Buscar

resumo de constiticional I AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direitos e garantias individuais
Direito fundamental > É um direito que garante proteção do indivíduo frente à atuação do Estado > proveniente de uma constituição (restrito a um país ou um Estado).
1 dimensão > Liberdade > A primeira dimensão terá a obrigação negativa , ou seja , o governo terá, deste modo, a obrigação de não agir e não interferir na vida pessoal do homem, além de possibilitar que ele consiga exercer o seu livre arbítrio diante de suas escolhas pessoais. A lei determinará que todos os indivíduos são iguais e lhes dará a liberdade de agir sem a interferência estatal.
2 dimensão > Igualdade > São as condições mínimas que incluem os indivíduos no contexto social. Um exemplo é o caso das pessoas portadoras de necessidades especiais que precisam de normas que viabilizem o seu acesso físico a prédios públicos e privados, criando uma igualdade de acesso para todos os indivíduos. Aqueles que possuem uma limitação física terão condições iguais após a construção de rampas, por exemplo, para o acesso de cadeiras de roda. Somente através dessas normas se alcançará a igualdade real.
3 dimensão > Fraternidade > São direito coletivos, não focam em uma só pessoa. O direito à paz, ao meio ambiente sadio, uma qualidade de vida saudável e o direito à comunicação são exemplos de direitos de terceira dimensão.
Direito e deveres coletivos e individuais (art. 5°)
O título II da constituição consagra os direitos e garantias fundamentais como instrumentos de proteção do indivíduo frente à atuação do Estado. São os direitos que garantem o mínimo necessário para que o indivíduo exista de forma digna dentro de um Estado.
Direito á Vida: é o direito principal que envolve a vida humana é o bem maior.
Direito á Igualdade: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. A igualdade formal é, portanto, voltada para o Estado e é determinada na lei. A igualdade material são medidas que buscam a efetiva igualdade dos indivíduos no Estado. Ex: Cotas raciais, PROUNI e Lei Maria da Penha.
Direito á liberdade: todo o ser humano tem o direito de ir e vir. 
Princípio da legalidade: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Portanto, o Estado não pode obrigar ninguém a fazer ou deixar de fazer algo se não estiver previamente documentado em um dispositivo elaborado pelos representantes da lei.
Direito à intimidade e sigilo bancário: são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Direitos sociais arts. 7° ao 11°: são direitos que demandam uma prestação positiva do Estado para sua efetivação, em prol da dignidade da pessoa humana no convívio social. Os direitos sociais básicos estão previstos no artigo 6o da constituição, são direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, etc.
O artigo 7º da constituição trata dos direitos dos trabalhadores de forma individual, dos trabalhadores urbanos e rurais e quais serias os seus direitos básicos para a manutenção da dignidade no ambiente de trabalho.
Os artigos 8º ao 11º tratam da defesa dos trabalhadores de forma coletiva. São direito de associação profissional ou sindical, direito de greve, direito de substituição processual, direito de participação e direito de representação classista.
Eutanásia: Quando uma pessoa ajuda a interromper o sofrimento de alguém que tenha afeto. Eutanásia Ativa ministrar um remédio. A passiva deixa de realizar procedimentos ou desligamento de aparelhos.
Vedação da prática de tortura e ao tratamento desumano ou degradante: ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”. Assim não se permite a utilização da tortura ou qualquer tratamento desumano violador da dignidade da pessoa humana.
Nacionalidade art 12°: Primária ou de origem, estabelecida no momento do nascimento do indivíduo ou adquirida. Secundária oriunda da manifestação da vontade do indivíduo que deseja se vincular ao Estado. 
Na nacionalidade originária tem-se dois critérios que vinculam o indivíduo ao Estado: a territorialidade ( ius solis ) e a consanguinidade ( ius sanguinis ). No critério do solo atribui-se a nacionalidade a quem nasceu no território do Estado, e no critério de sangue estabelece-se que são nacionais os descendentes de nacionais, os que têm vínculo de sangue com os nacionais, e cada estado estabelece seus critérios.
Não se pode ter discriminação entre os brasileiros natos ou naturalizados, salvos os casos de diferenciação previstos na constituição, como afirma-se no artigo 12, §2o: “Art. 12, §2º A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição”30. Outra questão interessante está ligada à extradição, instituto que permite a entrega de indivíduo a outro país, que tenha expedido ordem de prisão contra ele. Assim, o brasileiro nato não pode nunca ser extraditado e o naturalizado só poderá ser extraditado se for condenado por crime cometido antes da naturalização ou, a qualquer tempo, se for condenado por tráfico ilícito de entorpecentes ou drogas afins.
O Brasil não extradita estrangeiro condenado ou acusado por crime político e de opinião, uma vez que concedemos asilo político. “Art. 5o – LII – não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião”31. A constituição estabelece, ainda, cargos que somente poderão ser ocupados por brasileiros natos.
Ao se analisar o § 3º do artigo 12 observa-se que os primeiros cargos, privativos de brasileiros natos referem-se aos que estão na linha sucessória da Presidência da República, sendo eles o próprio Presidente e Vice-Presidente da República; o Presidente da Câmara dos Deputados; de Presidente do Senado Federal e de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Atenção: brasileiros naturalizados podem ser deputados e senadores, mas eles não podem ser presidentes da Câmara ou do Senado. No caso do STF, não se restringe somente o cargo de presidente do STF, que estaria na linha sucessória, mas todos os ministros do STF devem ser brasileiros natos. Isso porque o sistema de ocupação da presidência do STF é feito de forma rotativa, o que poderia colocar um brasileiro naturalizado na linha sucessória da Presidência da República. No caso de carreira diplomática, oficial das forças armadas e ministro de Estado da Defesa, não se permite que seja um brasileiro naturalizado, pois esses cargos estão ligados diretamente à defesa nacional.
A naturalização pode ser cancelada por sentença judicial, fundamentada por realização de atividade nociva ao interesse nacional. A segunda hipótese trata da possibilidade do nacional adquirir outra nacionalidade.
Direitos políticos: (Art. 14 ao 16) cedem ao cidadão a possibilidade de participação no processo politico e nas decisões do país.
Arts. 14º (Quem pode Votar) - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.
§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
Direitos Culturais (arts. 215 a 216) – Busca não só a preservação da cultura, mas também dos costumes, da língua e do patrimônio cultural.
Princípio do Poluidor Pagador – é uma norma de direito ambiental que consiste em obrigar o poluidor a arcar com os custos da reparação do dano por ele causado ao meio ambiente. A existência desse princípio é fundamental na relação entre Estado e Sociedade e o setor privado e sociedade (forma de indenização pelos danos ambientais).
Princípio da Isonomia - Também conhecido como princípio da igualdade, representa o símbolo da democracia, pois indica um tratamento justo para os cidadãos. De acordo com a ConstituiçãoFederal, o princípio da igualdade está previsto no artigo 5º, que diz que ‘Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza’.
Princípio da Razoabilidade e Proporcionalidade - é um método utilizado no Direito Constitucional brasileiro para resolver a colisão de princípios jurídicos, sendo estes entendidos como valores, bens, interesses. 
A razoabilidade exige a harmonização da norma geral com o caso individual. A razoabilidade impõe, na aplicação das normas jurídicas, a consideração daquilo que normalmente acontece. Na aplicação do direito, é razoável presumir que as pessoas dizem a verdade e agem de boa-fé, ao invés de mentir e agir de má-fé. 
Os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade são referenciados, de forma implícita, em normas constitucionais e, de forma explícita, na lei que rege a Administração, devem, portanto, nortear as atividades do Poder Executivo, principalmente de suas Corregedorias.
Súmula 121, TJ/RJ – “A gratuidade de justiça a pessoa jurídica não filantrópica somente será deferida em casos excepcionais, diante da comprovada impossibilidade do pagamento das despesas processuais”. 
Art. 24 Hierarquia entre os entes Federados - Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; II - orçamento; III - juntas comerciais; IV - custas dos serviços forenses; V - produção e consumo; (ENTRE OUTROS...)

Outros materiais