Buscar

Didática • 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEL0304_A3_	Lupa
Aluno:	Matrícula: 
Disciplina: CEL0304 ­ DIDÁTICA	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre­se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
A disciplinarização do conhecimento é a expressão da disciplinarização do mundo, efeito da divisão industrial do trabalho que exige altos níveis de segmentação/especialização. Corresponde também ao estatuto de cientificidade proposto pelo paradigma positivista, valorizando a delimitação precisa do objeto, o que reforça a especialização dos saberes. Nesse sentido, o currículo aponta aspectos como: a supervalorização do teórico sobre o prático; o predomínio dos conceitos sobre as experiências; a redução do que é científico aos seus formatos mais formais; a perda das visões globais e integradoras dos campos científicos. Quando o currículo é pautado nessa perspectiva, significa que o professor:
 Trabalha dialeticamente a ciência
 Transmite o conhecimento como verdade absoluta Parte de temas geradores
 Estabelece relações entre as ciências
 Contextualiza o ensino
Gabarito Comentado
Quando o professor apenas disserta o conteúdo à frente dos alunos, lançando mão da aula expositiva como estratégia de ensino e sendo ele o centro do processo de aprendizagem, significa que o método de ensino adotado é:
 transformador progressista tradicional
 construtivista dialético
Gabarito Comentado
Identifique as sentenças que indicam a postura tradicional de ensino:	 I ­ O aluno deve assimilar e memorizar os conteúdos universais transmitidos pelo professor.
II ­ Funções claramente definidas e hierarquizadas e normas disciplinares rígidas e não dialogadas. III ­ Os conteúdos são selecionados a partir do contexto histórico e social dos alunos.
­ O professor está no centro do ensino, devendo transmitir conteúdos verdadeiros, imutáveis e absolutos.
­ As decisões são tomadas coletivamente em assembleias democráticas.
 As afirmativas II e IV estão corretas.
 As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
 As afirmativas I, II e III estão corretas. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Gabarito Comentado
Diferentes concepções acerca do papel da escola e da sua forma de organização imprimiram diferentes modos de conceber a prática pedagógica. Desse modo, diferentes autores deram contribuição importante para a compreensão desse campo. Relacione educadores apresentados na 1ª coluna de acordo com as suas respectivas contribuições destacadas na 2ª coluna.
I­ Comênio II­ Herbart III­ Dewey
( ) Criticou a "escola tradicional" e propôs uma "escola nova" onde o ensino deveria estar centrado na atividade do aluno (Pedagogia Ativa), buscando adequar os conteúdos aos diferentes níveis de aprendizado, interesses e experiências dos alunos (Centros de Interesse);
( ) Funda as bases teóricas da Didática na Filosofia e na Psicologia. Propõe que a ética defina os fins da educação e a psicologia os meios, estabelecendo um método único de ensino;
( ) Sistematizou as bases da Didática através de sua "Didática Magna". São princípios de seu método: seguir a natureza, partir das coisas para as ideias, do mais fácil para o mais difícil, tudo sem pressa, dividindo o ensino em ciclos.
A opção que apresenta a sequência correta é:
 I ­ II ­ III II ­ III ­ I II ­ I ­ III I III ­ II
 III ­ II ­ I
Gabarito Comentado
Analise a caracterização da tendência a partir dos seguintes aspectos: a função da escola, o professor e o aluno. A partir da análise identifique a tendência pedagógica correspondente aos aspectos apresentados: "Nessa tendência pedagógica, a função da escola é a moldar comportamentos através do condicionamento de respostas previamente determinadas e esperadas, eliminando as inadequadas, garantindo assim a manipulação e o controle do ambiente. O professor é um administrador e executor do planejamento, tendo como propósito assegurar comportamentos desejáveis. Sua comunicação com os alunos se dá no sentido técnico, ou seja, a intenção é simplesmente transmitir conhecimentos de ordem técnica de maneira eficiente, visando a produtividade. A técnica se sobrepõe à figura do professor que passa ser a visto como mero especialista na aplicação de manuais. O aluno é um ser estimulado, via reforços positivo e negativo a executar tarefas e avançar para o módulo seguinte. Seus interesses são desconsiderados".
 Pedagogia Tecnicista. Pedagogia Libertadora.
 Pedagogia Fundamental.
 Pedagogia crítico­social dos conteúdos. Pedagogia Tradicional.
Gabarito Comentado

Outros materiais