Buscar

AV1 Direito Constitucional I

Prévia do material em texto

Direito Constitucional I – AV1
Constitucionalismo - Surgiu em oposição ao absolutismo; busca-se a limitação do poder do Estado. Tem como ideia básica os princípios do governo limitado e separação dos poderes.
Evolução histórica – Divide-se em quatro grandes “eras”: Idade Antiga (até	o séculoV - tomada	do Império Romano do Ocidente pelos povos bárbaros) Idade Média (século V até o fim do Império Romano do Oriente, com a queda de Constantinopla, no século XV – 1453 d.C.); Idade Moderna (1453-1789 - Revolução Francesa); Idade Contemporânea (1789 até os dias atuais).
- Constitucionalismo durante a Antiguidade: 
° Estado hebreu > estabelecendo-se no Estado teocrático limitações ao poder político ao assegurar aos profetas a legitimidade para fiscalizar os atos governamentais que extrapolassem os limites bíblicos.
° Grécia e Roma > Ideia de Democracia Constitucional; o único exemplo	conhecido de sistema político com plena identidade entre governantes e governados, no qual o poder político está igualmente distribuído entre todos os cidadãos ativos.
° Inglaterra > Estado de Direito; Governo das Leis em substituição ao governo dos homens.
Obs.: Const. Clássico (séc.XVIII até o final) - A partir de 1787 surge a Primeira Constituição escrita da História – A Const. Dos EUA além de escrita é classificada como rígida.
NEOCONSTITUCIONALISMO - A	doutrina passa	a desenvolver,	a partir	do início do século XXI, uma nova perspectiva em relação ao constitucionalismo, denominada neoconstitucionalismo. Dentro dessa nova realidade, não mais apenas atrelar o constitucionalismo à ideia de limitação do poder político, mas, acima de tudo, busca-se a eficácia da Constituição, deixando o texto de ter um caráter meramente retórico e passando a ser mais efetivo, sobretudo diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.
- Suas principais características podem ser:
a) positivação	e concretização de um catálogo de direitos fundamentais; b) onipresença dos princípios e das regras; c) inovações hermenêuticas.
Existe um pensamento Latino-Americano? O denominado novo constitucionalismo latino-americano (por alguns chamado de constitucionalismo andino ou indígena) culmina com a promulgação das Constituições do Equador e da Bolívia e sedimenta-se na ideia de Estado plurinacional, reconhecendo, constitucionalmente, o direito à diversidade cultural e à identidade e, assim, revendo os conceitos de legitimidade e participação popular, especialmente de parcela da população	historicamente excluída dos processos de decisão, como a população indígena. Desse modo objetiva-se manter as diferenças	legítimas, e eliminar - ou, ao menos, diminuir – as ilegítimas, mantendo a unidade como garantia da diversidades.
De	que forma a soberania popular se manifesta?
R.: A soberania popular é exercida por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, nos termos da Lei n. 9.709, de 18.11.1998, e das normas constitucionais pertinentes, mediante: plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Jusnaturalismo – Rev. Francesa garantia dos direitos e a separação dos poderes (Constitucionalismo francês).
Dimensão de Direito – Classificação de Paulo Bonavides onde se utiliza dos Lemas da Revolução Francesa:
- Dir. De 1° Geração > Liberdade; - Dir. De 2° Geração > Igualdade; - Dir. De 3° Geração > Fraternidade
OBS.: Sobre os direitos fundamentais de 1° dimensão (Principalmente Liberdade), foram reivindicações das revoluções liberais. A eficácia dos Direitos Fundamentais devem ser interpretados sobre a chamada eficácia vertical, relações entre indivíduos e Estado. O Estado Liberal caracterizado como direito da burguesia, ou seja, basicamente liberdade e propriedade. 
Estado Social – O Estado Liberal é substituído pelo Estado Social (Estado prestador de serviços).
- Características do Estado Social > A busca da superação entre igualdade política e desigualdade social; Intervenção no âmbito social, econômico e liberal; atuação decisiva do Estado na produção e distribuição de bens; garantia de um mínimo de Bem-estar social (Welfare State). 
° É um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e econômica do país, em parceria com sindicatos e empresas privadas.
