sintomáticas do doente e da substância medicinal se combinem fortalecendo e estimulando os mecanismos de defesa na direção da cura.
VI- A Homeopatia, diferentemente da Alopatia, compreende o ser humano como um todo que reage integralmente quando atingido por um processo mórbido, inclusive com alterações na esfera psicomental.
		
	
	As afirmativas II e V são verdadeiras
	
	São verdadeiras as afirmativas II, III e V
	
	Exceto a afirmativa VI, as demais são verdadeiras
	 
	São verdadeiras as afirmativas I, III, IV e V
	 
	Exceto as afirmativas I e II, todas são verdadeiras
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201402962879)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A prescrição Lycopodium clavatum D6 - 30mL, deverá usar no seu preparo:
		
	
	0,3 ml de Lycopodium clavatum D6.
	 
	29,7 mL de insumo inerte (álcool 30%)
	 
	0,3 ml de Lycopodium clavatum D5.
	
	Frasco de 60 mL para dinamizar.
	
	4,0 mL de Pulsatilla nigriscans D5.
	
	 1a Questão (Ref.: 201402263234)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Vários foram os motivos pelos quais foram sendo criadas diferentes escolas médicas homeopáticas. É CORRETO afirmar sobre elas: I ¿ As principais escolas homeopáticas são Unicismo, Plurarismo, Complexismo e Organicismo II - No Complexismo, o clínico prescreve dois ou mais medicamentos para serem administrados em horas distintas alternadamente III ¿ No Organicismo o clínico prescreve o medicamento visando os órgãos doentes, considerando as queixas mais imediatas do paciente IV ¿ No pluralismo também conhecido como alternismo o clínico prescreve dois ou mais medicamentos para serem administrados em horas distintas, atingindo assim, a totalidade dos sintomas do paciente V ¿ No Unicismo o clínico prescreve um único medicamento, a maneira de Hahnemann, com base na totalidade dos sintomas do doente (Simillimun) VI ¿ No Complexismo, o clínico prescreve dois ou mais medicamentos para serem administrados simultaneamente ao paciente
		
	 
	Somente os itens I, III, IV, V e VI estão corretos
	
	Somente os itens I, II, III e V estão corretos
	
	Somente os itens I, II e III estão corretos
	
	Todos os itens estão corretos
	 
	Somente os itens I, II, III, IV e V estão corretos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402957096)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta: Na obtenção de Bryonia alba 1D, a partir de Bryonia alba TM (teor alcoólico 70%):
		
	
	Para a obtenção de 20mL de Bryonia alba 1D, pode-se utilizar um frasco dinamizador de capacidade 20mL para a sucussão.
	
	O insumo inerte usado no preparo da formulação é o etanol 96%.
	 
	Para a obtenção de 60mL de Bryonia alba 1D, podemos utilizar um frasco dinamizador de capacidade 90mL para a sucussão.
	 
	Procede-se a diluição na proporção de 1 parte da TM (insumo ativo) e 99 partes do insumo inerte.
	
	Segundo o Manual de Normas Técnicas (MNT) devem ser executadas 10 sucussões nessa passagem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402244107)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos miasmas marque verdadeiro ou falso
		
	 
	É uma predisposição genética, congênita, não adquirida, que os tecidos tem de reagir de modo especial a certos estímulos.
	 
	A sicose é um tipo de miasma, que quando se instala no organismo não altera a quantidade ou qualidade das eliminações ou bloqueia as toxinas em órgãos ou regiões circunscritas, originando neoformações. Verrugas, condilomas.
	 
	A psora é um tipo de miasma que ao se instalar no organismo esgota suas possibilidades defensivas, procurandoalívio por meio de fenômenos episódicos e alternantes de descarga de toxinas. O estado reacional da psora refere-se a alergias e manifestações cutâneas, serosas e mucosas.
	 
	A sífilis é um tipo de miasma que ocorre quando o organismo tenta livrar-se das toxinas ou adaptar-se ao estresse persistente, sacrificando os próprios tecidos. Tendência a destruição do tecido (úlceras, furúnculos, fístulas)
	 
	Dentre os estágios miasmáticos a ordem de surgimento é a seguinte: psora, sicose e sífilis.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201403120123)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia as afirmativas seguintes e assinale a afirmativa correta:
I- A palavra Homeopatia, criada por Hahnemann, oriunda do grego Hómoios, designa o método terapêutico baseado na lei natural de cura Contrarius contraries curantur. Trata-se de um sistema científico e filosófico bem determinado, com uma metodologia de pesquisa própria, que se apóia em dados da experimentação clínica. Esses experimentos podem ser reproduzidos de acordo com os modernos protocolos de pesquisas homeopáticas.
II- Para a Homeopatia, a única forma de conhecer de maneira confiável os efeitos farmacológicos de uma substância medicinal é experimentando-a no organismo humano doente.
III- Geralmente não são utilizados testes em animais, pois cada espécie apresenta uma reação própria, muito diferente da reação dos seres humanos, por serem diferentes as suas constituições.
IV- Durante a experimentação patogenética testa-se apenas uma droga por vez, por ser mais racional e impedir as interações entre os diferentes medicamentos.
V- A experimentação é a base para a escolha de um medicamento, possibilitando dessa forma, que as manifestações sintomáticas do doente e da substância medicinal se combinem fortalecendo e estimulando os mecanismos de defesa na direção da cura.
VI- A Homeopatia, diferentemente da Alopatia, compreende o ser humano como um todo que reage integralmente quando atingido por um processo mórbido, inclusive com alterações na esfera psicomental.
		
	 
	São verdadeiras as afirmativas I, III, IV e V
	 
	Exceto as afirmativas I e II, todas são verdadeiras
	
	Exceto a afirmativa VI, as demais são verdadeiras
	
	As afirmativas II e V são verdadeiras
	
	São verdadeiras as afirmativas II, III e V
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201402994084)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A seguinte afirmação é condizente com qual escola homeopática? "Em nenhum caso de tratamento é necessário e, por conseguinte, admissível administrar a um doente mais do que uma única e simples substância medicamentosa de cada vez. É inconcebível que possa existir a menor dúvida acerca do que está mais de acordo com a natureza e é mais racional: prescrever uma única substância medicamentosa simples e bem conhecida em um caso de doença ou misturar várias diferentes? Na única, verdadeira, simples e natural arte de curar, a homeopatia, não é absolutamente permitido dar ao doente duas substâncias medicamentosas diferentes de uma só vez". Samuel Hahnemann. Organon da Arte de Curar. § 273 (com adaptações).
		
	
	Isopatia
	
	Pluralismo
	
	organicismo
	
	Complexismo
	 
	Unicismo

Outros materiais