Buscar

Contabilidade pública 03/08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Contabilidade pública 
03/08/17
Contabilidade pública, define-se como sendo o ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos da fazenda pública, além do patrimônio público e suas variações. 
Porém, na contabilidade pública o mais relevante é o balanço de resultado que trata da despesa e da receita, ou seja, de que forma foi arrecadado o dinheiro e como foi aplicado.
Portanto seu escopo relaciona-se ao controle de gestão dos recursos públicos. Com o advento da lei de responsabilidade fiscal LRF (lei complementar 101/2000), a contabilidade alcançou uma maior importância e valorização.
A contabilidade societária tem como foco principal o patrimônio e suas avaliações, e tem como visão o lucro, ja na área pública a visão é a gestão.
Lei de responsabilidade fiscal: deu forma
Ao relatório resumido de execução orçamentária (RREO), definiu o que compõe e o que publica de informações. Também trouxe como inovação o relatório de gestão fiscal (RGF), que visa demonstrar se foram atingidas as metas e os limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal. Outra inovação é que a lei exigiu, que as receitas vinculadas tenham a contabilização de onde esta sendo evidenciada o que ja foi aplicado e o saldo atual. A lei passou a dar maior importância e visibilidade a contabilidade pública que é regulada pela lei 4320/1964, lei das finanças públicas.
A contabilidade pública seja ela na área federal, estadual, municipal ou no distrito federal tem como base a lei federal 4320/1964, que instituiu normas gerais de direito financeiro para a elaboração de controle dos orçamentos e balanços de todos os órgãos públicos citados.

Outros materiais