Buscar

Didática • 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CEL0304_A9_	Lupa
Aluno:	Matrícula: 
Disciplina: CEL0304 ­ DIDÁTICA	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / EX
Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento?
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre­se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
A avaliação da aprendizagem é um dos elementos que constituem o planejamento de ensino. Em se tratando de concebermos a avaliação como aplicação de testes e provas, superdimensionando o resultado em detrimento do processo de aprendizagem, significa que estamos respaldando a prática na pedagogia:
construtivista tradicional libertadora progressista escolanovista
Gabarito Comentado
O entendimento e as concepções sobre AVALIAÇÃO têm sido, ao longo do tempo, objeto de estudos e reflexões. De acordo com Álvarez Méndez (2002) e Luckesi (2002), a avaliação formativa tem ganhado evidência nos debates, já que apresenta um novo olhar sobre o erro e sobre o desafiante processo de ensinar e aprender. A partir dessas considerações, julgue os itens que seguem e depois assinale a alternativa CORRETA.
O principal propósito da avaliação formativa é julgar o desempenho dos alunos a fim de classificá­ los, evitando, assim, o desinteresse pelos estudos.
II­ Um dos objetivos da avaliação formativa é promover uma prática reflexiva e crítica, de modo que o educador reveja o seu trabalho e, se necessário, mude sua metodologia de ensino.
III­ Na avaliação formativa, o desempenho do aluno deve ser interpretado pelo professor que, se preciso for, deve intervir e construir, com o discente, possibilidades de superação.
Está CORRETO o que se afirma
nos itens II e III, apenas. no item I, apenas.
nos itens I e II, apenas.
nos itens I e III, apenas. no item III, apenas.
Gabarito Comentado
De acordo com os princípios que devem ser considerados no processo de avaliação repaldado na perspectiva progressista da educação ou no modelo construtivista, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO
A avaliação é orientadora: Ela serve de termômetro para indicar os avanços e as dificuldades dos alunos. Portanto, também auxilia e orienta a prática docente.
A avaliação é integral: Ela deve considerar o aluno em sua totalidade, pleno e não de forma fragmentada considerando­se não só os aspectos cognitivos, mas também os afetivos.
A avaliação é classificatória. Ela serve para para definir quais os alunos que poderão avançar para a série seguinte e quais deverão ser retidos.
A avaliação é funcional: Ela deve estar em consonância com os objetivos propostos, os quais norteiam o processo avaliativo.
A avaliação é um processo contínuo e sistemático: A avaliação deve ser entendida como um processo, isto é, deve estar presente durante toda a prática docente, auxiliando e orientando esse processo.
Segundo (Hoffman, 2001) nos ensina que avaliar significa ação provocativa do professor desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e reformular hipóteses, encaminhando­se a um saber enriquecido. Podemos afirmar, corretamente, que são elementos da formação do professor para uma prática de uma avaliação formativa emancipatória. Marque F (FALSO) ou V (VERDADEIRO) e depois marque a alternativa CORRETA:
( ) Deve enfatizar a construção do conhecimento e não a transmissão de conteúdos. ( ) Deve enfatizar a transmissão do conteúdo como verdade absoluta.
(	) Deve enfatizar o trabalho docente em parceria com o aluno e a pesquisa como princípios educativos.
( ) Deve enfatizar a atividade contínua, progressiva, sistemática, flexível, orientadora da atividade educativa e personalizada, que visa acompanhar o ritmo e desenvolvimento dos alunos.
( ) Deve enfatizar o educador, que aliena a ignorância, se mantém em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão os que não sabem.
V F V V F V V F F V V V V F F F F F V V F F V F V
Gabarito Comentado
(TJPE, 2009). "A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social". (HOFFMANN, op. cit., p. 113). Assinale a alternativa INCORRETA:
O "erro" passa a ser refletido enquanto construção.
A avaliação é "via de mão­dupla", ou seja, alunos e professores se avaliam no processo ensino­aprendizagem. A avaliação tem fim em si mesma.
A avaliação tem caráter processual e é parte integrante do processo ensino­aprendizagem.
Ressignificar a avaliação é assumir uma postura crítica frente à educação, compreendendo o seu papel social.
Gabarito Comentado
A professora Mariana percebeu no decorrer do bimestre que os avanços na aprendizagem foram bastante diferenciados em sua turma. Agora, diante da avaliação bimestral, cabe a ela respaldada na pedagogia progressista:
considerar a frequência às aulas como parâmetro avaliativo, pois a prova não pode ser aplicada nestas condições.
valorizar o empenho nas aulas, cultivando o individualismo e a competitividade, pois são valores dominantes da sociedade atual.
ignorar as diferenças de aproveitamento escolar e aplicar uma prova única, para que todos recebam o mesmo tratamento.
considerar o ponto de partida e os avanços de cada aluno. considerar o produto final como o único parâmetro avaliativo.
Gabarito Comentado
As práticas de avaliação acompanhem a história da educação escolar, contemporaneamente tem
crescido a preocupação em fazer dessa um componente importante do processo de ensino e
aprendizagem. Considerando­se a realidade das escolas brasileiras, uma das funções que a	 avaliação deve ter é ser um instrumento para:
os professores reconhecerem o progresso e as dificuldades dos alunos na compreensão dos conhecimentos ensinados.
a coordenação delinear os diferentes tipos de provas a serem aplicadas.
os diretores verificarem o entendimento dos professores sobre a proposta pedagógica da escola. os professores controlarem a ação das famílias na aprendizagem dos alunos.
a escola apreender o grau de importância que os alunos atribuem às disciplinas escolares.
A prova operatória é um instrumento que visa a certificar­se da capacidade adquirida pelos alunos de operar com os conteúdos aprendidos, ou seja, de construir conhecimentos. Seu mérito maior reside no fato de:
levar o aluno a estabelecer a relação entre os fatos estudados, criando uma ponte entre a memória e a repetição.
apresentar questões que permitam ao aluno respostas imediatas, tendo como recurso a memória a curto e médio prazo.
levar o aluno a ler enunciados acerca do que se pede e fazê­lo reproduzir de acordo com o conteúdo trabalhado pelo professor.
romper com as clássicas maneiras de avaliar, interrompendo um ciclo imutável de certo e errado, e fornecendo ao aluno os objetivos que se pretendem alcançar.
não ter a intenção de orientar o aluno passo a passo, embora se apresentem explícitos os objetivos do professor.
 Gabarito Comentado
 FINALIZAR O TESTE DE CONHECIMENTO
Legenda:	Questão não respondida	Questão não gravada	Questão gravada
Exercício inciado em 01/10/2016 23:10:48.

Outros materiais