Buscar

Educação do Ambiental

Prévia do material em texto

CONTEÚDO METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Aula 01:
1 - 
Uma proposta curricular para o ensino de Ciências Naturais deve estar baseada numa aprendizagem que parte de conteúdos socialmente relevantes, da contextualização e da problematização, refletindo coletivamente temas e questões da realidade na busca de possíveis soluções. A intenção é colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação. Os OBJETIVOS DE CIENCIAS NO Ensino Fundamental pretendem que os alunos desenvolvam _____________ necessárias para entenderem a dinâmica da natureza, do mundo e possam atuar como _______________, utilizando os recursos tecnológicos e científicos para a construção de uma sociedade menos ________________. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), são objetivos do ensino de Ciências Naturais: (escolher apenas uma opção)
Habilidades; cidadãos; injusta e desigual.
2 - 
Assinale a resposta correta: a) Ciência é muito importante em nossa sociedade, pois permite que consigamos nos orientar, modificar e viver com um melhor conforto e qualidade de vida. b) Ciência é a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza social, biológica e tecnológica. c) O estudo de Ciências tem como fundamento o conhecimento científico proveniente da ciência construída historicamente pela humanidade.
Todas estão corretas.
3 - 
É incontestável que a Ciência hoje em dia, devido à sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. De fato, o desenvolvimento alcançado pela ciência é determinante na nossa forma de vida atual e essa influência tende a aumentar cada vez mais. Refletindo sobre esse texto, o que significa a expressão "alfabetizar-se cientificamente"?
Que a grande maioria da população deve dispor de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para se desenvolver na vida diária, ajudar a resolver os problemas e as necessidades de saúde e sobrevivência básica, tomar consciência das complexas relações entre ciência e sociedade.
4 - 
Numere as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. (1) Conhecimento popular/ saber cotidiano /senso comum. (2) Conhecimento religioso. (3) Conhecimento filosófico. (4) Conhecimento científico. 
(3) faz uso do método experimental, mas faz uso da sistematização, já que vai à raiz das coisas, para produzir explicações conforme o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento para a busca de uma verdade.
(4) pode ser definido como um tipo de conhecimento que envolve um conjunto de aspectos que lhe são peculiares. Ele é estruturado pela experimentação com fundamentação lógica, sem contradições.
(2) tem sua origem a partir de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural.
(1) é aquele constituído a partir das interações estabelecidas entre os seres humanos em sua sociedade e cultura vigentes.
(3) é aquele que dá ênfase à reflexão e a crítica para fundamentar o conhecimento, procurando conhecer a origem dos problemas e propor respostas racionais a eles.
3-4-2-1-3.
5 - 
No âmbito do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais o que pode ser colocado sobre a Alfabetização cientifica:
Pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida.
6 - 
As várias concepções de ciência não são sucessivas, isto é, podem coexistir numa mesma época, ainda que uma delas prevaleça sobre as outras como a mais aceita ou praticada. A concepção (X), que se estende de Platão até o final do século XVII, afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática. Portanto, seria capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições e demonstrações. Enquanto os três primeiros determinam a natureza e as propriedades do objeto investigado, as demonstrações provam as relações de causalidade que regem esse objeto. O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas, e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. As experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas, e não para produzir o conhecimento do objeto, pois este é conhecido exclusivamente pelo pensamento. O objeto científico é matemático, porque a realidade tem uma estrutura matemática, ou, como disse Galileu, "o grande livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos". De acordo com as principais concepções de ciências, pode-se substituir, adequadamente, a incógnita entre parênteses no parágrafo acima pela letra:
Racionalista.
7 - 
Pode-se considerar como objetivos da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental: I) Levar o aluno a analisar as relações entre Educação Ambiental e Ensino de Ciências; II) Refletir sobre a importância da educação científica e da Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental; III) Apresentar as origens das ciências e suas relações com as outras formas de conhecimento, caracterizando o conhecimento científico em uma realidade histórica e contextualizada. Estão corretas as assertivas:
I, II, III.
8 - 
Este tipo de conhecimento representa uma conquista relativamente recente da humanidade. A revolução científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método desligado da reflexão filosófica. Surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor. O parágrafo acima referre-se ao conhecimento:
Científico.
	
