Buscar

Exercício de Fixação em Didática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0304_A1_	Lupa
Aluno: 	Matrícula: 
Disciplina: CEL0304 ­ DIDÁTICA	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre­se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
"As tendências pedagógicas originam­se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, que acabem por propiciar a união das práticas didático­pedagógicas, com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem contudo querer ser uma verdade única e absoluta". (Fonte: http://www.cedap.assis.unesp.br/cantolibertario) Com base nesse conceito, o autor Libâneo classificou as tendências pedagógicas na prática escolar em dois grupos pedagógicos ­ liberal e progressista. No primeiro grupo estão as tendências não­críticas e que não levam em conta a desigualdade sociais. São exemplos de práticas pedagógicas liberais:
libertadora e tradicional histórico­críticas e libertadora tradicional e libertária critico­social e tradicional
escola nova e tecnicista
Gabarito Comentado	Gabarito Comentado
Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê­lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela
visão pessimista da escola e do papel sociocultural que ela desempenha na sociedade.
(C) instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.
(B) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
(E) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender.
(D) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
(ENADE­2005) A notícia veio de supetão: iam meter­me na escola. Já me haviam falado disso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível ­ e eu não podia negá­la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei­me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei­me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. (RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104). O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem­se modificado ao longo do tempo, contrapondo­se ao modelo de escola evidenciado no texto. Este contraponto é expresso por:
­ transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino;
­ valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças;
­ dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias;
­ preocupação com a formação humana relacionando as dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
III e IV apenas I e III apenas
I II e III apenas II III e IV, apenas I e II apenas
Gabarito Comentado
Comenius é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século
XVII. Ele escreveu a Didáctica Magna, definida como "tratado da arte universal de ensinar tudo a
todos", entretanto, hoje recebe críticas de educadores progressistas por considerar que o seu método trabalha o conhecimento de forma:
contextualizada abstrata
crítica
problematizadora questionadora
Gabarito Comentado
O desafio didático do momento pedagógico atual é o da concepção de uma metodologia de ensino pautada na perspectiva progressista da educação que tem como finalidade:
minimizar as discriminações econômicas e sociais geradas fora da escola. ajustar o indivíduo à sociedade.
reforçar a desigualdade social.
reproduzir a estrutura social vigente. garantir a manutenção do status quo.
 Gabarito Comentado
A crítica ao paradigma tradicional começa a ser mais forte nos anos de 1950 e primeira metade da década de 1960, realizada à luz da perspectiva escolanovista e progressista de Paulo Freire. Educadores brasileiros como Anísio Teixeira e Lourenço Filho, influenciados pelo pensamento de John Dewey, dão uma grande contribuição à "desestabilização" de conceitos defendidos pelo paradigma tradicional de ensino. Propunham novos princípios para o ensino­ aprendizagem, assim como Paulo Freire que sinalizou para novos rumos na educação. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) O aluno passa a ser o centro do processo de ensino, configura­se como ser em desenvolvimento bio­psico­social, que necessita ter respeitada sua individualidade no modelo escolanovista.
( ) O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando­se um depósito de informações fornecidas pelo educador que respalda a prática na pedagogia de Paulo Freire.
( ) O foco principal da pedagogia freireana é na resolução de exercícios e na memorização de fórmulas e conceitos.
( ) O professor escolanovista passa a ser orientador da aprendizagem a ele cabe estimular, facilitar, criar condições para que a aprendizagem do aluno ocorra.
( ) O educando é o objeto a ser moldado deve se submeter ao ensino do educador, assimilando e reproduzindo o conhecimento dado na visão de Paulo Freire.
V V F F V F F V V V F V F V F F F V F F
V F F V F
Considerando seus conhecimentos sobre a disciplina Didática, julgue os itens que seguem e depois assinale a alternativa CORRETA.
A Didática, mesmo depois de alguns séculos de seu surgimento, continua com o mesmo propósito: apenas trazer detalhes sobre como os professores devem se portar em sala de aula, ou seja, sua performance discursiva, postura, tom de voz etc.
A didática, hoje, é uma área da Pedagogia, uma das disciplinas fundamentais nos cursos de licenciaturas, concebida como "teoria do ensino" que investiga os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino.
Um dos desafios da Didática, atualmente, é articular os conhecimentos adquiridos acerca de "como ensinar" e refletir sobre "para quem" ensinar, "o que" ensinar, o "por que" ensinar e "como" avaliar, tendo em vista sempre a realidade em que estão inseridos professores e alunos.
Está CORRETO o que se afirma
nos itens II e III, apenas. nos itens I e III, apenas. no item III, apenas.
no item I, apenas.
nos itens I e II, apenas.
Gabarito Comentado
8.	Acerca das tendências pedagógicas, julgue as afirmativas que seguem:	
A escola tradicional reconhece a educação como ato social transformador, por isso tem
como objetivo central fazer com que os alunos dominem os conteúdos que lhes são passados, de forma que eles sejam capazes de reproduzi­los.
A escola nova tem como objetivo central facilitar o processo ensino­aprendizagem, possibilitando ao aluno uma participação nesse processo, respeitando seus interesses e seus sentimentos.
A escola tecnicista tem caráter utilitário, razão pela qual estabelece procedimentos de ensino de ordem instrumental, adotando uma postura que visa a preparar os alunos para atender aos interesses do mercado de trabalho.
A escola libertadora tem como objetivo principal proporcionar uma formação educacional com base na leitura do mundo e no diálogo entre educando e educador, os quais, juntos, constroem conhecimentos e se libertam da opressão.
Está CORRETO o que se afirma em :
I e V
I, II, III e IV II, IV e V
I e IV
II, III e IVFINALIZAR O TESTE DE CONHECIMENTO
Legenda:	Questão não respondida	Questão não gravada	Questão gravada
Exercício inciado em 29/09/2016 19:46:57.

Outros materiais