Buscar

ED ciencias sociais

Prévia do material em texto

Módulo 1:
1) C
2) C
3) C
4) E
5) D
6) E
´
Módulo 2:
1) B
2) B
3) E
4) C
5) A
6) A
Módulo 3:
1) C
2) D
3) D
4) B
5) D
6) C
Módulo 4:
1) E
2) D
3) B
4) D
5) B
6) C
Módulo 5:
B
 Item III: Errado. A presidência da República e os Ministérios são órgãos integrantes da Administração Federal Direta, sendo os ministérios órgãos públicos, nos moldes do decreto 99.244/90.
D 
O Terceiro Setor trata-se de entidades privadas, sem fins lucrativos, que assumem a tarefa de desenvolver atividades relativas à cultura, saúde, educação, proteção ao meio ambiente etc., recebendo apoio governamental para isso. Os exemplos típicos são as organizações sociais (OS) e as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip). Apesar de serem pessoas regidas pelo Direito Privado, ficam submetidas a algumas regras de Direito Público, pelo fato de executarem serviços de interesse público e serem fomentadas pelo Estado, muitas vezes com transferência de recursos públicos.
A
EMPRESA PÚBLICA
CAPITAL = 100% PUBLICO E 100% DO ESTADO
FORMA JURÍDICA = ADMITE ESCOLHA DA FORMA, OU SEJA, QUALQUER FORMA SOCIETÁRIA.
FORO PROCESSUAL = ART. 109, I, COMPETE A JUSTIÇA FEDERAL.
 
 
SOC. ECO. MISTA
CAPITAL = MAIORIA PÚBLICO 50 + 1
FORMA = NÃO ADMITE ESCOLHA. SEMPRE S.A (SOCIEDADE ANÔNIMA).
FORO PROCESSUAL = JUSTIÇA ESTADUAL.
D
Nasceu da Lei 9.649/98: agência executiva tem natureza de autarquia e fundação, que precisa ser melhorada. É uma qualificação (agência executiva) que recebem essas autarquias e fundações públicas. Não se cria outra entidade. Apenas dá um status ou qualificação de agência executiva para uma autarquia ou fundação que já existe.
A
FINALIDADES: A OS não vai necessariamente prestar serviço público, mas cooperar com o Estado nas áreas do ensino, pesquisa, saúde, meio ambiente e cultura.
A
São autarquias com regime especial, possuindo todas as características jurídicas das autarquias comuns, mas delas se diferenciam pela presença de duas peculiaridades em seu regime jurídico: dirigentes estáveis e mandatos fixos.
Módulo 6:
D
A
A
B
B
C
Módulo 7:
D
E
B
B
C
A
C
Módulo 8:
D
A
C
D
D
A
https://www.passeidireto.com/arquivo/24835865/estudo-disciplinar---bases-constitucionais-da-administracao-publica

Outros materiais