Aula 02:
1 - 
Borges (1993) afirma que na Concepção Construtivista, o conhecimento é uma construção do sujeito e não algo que ele possa receber passivamente. O seu ideal de cientificidade exige: I- Modelos construídos com base na observação e na experimentação. II- Resultados que possam alterar os princípios da teoria, corrigindo-a quando for necessário. III- Prova da verdade dos enunciados sem deixar dúvidas. É correto afirmar:
Os itens I e II estão corretos.
2 - 
Borges (1996) destaca que para o construtivismo, o conhecimento não se encontra em nós, nem fora de nós, mas é construído, progressivamente, pelas interações que são estabelecidas; sendo assim a ciência é vista como um processo dinâmico. Neste contexto, pode ser considerada uma das características da concepção construtivista:
Combina aspectos do Empirismo e do Racionalismo.
3 - 
Assinale a alternativa correta. Os tipos de conhecimento científico são:
Conhecimento: cotidiano, filosófico, teológico e científico.
4 - 
Na educação contemporânea, o ensino de Ciências permite reconstruir: I- a relação ser humano/natureza, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e universal; II- a ênfase propedêutica ou preparatória, voltada apenas para o futuro distante; III- ter como fundamento a própria realidade e as experiências servem apenas para verificar o verdadeiro conhecimento. Logo, é correto afirmar:
Apenas a afirmativa I está correta.
5 - 
Na década de 1980, a educação brasileira foi tomada por uma nova tendência pedagógica ¿ a tendência construtivista. As metodologias de ensino desenvolvidas a partir dessa tendência pedagógica passaram a considerar:
Que a descoberta das Ciências, apesar de seguir um método, produz explicações a partir de uma situação em particular.
6 - I – A década de 1970 foi marcada por crises sociais e econômicas e também por uma crise energética que atingia tanto o Brasil como outros países e esse fato se refletiano conteúdo ensinado em ciências nesse período.
II - Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus objetivos e também a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
III - A partir da década de 1990 valorizou-se a flexibilidade curricular, interdisciplinaridade, consciência sobre o uso racional dos recursos naturais, incorporação do cotidiano do aluno no processo ensino-aprendizagem, noções de cidadania, etc.
IV - A construção do conhecimento humano está diretamente relacionada com a prática social, mas as concepções de escola e sociedade do educador não têm nenhuma influência na seleção de métodos e técnicas didáticas e também o conteúdo a ser trabalhado.
Analisando as afirmativas acima, marque a opção que mostre a proposta correta:
Apenas a I, II e III estão corretas
7 - 
A experimentação é importante no ensino de Ciências Naturais porque:
Desenvolve a observação, a descrição, as hipóteses para a construção do saber a partir do que as crianças já sabem.
8 - 
Chaui (1997) destaca que, historicamente, as três têm principais concepções de ciência ou ideais de cientificidade são:
 
