Buscar

Avaliações parciais

Prévia do material em texto

1ª AVP
1a Questão 
Diante da afirmativa de que o estudo do meio ambiente é interdisciplinar, assinale a alternativa correta.
	 Certo	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar uma vez que o meio ambiente é estudado por diversos ramos do saber como a Sociologia, Antropologia, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, dentre outros.
	
.2a Questão . Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
	 Certo	Rio de Janeiro
	
 .3a Questão . Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
	 Certo	princípio do poluidor-pagador;
.4a Questão . Qual é o nome do princípio que obriga a administração pública a fixar parâmetros para as emissões de partículas e de presenças estranhas ao meio ambiente?
	 Certo	Princípio do Limite
	5a Questão A competência legislativa em matéria ambiental atribui ao Poder Legislativo dos entes federados o ato de legislar. Contudo, a Constituição Federal estabeleceu parâmetros para o ato de legislar, são eles:
	 Certo	Competências de natureza privativa, exclusiva, concorrente e suplementar.
	
6a Questão A competênica material, também conhecida como executiva ou administrativa atribui ao Poder Público a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia. Que ente público possui competênica material (ou executiva ou administrativa) exclusiva?
Certo	A União.
7a Questão . A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, dizem respeito ao conteúdo específico regulado em que lei?
	 Certo	Lei nº 6.938/81, que regula a Política Nacional do Meio Ambiente.
 
8a Questão . O artigo 4º da Lei 6.938/81, estabelece objetivos específicos que servem de norte ao exercício da política pública ambiental. Viu-se, portanto, que um dos objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente deixa claro a relevância de sua aplicação diante do estabelecido no Art, 170, da CF que rege a atividade econômica, inciso VI: defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação. Marque o objetivo específico Correto referente a esta correlação, diante do Art.4º que visa:
 Certo	à compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;
	9a Questão . Licença Ambiental a ser concedida na fase de planejamento do empreendimento:
	 Certo	Licença Prévia.
	10a Questão . O licenciamento ambiental é:
 Certo	Um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
2ªAVP
1a Questão 
Complete a frase escolhendo a alternativa Correta: O Direito Ambiental é considerado Autônomo como um novo ramo do direito na Ciência Jurídica: I- com um regime jurídico específico, objetivos, princípios, procedimentos, instrumentos próprio e dotado de características e peculiaridades novas e incomuns; II- em relação a outras áreas de conhecimento, como a Engenharia, a Biologia, a Ecologia, a Química, a Física em suas especificidades. III- em relação aos outros ramos do Direito, com os quais atua de forma integrada, em simbiose, como o direito penal ambiental, o direito econômico ambiental, o direito constitucional ambiental IV- pois seus princípios orientadores advêm dos princípios gerais contidos no artigo 225 da Constituição Federal, sendo seu objetivo, portanto, a tutela de interesses difusos. Marque a alternativa Correta:
	 Certo	I, II e IV completam corretamente a frase
	2a Questão . De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), O conceito legal de meio ambiente é definido como:
 Certo	o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	 .3a Questão . Está previsto na Declaração do Rio 92 o princípio 16 com a seguinte orientação: " As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalização dos custos ambientais e o uso de instrumentos econômicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princípio, arcar com o custo da poluição, com a devida atenção ao interesse público e sem provocar distorções no comércio e nos investimentos internacionais". O texto apresentado fundamenta um dos princípios estudados em nossas aula 2. Assinale este princípio
 Certo	princípio do poluidor-pagador;
4a Questão . A respeito dos princípios do Direito Ambiental, é correto afirmar que:
 Certo	O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.
.5a Questão . É Competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Competência Material ou Administrativa):
 Certo	Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.
	6a Questão . Marque a alternativa Correta em razão da Competência dos Municípios, de acordo com a previsão constitucional.
 Certo	Promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano
	7a Questão . Com base na lição do professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto o poder de polícia atua de quatro formas. Nesse sentido, podemos afirmar que as quatro formas são:
 Certo	ordem de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanção de polícia.
	8a Questão . O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
 Certo	somente as afirmativas I e II estão corretas
	9a Questão .A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução CONAMAnº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energia nuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
 Certo	À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
.10a Questão . O licenciamento ambiental é:
 Certo	um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
3ªAVP
1a Questão . A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
	 Certo	Apenas a I e II estão corretas.
	2a Questão . Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
	 Certo	Conferência de Estocolmo
	3a Questão . (OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.
 Certo	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
4a Questão . Os princípios exercem papéis importantes, pois além de serem alicerces fundamentais dos mais variados ramos, assumem diferentes funções, como por exemplo, a função interpretativa e a função integrativa. Dentro do direito ambiental há um princípio que se destaca, por garantir a observância de uma responsabilidade intergeracional, ou seja, possibilitar a utilização de recursos naturais finitos pelas presentes e futuras gerações, bem como o contínuo crescimento econômico do país. Qual o nome que se dá ao princípio mencionado?
 Certo	Princípio do Desenvolvimento Sustentável
	.5a Questão . Marque a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos ambientais previstos na Constituição Federal de forma direta ou indireta.
 Certo	As atividades econômicas devem observar o princípio da defesa do meio ambiente.
6a Questão .Dentro do estudo das Competências Constitucionais em matéria ambiental, o que vem a ser a competência material, também denominada administrativa ou executiva?
	 Certo	É a que atribui ao Poder Executivo a prática de atos administrativos e de atividades ambientais com base no Poder de Polícia.
	7a Questão . Como vimos, em nossas aulas, a Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, pode ser considerada como o marco da preocupação ambiental brasileira, pois foi a primeira lei a tratar do tema, de forma extremamente avançada para a época em que foi editada. Aliás, nesse contexto, pode-se dizer que o Brasil tem uma das mais modernas legislações ambientais do mundo. Partindo desta ideia, aponte a alternativa CORRETA, quanto aos instrumentos da PNMA:
	 Certo	O Zoneamento Ambiental e ao Sistema Nacional de Informações sobre o Meio ambiente (SINIMA)
 8a Questão .O SISNAMA é formado pelo conjunto de órgãos e instituições dos diversos níveis do Poder Público, incumbidos da proteção do meio ambiente. Assim, fazem parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA - segundo a Política Nacional do Meio Ambiente:	
 Certo	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Conselho Nacional do Meio Ambiente
9a Questão . Licença Ambiental a ser concedida na fase de planejamento do empreendimento:
	 Certo	Licença Prévia.
	10a Questão . O licenciamento ambiental é:
	 Certo	Um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes