Buscar

Psicologia analitica terceira conferencia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Terceira Conferência
Estágio em Psicologia Analítica com Arte terapia
Estagiárias: Milena Lago e Renata Barboza
Terceira Conferência
Devido a importância do complexo na análise dos sonhos, Jung dedica a terceira conferência aos sonhos e ao teste de associação de palavras.
Jung continua falando sobre complexo que é uma aglomeração de sentimentos estranhos, às vezes de caráter traumático ou doloroso, altamente acentuado e normalmente inacessível ao contato exterior. Podemos observar que no teste de associação, ao atingirmos um complexo, ocorre um distúrbio no tempo de reação.
O complexo é dotado de tensão ou energia própria e tem tendência de formar, também por conta própria, uma pequena personalidade. 
Terceira Conferência
Com tendência a movimento próprio, poder e uma espécie de ego. 
Complexo do ego consciência
Se relaciona com a consciência por eles representarem um grande papel na análise onírica.
Terceira conferência
Os testes de associação foram realizados em famílias e seus resultados foram representados através de diagramas, dando qualidade das associações. 
Descobriram que o tipo de associações é particularmente paralelo entre alguns membros da família; por exemplo, entre pai e mãe, ou entre a mãe e as crianças o tempo de reação é quase idêntico.
Terceira conferência
Um exemplo de teste de associação de palavras:
A Fig. 9 Caso: o pai viúvo tinha duas filhas que viviam com ele em completa identidade. É lógico que isso é antinatural porque, ou ele reage como uma garota, ou as duas moças têm que reagir como um homem, mesmo na maneira de falar. Todo o quadro mental está envenenado pela intromissão de um elemento alienatório, pois, de fato, uma jovem não pode ser seu pai.
Terceira conferência
Terceira conferência
Jung inicia a falar sobre os sonhos, porém não faz uma introdução a elaboração onírica. Utiliza bastante os sonhos, pois constituem uma grande fonte de informação para o tratamento terapêutico. 
Na terapia junguiana não trabalha com sugestão ou persuasão, pois reconhece que a psique possui uma autonomia e um poder para desenvolver por si mesma. E necessita, para isso, apenas que lhe forneçam as condições mínimas para optar pelo que é melhor para ela e que lhe concedam liberdade para até mesmo escolher.
Terceira conferência
Nas questões ligadas a interpretação dos sonhos do paciente de 40 anos, se dividem em quatro partes, sendo que três estão voltados ao processo de elaboração onírica e o último na análise final interpretativa.
Com o ideal que o terapeuta se mantenha neutro a interpretação, dando o objetivo de fazer com que o cliente identifique os sinais que estão sendo mostrados a ele. Isso não quer dizer que em algum momento não possa fazer uma intervenção.
Sendo uma entre tantas outras técnicas que o analista pode utilizar para ajudar esse cliente, em seu processo de individuação, que ele próprio terá condições de alcançar caso seja de sua vontade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais