Buscar

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
R: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
R: John Snow.
Segundo o Artigo 196 de 05 de outubro de 1988, da constituição federal diz que: ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.¿ Considerando a estruturação da saúde atualmente, qual das afirmativas está incorreta.
R: Atenção Terciária à saúde tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, a propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento. II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas. III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde. IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações. Assinale a alternativa correta:
R: Apenas a afirmativa II é falsa.
 saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
R: Apenas a afirmação IV é falsa.
Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença. PORQUE: As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
R: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Para calcular a taxa de mortalidade infantil neonatal, o denominador usado é:
R: número de nascidos vivos no mesmo local e ano.
As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
R: O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
A classificação das pesquisas epidemiológicas é realizada de acordo com os desenhos de pesquisa que representam conjuntos formados por indivíduos, particularizados um a um (individuados) ou agregados por algum critério. De acordo com o período de seguimento existem pesquisas que seguem uma sequência temporal entre uma exposição, ausência da mesma ou intervenção terapêutica, e o aparecimento da doença ou fato evolutivo. Nessas pesquisas um processo é estudado ao longo do tempo para investigar mudanças, refletindo assim, uma sequência de fatos. Esse tipo de estudo classificado de acordo com o período de seguimento é chamado de:
R: Longitudinal.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os indicadores de saúde são parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Diante desta afirmação, os Indicadores de Saúde podem ser classificados em:
R: Demográficos e Socioeconômicos.

Outros materiais