Buscar

Direito Comercial e Direito Empresarial

Prévia do material em texto

Direito Comercial e Direito Empresarial
SUMÁRIO: 
1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento: 
Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e Empresario; Apresentação da Empresa; Relatório dos Aspectos Legais da Empresa 
3 – Considerações Finais 4 – Referências Bibliográficas. 
Introdução : 
Essa pesquisa objetiva a análise sobre conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial; Empresa e Empresário; as pectos Legais de uma Epmpresa e sobre o que é O novo Direito Empresarial com ênfase na função social e na capacidade contributiva e também identificar quais as consequências geradas nas empresas de hoje em razão da elevada carga tributária exigida no Brasil. 
Desenvolvimento: 
Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa e Empresário. 
Objetivo desse trabalho é analisar brevemente o conceito de Direito Comercial e Direito Empresarial, observando as particularidades de empresa e empresário, buscando ressaltar a participação na sociedade. 
Atualmente a empresa exerce indiscutivelmente, importante função econômica na sociedade, pois é considerada a principal atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. 
Com a entrada do atual Código Civil Brasileiro datado de 11 de janeiro de 2003, deixa de existir a clássica divisão existente entre atividades mercantis (indústria ou comércio) e atividades civis (as chamadas prestadoras de serviços). 
Nos antigos códigos a sociedade que possuía objetivo de prestação de serviço tinha seu contrato registrado no Cartório de Registro Civil, enquanto a sociedade que possuía o objetivo de exercer atividades de indústria e/ou comércio tinha seu contrato de registro efetuado nas Juntas Comerciais dos Estados, após a implantação do novo código, as divisões entre as sociedades deixam de existir, agora as sociedades fundamentam-se como empresa. 
Nesse novo código caso uma pessoa desejar exercer alguma atividade individualmente, sem ou com a participação de um ou mais sócios, ela se se enquadrará como empresário ou como autônomos, nesse contexto terão novas divisões como empresário, autônomo, sociedade empresária ou sociedade simples. 
Outra mudança importante foi a idade mínima para o empreendedor ter seu próprio negócio, passou a ser de 21 anos para 18 anos, desde que a pessoa não seja legalmente impedida. A emancipação do menor também foi reduzida podendo se dar entre 16 e 18 anos. 
Na sociedade moderna e globalizada a empresa é participativa e, faz parte de um conjunto de regras e normas, que compõem um grande conjunto de benefícios para a sociedade. 
As empresas geram grandes riquezas, trazendo um grande equilíbrio dentro da sociedade, exercendo uma atividade social muito forte nesse organismo. 
Atualmente o Código Civil e Comercial, faz com que os empresários e empregados, tenham os mesmos direitos perante a lei. 
A lei atual está mais bem elaborada e trazem muitos benefícios as pessoas que fazem parte das empresas, trazendo segurança para o trabalhador e empresários, pois regulamente e normatiza os direitos e deveres de ambos. 
Nos dias atuais, o direito comercial não cuida apenas do comércio, mas de toda e qualquer atividade econômica exercida com profissionalismo, intuito lucrativo e finalidade de produzir ou fazer circular bens ou serviços. Dito de outra forma: o direito comercial, hoje, cuida das relações empresariais, e por isso alguns têm sustentado que, diante dessa nova realidade, melhor seria usar a expressão direito empresarial. 
A Empresa 
Empresa é uma atividade organizada, de natureza privada, com o objetivo de produção ou de circulação de bens e serviços no mercado. Sendo uma atividade que possui um conjunto de elementos, que uma vez unidos, passam a ter identidade própria, para realizar o objetivo pelo qual foi constituída. Para Alfreo Rocco o conceito de empresa se delineia em: “Temos empresa e conseqüentemente, ato comercial, quando a produção é obtida mediante trabalho de outros, quando o empresário recruta o trabalho, o organiza, o fiscaliza, e o dirige para fins da produção.”. 
Quem conduz a empresa é o empresário, realizando a atividade sozinha ou em parceria com outras pessoas. O empresário pode ser pessoa física ou pessoa jurídica, quando atua em sociedade. Há também outros elementos que fazem parte da empresa, como os fatores incorpóreos, sendo os créditos, as dívidas, o ponto comercial, a propriedade industrial, e também há os corpóreos, que são as vitrines, mostruários, prateleiras, prédios, casa, balcões, estoque e etc. 
Quando se abre uma empresa, esta precisa ser registrada na junta comercial do estado em que se situa, e escolhendo a possibilidade de exploração, sendo como empresário individual ou na forma de sociedade, dentre isso podendo ser uma sociedade limitada (Ltda.) e sociedade anônima (S/A), que são os mais importantes e utilizados no Brasil. 
Sociedade Limitada (Ltda.): ela é criada mediante um contrato social, a ser registrado na junta comercial, podendo ter como sócias pessoas físicas e jurídicas, sendo divida em cotas, que 
são partes do capital, que precisa ser integralizo em dinheiro ou bens, o sócio que tiver o maior número de cotas tem controle sobre a empresa, mas os sócios também podem nomear uma pessoa para ser o administrador. O nome empresarial deve ser formado como firma (razão) denominação (nome fantasia) acrescida do termo Ltda. Os sócios respondem limitadamente, estando limitados ao capital investido e subsidiariamente, ou seja, não respondem com seu patrimônio pessoal. 
Sociedade Anônima (S/A): é um tipo de sociedade em que o capital é divido em ações, cada ação tem seu valor correspondente em dinheiro, e quem possui o maior número de ações (que da direito a voto) controla a empresa. Essa sociedade pode ser de dois tipos: aberta e fechada. A aberta tem suas ações negociadas na bolsa de valores, onde todos podem adquiri-la. Já a fechada, a própria empresa, escolhe para quem irá vender suas ações. 
Empresário 
Empresário é sinônimo de cautela, sua atuação limita-se a administrar a companhia da maneira em qual ela está montada, seu estilo implica atuações conservadoras, sem representar nenhum tipo de risco à empresa. Empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. 
A atividade do empresário busca lucro a partir do bem ou serviço que explora, esse lucro deverá ser intentado mediante o exercício de atividade organizada de forma a articular sob o domínio do empresário quatro artifícios básicos, que são: capital, mão de obra, insumos e tecnologia. Sem um desses fatores basilares não existe atividade empresarial. 
A fabricação de produtos e mercadorias bem como os serviços prestados são pré-requisitos fundamentais da atividade empresarial. Em relação à circulação desses bens e serviços, podemos dizer que consiste em efetivar a intermediação entre o produtor e o consumidor do bem ou o usuário do serviço a ser prestado. 
O mundo gira em torno do consumo de bens e serviços, que por sua vez, são fornecidos através de organizações especializadas em atender as necessidades dos consumidores. E para que elas possam existir é essencial que profissionais como os empresários as criem, possibilitando aos mesmos, lucro financeiro através da atividade exercida. 
Empresário pode ser pessoa física ou jurídica. Todo ser humano é pessoa, por isso é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Já a pessoa jurídica é definida como a organização de pessoas e bens, pode ser de direito público, interno ou externo, e de direito privado. 
Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou circulação de bens ou serviços, o código civil fala da obrigatoriedade da inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis, antes de iniciar suas atividades. Os pré requisitos para a inscrição são: 
* Nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e , se casado, o regime de bens; * Firma, com a respectiva assinatura autógrafa(quem vai assinar pela empresa); * Capital * Objetivo e sede da empresa A inscrição será tomada por termo no livro próprio do registro público de empresas mercantis, e obedecerá ao número de ordem contínuo para todos os empresários inscritos. 
Caso venha a admitir sócios, o empresário individual poderá solicitar ao registro público de empresas mercantis a transformação de seu registro de empresário, para registro de sociedade empresária. 
E ainda, o empresário que instituir filial ou agência, em lugar sujeito à jurisdição de outro registro público de empresas mercantis, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária. 
Considera-se autônomo aquele que atua por conta própria (sem sócios), como advogado, dentista, médico, engenheiro, arquiteto, contabilista, etc., que na verdade, vende serviços de natureza intelectual. 
Uma autêntica sociedade é quando, mais de uma pessoa, com os mesmos propósitos e objetivos econômicos, reúnem-se para a realização de negócios em conjunto e a partilharem os resultados entre si. 
Sociedade Empresária é a reunião de dois ou mais empresários, para a exploração em conjunto de atividade(s) econômica(s) para a produção ou circulação de bens e de serviços. Adquire categoria de pessoa jurídica, torna-se capaz de direitos e obrigações. 
Sociedade Simples são aquelas formadas pela reunião de duas ou mais pessoas que exercem profissão intelectual (gênero), de natureza científica, literária ou artística (espécies), não tendo por objeto o exercício de atividade própria de empresário. 
