Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial I – 28/10/17
	1a Questão 
	
	Leia atentamente as informações dadas que dizem respeito ao sistema econômico, à contabilidade social (ou nacional) e a utilização da moeda. E assinale a alternativa ERRADA.
		
	
	Um sistema econômico é definido, de uma maneira geral, como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade ou um determinado país
	
	A contabilidade social é um instrumento que mensura a atividade econômica, procurando medir a produção corrente de um país.
	 
	A contabilidade nacional (ou social) é uma ciência social que possibilita a mensuração empírica dos modelos teóricos estudados no campo da teoria microeconômica.
	
	Pela contabilidade social, a moeda acaba sendo um instrumento que permite o intercâmbio das mercadorias e que é utilizado como denominador comum de valores da produção.
	
	Seja pela ótica da renda, seja pela ótica da despesa, ambas expressam a mesma medida, melhor dizendo, no plano da economia como um todo, a renda deve ser igual à despesa que é igual ao PIB.
	
	
	2a Questão 
	
	Para entender todo o contexto da atividade econômica de um país, a contabilidade social (ou nacional) se enquadra como um instrumento especial da estatística econômica. Sendo assim, consideram-se como objetivos desse instrumento:
I - A mensuração e classificação sistemáticas que permitem a compreensão dos agregados econômicos
II - A estimativa dos agregados produto, renda e dispêndios de uma economia
III - A contabilização em contas das atividades econômicas de uma sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa correta abaixo:
		
	
	I e III são verdadeiras e II é falsa
	
	II e III são verdadeiras e I é falsa
	 
	I, II e III são verdadeiras
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa
	
	I, II e III são falsas
	3a Questão 
	
	Maquinas e equipamentos são exemplos de bens:
		
	
	insumos
	
	bens interligados
	
	bens agregados
	 
	bens de consumo final
	
	bens finais de capital
	4a Questão 
	
	Leia atentamente as informações dadas que dizem respeito ao sistema econômico, à contabilidade social (ou nacional) e a utilização da moeda. I - Um sistema econômico é definido, de uma maneira geral, como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade ou um determinado país II - Pela contabilidade social, a moeda acaba sendo um instrumento que permite o intercâmbio das mercadorias e que é utilizado como denominador comum de valores da produção. III - A contabilidade nacional (ou social) é uma ciência social que possibilita a mensuração empírica dos modelos teóricos estudados no campo da teoria microeconômica. IV - Seja pela ótica da renda, seja pela ótica da despesa, ambas expressam a mesma medida, melhor dizendo, no plano da economia como um todo, a renda deve ser igual à despesa que é igual ao PIB. Dadas as proposições acima, assinale a alternativa correta abaixo.
		
	 
	I, II e IV são verdadeiras e III é falsa
	
	I, II, III e IV são verdadeiras
	
	III e IV são verdadeiras e I e II são falsas
	
	II, III e IV são verdadeiras e I é falsa
	
	I e II são verdadeiras e III e IV são falsas
	
5a Questão 
	
	A loja da Apple no Brasil pretende vender o dobro do novo Iphone até o natal. Sobre estes aparelhos de telefone podemos afirmar que:
		
	 
	Compõe a oferta agregada brasileira
	
	Compõe a demanda agregada norte americana
	
	Compõe a oferta agregada norte americana
	 
	Compõe a demanda agregada brasileira
	
	Compõe as exportações brasileiras
	6a Questão 
	
	Leia atentamente as considerações abaixo e assinale a alternativa correta sobre o sistema de contas nacionais. I) No sistema de contas nacionais, é comum utilizar o Produto Interno Bruto (PIB) como a melhor medida de desempenho ou da riqueza da atividade econômica de um país. II) Essa medida estatística tenta resumir em uma única conta (ou cifra) o valor corrente de toda essa atividade. Melhor dizendo, com o PIB procura-se medir a renda total (ou as remunerações) de todas as pessoas (ou agentes) da economia, bem como a despesa total na produção de bens e serviços. III) Seja pela ótica da renda, seja pela ótica da despesa, percebe-se que o PIB é uma medida de desempenho econômico e, como tal, contabilmente, observa-se que ambos os valores (renda e despesa) expressam a mesma ¿coisa¿, a mesma medida.
		
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa.
	
	I, II e III são falsas.
	
	I é falsa e II e III são verdadeiras.
	 
	I, II e III são verdadeiras.
	
	I e II são falsas e III é verdadeira.
	7a Questão 
	
	Identifique os setores que formam o chamado aparelho de produção de uma dada economia qualquer:
		
	
	Primário e terciário
	
	Primário e secundário
	
	Secundário e terciário
	 
	Primário, secundário e terciário
	
	A nenhum dos setores destas alternativas
	
	8a Questão 
	
	Leia as informações abaixo que dizem respeito às características dos setores e dos agentes econômicos e marque a alternativa correta.
I - O setor agropecuário abrange as atividades que são realizadas próximas às bases dos recursos naturais, isto é, envolve a agricultura, criação de gado e aves, extração vegetal e pesca, por exemplo.
II - O setor indústria (ou secundário) inclui as atividades industriais mediante as quais são transformados os bens, ou seja, envolve a indústria extrativa mineral, a de transformação e a de construção.
III - As famílias, são aquelas entidades que fornecem serviços de fatores (tais como trabalho e capital) de sua propriedade recebendo em troca remunerações na forma de salários, juros, lucros e aluguéis, por exemplo.
		
	
	Somente a I é verdadeira.
	 
	I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente a II é falsa
	
	Somente a III é falsa.
	
	I, II e III são falsas.
	9a Questão 
	
	Observe as seguintes informações abaixo, com valores hipotéticos, onde: Insumos do setor agropecuário: $ 1.500,00 Insumos do setor indústria: $ 1.500,00 Insumos do setor de serviços: $ 2.000,00 Valor adicionado: $ 3.000,00. Neste sentido, o valor bruto de produção (VBP) é igual a:
		
	
	$ 15.000,00
	
	$ 12.000,00
	
	$ 7.000,00
	
	$ 9.000,00
	 
	$ 8.000,00
	10a Questão 
	
	Leia atentamente as informações abaixo que dizem respeito à determinação das atividades econômicas pelas óticas do produto, da renda e da despesa.
I - O Valor adicionado (VA) registra tudo o que é produzido no ano sem que se atente para o fato de que parte da produção acaba desaparecendo devido a sua transformação em insumos.
II - O investimento agregado bruto é composto pela formação bruta de capital fixo mais a variação de estoques.
III - A determinação das atividades econômicas pelas óticas do produto, da renda e da despesa (ou do dispêndio), em termos de contas nacionais, permite-nos concluir que o esforço social de produção pode ser conseguido, por exemplo, pela soma das remunerações aos proprietários dos fatores de produção (ótica da renda)
		
	
	I, II e III são falsas
	
	I, II e III são verdadeiras
	 
	I e III são verdadeiras e II é falsa
	
	I e II são verdadeiras e III é falsa
	 
	II e III são verdadeiras e I é falsa

Outros materiais