Buscar

Conceito de Nação e Nacionalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durval Peçanha. Ciência Política. Prof. Marcelo Garcia
Caso Concreto Aula 5 (Aplicação Prática)
Caso 1- Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos, já tem todos os documentos Brasileiros, já constituiu a sua família (com mulher e um casal de filhos) tem emprego fixo, mas não pensa em se naturalizar brasileiro. Quando questionado a esse respeito, ele afirma ser grato ao Brasil, mas que não se sente Brasileiro. Diante do caso de Paulo, é possível identificar uma distinção o entre o conceito de povo e o conceito de nação?
Sim. Considera-se que o povo é formado pela população da sociedade politicamente agrupada, ligada pelo vínculo jurídico e político da nacionalidade. Já a nacionalidade, é uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, laços linguísticos, culturais e espirituais. Ou seja, de interesses comuns em ideias e aspirações comuns. Então, a nação se forma por grupos de pessoas, não necessariamente em território contínuo em espaço físico para dividir dos mesmos valores sociais e culturais e no mesmo caminho decidido pelo grupo, todos participando da mesma vida política.
Assim, Paulo é grato ao país onde está, mas não se sente membro da mesma nação. Portanto, se não quer adquirir a nacionalidade brasileira, não querendo votar numa mesma escolha de liderança e destino – votar aqui, não pode ser considerado nacional do Brasil.

Outros materiais