Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	
	Avaiação Parcial: SDE0245_SM_201308341962 V.1 
	 
	Aluno(a): NILCICLEIA FERNANDES DA SILVA GOMES
	Matrícula: 201308341962
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 25/10/2017 15:53:47 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308484638)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
 2a Questão (Ref.: 201308486213)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
 3a Questão (Ref.: 201308486381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
 4a Questão (Ref.: 201308484688)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	 
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
 5a Questão (Ref.: 201308485634)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ressaltar a atuação sobre os determinantes socioambientais da saúde e políticas públicas intersetoriais, voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações e reforçar a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando aos indivíduos, progressivamente, o autocuidado são os objetivos das ações de:
		
	 
	Promoção da saúde.
	
	Problematização.
	
	Prevenção de doenças.
	
	Investigação do processo saúde/doença.
	
	Formulação de hipóteses.
	
 6a Questão (Ref.: 201308485633)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem-estar dos indivíduos e da coletividade. PORQUE O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal da promoção da saúde. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
 7a Questão (Ref.: 201309204907)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Analise as afirmativas sobre os indicadores epidemiológicos de saúde: I A incidência abrange somente os casos novos de uma doença. II A incidência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. III A prevalência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. IV A prevalência abrange somente os casos novos de uma doença. Agora, assinale a opção CORRETA.
		
	
	Somente a I e IV estão corretas.
	
	Somente a II e III estão corretas.
	 
	Somente a I e III estão corretas.
	 
	Somente a I está correta.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308486946)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Numa determinada cidade, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2007 foram diagnosticados 723 casos de uma doença com alta virulência. Nesse mesmo período foram relatados 538 internações, 210 altas com melhora no quadro clínico e 256 óbitos em virtude da doença. Em função dos dados acima, podemos dizer que:
		
	
	O índice de morbidade é de 17,4%
	
	A Taxa de Ataque é de 72,0%
	 
	O índice de letalidade é de 35,4%
	
	O índice de mortalidade é de 78,0%
	
	O índice de prevalência é de 74,1%
	
 9a Questão (Ref.: 201308486583)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as formas de ocorrência das doenças, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Endemia é a ocorrência coletiva de determinada doença em determinado grupo humano, distribuído em espaço delimitado, com incidência constante, permitidas flutuações cíclicas ou sazonais.
	
	Epidemia é a elevação do númerode casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracterize, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada.  
	
	Pandemia é a ocorrência epidêmica caracterizada por uma grande extensão espacial, atingindo várias nações do mundo.
	
	Surto epidêmico é um tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada.  
	 
	Um exemplo típico de endemia é a da Aids que acomete todos os continentes.
	
 10a Questão (Ref.: 201308485561)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações: I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática. II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições. III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção. IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes