Buscar

QUESTIONÁRIO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
PROFESSORA: LUSANIR DE SOUSA CARVALHO
ESTUDO DIRIGIDO PARA AV1
Durante o processo de desenvolvimento, os sujeitos passam por mudanças quantitativas e qualitativas. Explique o que são mudanças quantitativas e o que são mudanças qualitativas.
O desenvolvimento humano é um processo amplo que só pode ser explicado por esta variedade de fontes de influência. Explique a diferença entre as fontes de influência hereditariedade e ambiente.
Um conceito importante para entender o desenvolvimento humano é a plasticidade. Um dos desafios do estudo do desenvolvimento humano é entender os limites e as possibilidades da plasticidade das pessoas ao longo do desenvolvimento. Explique o conceito de plasticidade.
Sobre diversas as teorias do desenvolvimento, e todas foram escritas com base em uma metodologia científica. Explique a diferença entre os estudos longitudinais e os estudos transversais.
Bronfenbrenner (1996) apresenta uma proposta ecológica do desenvolvimento. Sua tese principal é de que nós nos desenvolvemos contextualmente, apoiados em quatro pilares dinâmicos e inter-relacionados, a saber: a pessoa, o processo, o contexto e o tempo. Explique estes pilares. 
No modelo bioecológico, Bronfenbrenner considera que o desenvolvimento depende de quatro dimensões que interagem. Quais são? Descreva cada uma delas.
John Bowlby propôs uma teoria de grande generalidade, partindo do pressuposto de que o comportamento de apego, consiste em uma resposta desencadeada pela necessidade de sobrevivência da espécie e se estabelece a partir do contato entre mãe e bebê, em torno do sentido de proximidade e segurança. Apresente as três características distintas e universais do apego.
Para Winnicott a pessoa para existir precisa do cuidado e atenção de outro ser humano. Por que?
O conceito de “Mãe suficientemente boa” tem três funções, quais são?
Explique as fases do “holding”.
De acordo com Winnicott, no conceito de objeto transicional, não é importante o objeto que está sendo utilizado, mas o uso que a criança faz do objeto. Por quê?
De acordo com a teoria de Winnicott, o que é meio ambiente maternante? 
Quais são os estágios psicossexuais sugeridos por Freud? 
Como a teoria de Freud explica os conceitos de Ics, Pré-cs e Cs? 
Como a teoria de Freud explica os conceitos de Id, Ego e Superego? Descreva os principais mecanismos de defesa do ego.

Outros materiais

Outros materiais