Buscar

AV Linguística II 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV Linguística II – 2017
	 1a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Petter nos fala sobre a ciência linguística no capítulo Língua, linguagem e linguística que está no volume I do livro Introdução à Linguística, organizado por Fiorin. Considerando o aspecto científico da Linguística e o aspecto prescritivo da Gramática Normativa, leia as afirmativas a seguir adaptadas das ideias da autora.
I. A visão prescritiva da Gramática Normativa não admite que usar TU VAI e TU VAIS são formas possíveis na língua.
II. Pela visão normativa, temos possibilidades de escolha, como, por exemplo, usar Os meninos bonitos/Os meninoØ bonitoØ.
III. Assumir a visão normativa significa descrever a língua e entender formas como O pessoal saiu/Os pessoal saiu.
A partir de sua leitura,
	
	
	todas as afirmativas estão corretas.
	
	somente II está correta.
	
	as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	somente I está correta.
	
	somente III está correta.
	
	 2a Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"A língua é um fato social". Essa ideia foi defendida por
	
	 
	Ferdinand de Saussure e o estruturalismo.
	
	B. F. Skinner e o behaviorismo.
	
	Noam Chomsky e o gerativismo.
	
	Talmy Givón e o funcionalismo.
	
	Franz Bopp e a linguística comparativa.
	 3a Questão (Ref.: 201603163943)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os gerativistas buscam descrever e explicar, abstratamente, o que é e como funciona a linguagem humana. Por isso, propõem-se a elaborar um modelo teórico formal, que tem como inspiração:
	
	
	o ensino de segunda língua.
	
	a etimologia.
	
	a sociologia.
	
	a psicologia.
	 
	a matemática.
	 4a Questão (Ref.: 201603003353)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Noam Chomsky elabora os pressupostos da Teoria Gerativista a partir de um ponto de vista Racionalista, que considera que a mente é a fonte principal do conhecimento. A partir dessa premissa, leia as afirmativas a seguir.
 
I.      Com o gerativismo, a língua deixa de ser analisada como um comportamento socialmente condicionado e passa a ser analisada como uma faculdade mental.
II.    Os gerativistas consideram importante conhecer o que há de comum entre as línguas do mundo.
III.   Os gerativistas consideram que a faculdade da linguagem está presente em todos os seres humanos como uma herança biológica.
 
A partir de sua leitura e do conhecimento sobre a Teoria Gerativista, pode-se afirmar que:
	
	
	Somente III está correta.
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	Somente II está correta.
	
	I e II estão corretas.
	
	Somente I está correta.
	 5a Questão (Ref.: 201602959109)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A aquisição da linguagem é fascinante, pois observar como, num período tão curto, a criança passa a dominar uma língua é instigante e desafiador. Existem diferentes hipóteses para explicar esse processo de aquisição lingüística, como, por exemplo, a hipótese behaviorista e a hipótese do inatismo.
 Marque a opção que retrata a hipótese behaviorista. 
	
	
	O processo de aquisição da linguagem não envolve necessariamente estimulação específica ou qualquer correção por parte dos pais ou das pessoas com as quais a criança interage.
	
	As crianças aprendem a falar rapidamente porque, na verdade, já nascem dotadas de um dispositivo inato de aquisição da linguagem.
	
	Nessa hipótese, no caso da aquisição da linguagem, o meio cumpre apenas o papel de acionar o dispositivo responsável pela aquisição da linguagem.
	
	Seja qual for o ambiente lingüístico em que a criança cresça, sejam quais forem suas condições socioeconômicas, o estado inicial da faculdade da linguagem de qualquer criança é o mesmo.
	 
	A aprendizagem da língua materna é um processo feito através de respostas a estímulos. Para essa concepção o meio é fundamental para a aprendizagem de todos os conhecimentos, inclusive o conhecimento lingüístico.
	
	 6a Questão (Ref.: 201603013521)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sabe-se que a perspectiva gerativista e a perspectiva behaviorista não compartilham da mesma ideia no que se refere ao modo como o indivíduo adquire conhecimento. Assinale a letra cujo enunciado não se refere às ideias behavioristas.
	
	 
	As pessoas nascem com ideias inatas e que grande parte da organização psicológica é "instalada" no organismo e transmitida geneticamente.
	
	Espera-se que a criança adquira um comportamento verbal por meio da observação, da imitação de adultos, das outras crianças e por meio da manipulação dos dados externos.
	
	A criança adquire a língua somente por meio da imitação de outros usuários ou por meio de uma sequência de respostas sob o controle de estímulos externos e associações intraverbais.
	
	A aquisição da linguagem, neste enfoque, seria o resultado de uma construção gradativa operada pela criança e que ocorre primordialmente pela experiência.
	
	A língua é vista como uma coleção de palavras, locuções e sentenças; um sistema cujos hábitos são adquiridos e explicados pelo meio externo.

Outros materiais