Estado Democrático de Direito – No Estado Constitucional Democrático a ideia de Império da Lei é substituída pela Força Normativa da Constituição (determina a pretensão de eficácia das normas constitucionais).
Constituição Federal de 1988 – Valendo-se do sentido sociológico, Ferdinand Lassale, em seu livro ¿Qué es una Constitución?, defendeu que uma Constituição só seria legítima se representasse o efetivo poder social, refletindo as forças sociais que constituem o poder. Caso isso não ocorresse, ela seria ilegítima, caracterizando-se como uma	simples “folha	de papel”. A Constituição, segundo a conceituação de Lassale, seria, então, a somatória dos fatores reais do poder dentro de uma sociedade.
Em relação aos estudos do Dir. Const. Entende-se que o Poder Constituinte pode ser tanto originário quanto derivado. - Verificamos que as emendas constitucionais são fruto do trabalho do poder constituinte derivado reformador, por meio do qual se altera o trabalho do poder constituinte originário, pelo acréscimo, modificação ou supressão de normas. OBS.: Em relação a nossa Const. pode-se modificar através das emendas Const. (Art.60)
Art. 1° – Finalidade jurídica e social
Art. 2 °– Poder
Art. 3° – Objetivos
Art. 4° – Princípios Const. Internacionais
Art. 5° - Direitos Fundamentais
Principais diferenças entre Constitucionalismo e Neoconstitucionalismo: Constitucionalismo > Hierarquia entre normas e limitação do poder;
Neoconstitucionalismo > Hierarquia não apenas formas (axiológico - valor) e concentração dos direitos fundamentais.   Tem-se uma carga valorativa e busca a garantia de condições dignas mínimas para o ser humano.
Direitos Fundamentais: São normas de conteúdo declaratório, pois diz quais são os direitos que os indivíduos têm, e as garantias fundamentais são normas de conteúdo assecutório, pois asseguram o exercício dos direitos fundamentais na sociedade.
Cláusulas Pétreas – é uma parte da Constituição de um Estado que não pode ser alterada. É definida como um dispositivo constitucional imutável. (Ex.: Art. 60 parágrafo 4, inciso I ao IV)
Declaração Universal do Direitos Humanos – A organização da sociedade é escrita, positivada. É a essa organização que damos o nome de Constituição. É nela que encontramos os Direitos e Deveres, tanto dos cidadãos, quanto do Poder Público; por consequência, nela estão registrados, também, os Direitos Humanos. Entretanto, o Direito Escrito não surgiu juntamente com os Direitos Humanos. Sendo assim, a legislação brasileira foi amplamente influenciada pela Declaração Universal de Direitos Humanos. Desta forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) conseguiu seu objetivo com a declaração de 1949: Fazer com que os países inserissem, em suas constituições e nas suas leis, preceitos fundamentais de Direitos Humanos, garantidores de uma qualidade de vida e de uma sobrevivência justa e digna.
Princípio do Mínimo Existencial - É um direito fundamental que tem relação direta com a Constituição Federal e prescinde de lei para ser exercido, já que é intrínseco ao ser humano. Este princípio está intimamente ligado a ideia de justiça social e engloba os direitos sociais, econômicos e culturais previstos na CF-88.
Princípio da Reserva do Possível - Mecanismo limite para a efetivação dos direitos sociais no caso de comprovação de insuficiência de recursos financeiros para tanto. Esse entendimento é, senão, o reflexo da própria essência da Teoria, já que, indiscutível que as necessidades são ilimitadas e os recursos para supri-las é escasso.
Princípio da Reserva Legal Absoluta – Onde a própria lei atenderáabertamente ao mandamento constitucional (a lei regulamentará o próprio tema a ser inserido; ex.: Art. 5°, inciso IX da CRFB/88).
Princípio da Reserva Legal Relativa – A lei não regulamentará o tema diretamente, mas sim estabelecerá limites de atuação ou condições de atuação da lei em frente ao tema; expresso na Const. De 88 pelos termos “Na forma da lei”.
 
OBS.: A classificação da Constituição Federal de 1988 é: 
Promulgada, Formal, Analítica, Dogmática, Rígida e Escrita.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes