Buscar

la selecione de la genétca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A seleção genética na sociedade atual vem abrangendo rumos, não apenas no setor científico, mas também vem gerando polêmica em debates éticos e morais, o que é de grande importância notar, pois isso revela a existência de prós e contras nos resultados gerais obtidos para a humanidade.
Em 1883 nasceu o termo eugenia, criado por Francis Galton e o definiu como “o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente”. Em um livro publicado ele afirma “[..] as forças cegas da seleção natural, como agente propulsor do progresso, devem ser substituídas por uma seleção  consciente e os homens devem usar todos os conhecimentos adquiridos pelo estudo e o processo da evolução nos tempos passados, a fim de promover o progresso físico e moral no futuro”.
É um fato que este meio previne diversas doenças hereditárias além de suprimir gens que contém características indesejáveis que poderão a ser prejudiciais para a saúde da criança e assim capaz de melhorar a vida de uma parte da população.
Em contraproposta, o caso mostrado em “Gattaca”, a seleção genética foi além do motivo principal, saúde do embrião, mas atingiu questões como estatura entre outras e são estas futilidades que geram o male da situação. Escolhas como cor dos cabelos, olhos, e sexo estão sendo estudadas, e são bastante promissoras e logo virão a ser algo comum na rotina do povo.
Se a realidade tomar em parte o curso do filme, filhos providos de uma seleção genética terão uma vantagem absurda contra os que “seguiram” o curso natural da vida em critérios de desempates em alguns setores de trabalho. Isto na verdade já vem acontecendo em algumas empresas que não avaliam a capacidade intelectual de um indivíduo, mas sim de seu biótipo.
Além do mais, o uso descontrolado pode vir a gerar uma categorização na sociedade, onde pessoas julgarão outras inaptas para reproduzir. Um exemplo marcante em nossa história, foi quando os alemães liderados por Hitler massacraram milhares de pessoas pois eles simplesmente não eram de raça ariana. Mais atualmente ainda, vários países propuseram impedir a reprodução de pessoas que possuíam doenças hereditárias.
O ideal para o projeto de seleção genética seria usa-la apenas em questões de saúde, não deixando doenças hereditárias se manifestarem. Isto implica com o fato de utilizar essa seleção com coisas superficiais, para não gerar uma futura discriminação com pessoas que não terão os padrões impostos pela sociedade e por isso serão muitas vezes injustiçados.

Outros materiais