Podemos dizer que o papel do empresário é muito importante para com a sociedade, com a entrada em vigor do novo Código Civil, deixou de existir a clássica divisão entre atividades Mercantis e atividades Civis. Para cada tipo de atividade existe um determinado papel, são eles: Empresário, Autônomo, Sociedade, Sociedade Empresária e Sociedade Simples. Todos definidos conforme a quantidade de pessoas envolvidas e o tipo de atividades a serem desenvolvidas. 
Apresentação da Empresa: Razão Social Alberto Ferreira, nome fantasia Floricultura Florida, situada na Rua José Dias, 210 Centro na cidade de Sorocaba/SP, Empresa de Pequeno Porte no ramo de negócios Comercio de produtos e serviços ligados a floricultura, com venda direta ao consumidor, contamos como 3 colaboradores (funcionários) 
Historia 
A floricultura Florida foi criada em Junho de 2009, com a proposta de oferecer um serviço diferenciado conciliando as facilidades oferecidas pelo comércio eletrônico e com a existência no Brasil de uma rede ampla de excelentes floriculturas que muitas vezes ainda se encontravam fora deste mercado. Nosso objetivo foi criar um sistema confiável e uma central de atendimento eficaz que centralizasse o processamento das vendas, o atendimento aos clientes e o pós-venda da floricultura, com qualidade na entrega imediata. 
Um mercado sensível como o das flores, em que já atuavam dezenas de empresas, muitas delas oferecendo serviços de excelente qualidade, sabia que nossa floricultura só poderia almejar algum sucesso empresarial oferecendo diferenciais competitivos para nossos potenciais clientes e adotando uma filosofia de trabalho que colocasse a satisfação desses clientes em primeiro lugar, foram feitos intensos investimentos em tecnologia de sistemas e infraestrutura comercial, para que pudesse oferecer o serviço e atendimento de qualidade. 
Atualmente, possuímos clientes cadastrados, que nos têm honrado com sua preferência. Em dias especiais como Dia dos Namorados e Dia das Mães, nos contatamos nossos clientes visando oferecer uma compra ainda mais agradável para nossos clientes. 
Oferecer serviços e produtos de qualidade, gerando satisfação para nossos clientes, respeitando seus direitos como consumidores e propiciando a cada vez mais pessoas a alegria de presentear e emocionar seus entes queridos com praticidade, beleza e bom gosto. Agregar valor econômico e social para a empresa e a comunidade, atuando com ética e responsabilidade social, e gerando benefícios para toda a cadeia produtiva de nosso segmento. 
Você que já é nosso cliente, nosso muito obrigado, e esteja certo de que a floricultura Florida está sempre procurando aprimorar a qualidade e variedade de nossos serviços e produtos, para que você possa continuar emocionando a quem você gosta. 
NEGOCIO DA EMPRESA: 
"Comercialização de produtos e serviços ligados ao ramo da floricultura, diretamente ao cliente final". 
VISÃO DA EMPRESA: 
"Ser um referencial em atendimento, qualidade e preço no ramo da floricultura". 
PUBLICO ALVO: 
"Todos os consumidores finais". 
MISSÃO DA EMPRESA: 
"Satisfazer nossos clientes com produtos de qualidade para embelezamento de ambientes, oportunizando o crescimento dos colaboradores, parceiros, fornecedores e comunidade". 
VALORES DA EMPRESA: 
"Plena satisfação dos clientes" "Diferenciação de produtos e serviços" "Aplicação de novas tecnologias" "Crescimento da Empresa" "Aperfeiçoamento humano de colaboradores, parceiros" 
"Ética nos negócios" "Respeito ao meio ambiente" 
Apresentação da Empresa: Razão Social Alberto Ferreira, nome fantasia Floricultura Florida, situada na Rua José Dias, 210 Centro na cidade de Sorocaba/SP, Empresa de Pequeno Porte no ramo de negócios Comercio de produtos e serviços ligados a floricultura, com venda direta ao consumidor, contamos como três colaboradores (funcionários). 
Tem como base atuar no mercado de Flores, para comercialização de seus produtos e acessórios para atender seus clientes, colaboradores e também ter qualidade de produtos e serviços, tendo como base a preservação do meio ambiente e também a questão social. 
A função social da empresa (ou seja, a função social dos bens de produção) implica mudança de concepção do próprio direito de propriedade: o princípio da função social incide no conteúdo do direito de propriedade, impondo-lhe novo conceito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes