Buscar

01.11 Imóveis 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apesar de ainda não ter impactado nos preços, a maior procura por imóveis de aluguel pode encarecer os contratos a partir do segundo semestre deste ano, conforme avalia o presidente do portal Zap Imóveis, Eduardo Schaeffer. Por outro lado, a demanda crescente pode atrair investidores interessados em imóveis para alugar.
Conforme mostra o ZAP, esta é a primeira vez em 15 anos que o interesse por aluguel ultrapassa o de compra, o que pode ter sido ocasionado pela baixa confiança do consumidor e pela escassez de crédito. O levantamento foi feito com base nas buscas realizadas no portal.
Schaeffer explica que 13 milhões de pessoas fazem 70 milhões de buscas no site por mês. Até dezembro de 2014, 60% das buscas eram destinadas à compra e 40% ao aluguel. Um ano depois, o quadro se inverteu: 62% procuraram imóveis para alugar; enquanto 38%, para comprar.
Segundo Sshaeffer, essa mudança da preferência do consumidor ainda não causou mudanças nos preços. Conforme mostra o índice FipeZAP de Locação, com base em nove metrópoles brasileiras, alguns municípios chegaram a apresentar queda nominal de 3,2% nos últimos 12 meses, em uma série encerrada em novembro do ano passado.
“O novo cenário pode animar o mercado imobiliário nos próximos semestres. O aumento da procura deve elevar o valor dos aluguéis na segunda metade de 2016, o que pode atrair investidores conservadores interessados em imóveis para alugar”, afirmou Schaeffer.

Outros materiais