Racionalista, empirista e construtivista.
Aula 03:
1 - 
Das inúmeras classificações propostas, as mais conhecidas e utilizadas foram feitas por filósofos franceses e alemães do século XIX, baseando-se em três critérios:
Tipo de objeto estudado, tipo de método empregado, tipo de resultado obtido
2 - 
No tocante à educação em ciências, a expressão natureza da ciência, frequentemente refere-se:
Ciência como o caminho do conhecimento, ou ainda aos valores e crenças presentes no progresso do conhecimento científico.
3 - 
Pode-se considerar como objetivos da disciplina de Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Educação Ambiental: I) Levar o aluno a analisar as relações entre Educação Ambiental e Ensino de Ciências; II) Refletir sobre a importância da educação científica e da Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental; III) Apresentar as origens das ciências e suas relações com as outras formas de conhecimento, caracterizando o conhecimento científico em uma realidade histórica e contextualizada. Estão corretas as assertivas:
I, II, III.
4 - O conhecimento escolar constitui uma nova seleção, simplificada, condensada e reelaborada. São partes que foram aproveitadas, retiradas de diversos setores (cultura, economia, política) do conhecimento humano e ressignificadas, ou seja, ganharam um significado escolar. Os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história devem ser compreendidos pela interação das várias áreas do conhecimento. Essa afirmação está correta? 
Sim.
5 
No que se refere ao ensino de ciências no Ensino Fundamental, só podemos afirmar (Assinale a alternativa CORRETA):
As posturas envolvidas em "ser científico" geralmente envolvem curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade e inventividade, ter uma mente aberta, reflexão crítica, cooperação com outras pessoas e sensibilidade aos seres vivos.
6 - 
Sobre A formação continuada: perspectiva atual assinale a alternativa correta: ¿A necessidade de se refletir sobre o processo de formação profissional continuada dos professores vem sendo considerado assunto de grande relevância na atualidade. Tal reflexão vem se traduzindo no processo contínuo de profissionalização, considerando a formação inicial apenas o primeiro momento e não mais o único. Dessa forma, a profissão docente, nos dias de hoje, exige que o professor: I - Lide com um conhecimento em construção ¿ e não mais imutável; II- Analise a educação como um compromisso político, carregado de valores éticos e morais; III- Considere o desenvolvimento da pessoa e a colaboração entre iguais e que seja capaz de conviver com a mudança e a incerteza.
Todas as alternativas são verdadeiras.
7 - 
A definição de meio ambiente envolve a natureza (parques, florestas, mares etc.), mas também a nossa rua, nossa casa, nossa relação com os outros seres humanos e não humanos e conosco. Neste contexto, Freire (2001), enfatiza que o meio ambiente é composto de:
Fatores abióticos; fatores bióticos; cultura humana.
8 - 
Nas décadas de 80 e 90, houve grande preocupação por parte dos educadores em pensar os currículos escolares a partir de contextos naturais e sociais onde as Ciências Naturais se aproximam das Ciências Humanas e Sociais. Isso culminou, em 1998, com a produção:
Dos Parâmetros Curriculares Nacionais pelo Ministério da Educação.
Aula 04:
1 - 1 – 1 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
2 - 
O Brasil se destaca no cenário mundial pelas normas ambientais que possui. Com relação a Educação Ambiental vários são os documentos de referência no País, dentre os quais se pode destacar, exceto:
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).
3 - 
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. (ENEM 2011). Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
A redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação;
4 - 
É justo afirmar que existem concepções da temática ambiental presentes nos livros didáticos e nas aulas de Ciências Naturais nos Anos Iniciais. Tais concepções acabam influenciando na imagem conceitual de meio ambiente. Assinale a alternativa abaixo que melhor abarca a complexidade da questão ambiental.
Concepção multidimensional.
5 - I - Cabe à educação ambiental resgatar valores humanos como solidariedade, ética, respeito pela vida, honestidade, entre outros. Dessa forma, irá favorecer uma participação responsável nas decisões de melhoria da qualidade de vida, do meio natural, social e cultural.
II - As atividades de educação ambiental devem possibilitar aos educandos oportunidades para desenvolver uma sensibilizaçãoaos problemas ambientais, propiciando uma reflexão a respeito desses problemas e a busca de soluções.
III - O meio ambiente tem a ver com as condições de vida das pessoas ¿ lixo, água encanada, lazer, educação, saúde ¿ e que envolve toda a nossa concepção de sociedade e desenvolvimento.
IV - A educação ambiental deve ser doutrinária e trazer às comunidades os objetivos que elas têm que atingir, reforçando laços de dependências das pessoas "comuns" em relação aos educadores, para que possam desfrutar dessa assessoria.
Analisando as afirmativas acima, marque a opção que mostre a proposta correta:
Apenas a I, II e III estão corretas.
6 - 
Marque a alternativa correta:
A Educação Ambiental é um tema transversal necessário para a mudança de atitudes das crianças.
7 - 
O conceito de Educação Ambiental passou por uma considerável evolução na história recente. I) Inicialmente, assume um caráter naturalista, que integra a defesa do regresso ao passado e a recusa do desenvolvimento e do progresso; II) A partir de seu desenvolvimento, assume um carácter tendencialmente realista, o qual assenta na existência de um equilíbrio entre o meio natural e o homem, com vista à construção de um futuro pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso; III) É visto, então, cada vez mais, como sinônimo de educação para o desenvolvimento sustentável ou de educação para a sustentabilidade. IV) a Educação Ambiental deverá constituir uma preocupação de carácter geral e permanente na implementação do processo de educação, pressupondo uma clara definição de intenções educativas e uma "ambientalização" dos conteúdos, estratégias e atividades de ensino-aprendizagem. Estão corretas as assertivas:
I, II, III, IV.
8 - 
A Ecopedagogia é a pedagogia voltada para a Educação Sustentável, oferecendo estratégias, propostas e meios para a sua realização concreta. Seu conceito surgiu durante o Fórum Global de 1992 tendo como autor Francisco Gutiéres. O documento que mais contribuiu para que a ecopedagogia ganhasse notoriedade foi:
A Carta da Terra.
Aula 05:
1 - Marque abaixo a Lei que estabeleceu, pela primeira vez no Brasil, a necessidade de se trabalhar a educação ambiental e todos os níveis e modalidades de ensino:
A Lei de Educação Ambiental (Lei 9.795/99).
2 - 
Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste com o ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
Nervoso.
3 - A educação ambiental deve ser oferecida:
Em todos os níveis de ensino público.
4 - 
No Brasil, além das características de Educação Ambiental definidas pela Conferência de Tbilisi, existe mais uma, recentemente incorporada entre as características que a educação ambiental formal deve ter no contexto brasileiro. Esta característica é:
A Educação Ambiental deve ser transversal.
5 - 
De acordo com Edgar Morin (1994), "A consciência ecológica levanta-nos um problema duma profundidade e duma vastidão extraordinárias. Temos de defrontar ao mesmo tempo o problema da Vida no planeta Terra, o problema da sociedade moderna e o problema do destino do Homem. Isso nos obriga a repor em questão a própria orientação da civilização ocidental. Na aurora do terceiro milênio, é preciso compreender que revolucionar, desenvolver, inventar, sobreviver, viver, morrer, anda tudo inseparavelmente ligado" (p.6). Gadotti (2000) apresenta o texto acima que se reporta a uma questão contemporânea da maior importância: o uso da Terra e o destino do ser humano. Esse assunto remete a uma educação para a cidadania que deve nos levar à construção de uma cultura de sustentabilidade, isto é, uma cultura da vida, da convivência harmônica entre os seres humanos e entre estes e a natureza. A cultura da sustentabilidade deve levar as pessoas a saberem selecionar o que é realmente sustentável em suas vidas, em contato com a vida dos outros. Este conceito de educação deve se concretizar na vida cotidiana e, naturalmente, no cotidiano escolar. Educar para a cidadania pressupõe o desenvolvimento de novas capacidades nos professores e nos alunos, tais como:
Capacidade de buscar causas e prever consequências.
6 - 
Considere as afirmativas abaixo sobre a Lei de Educação Ambiental (Lei 9.795/99) e faça o que se pede: I - A Lei institui a Política Nacional de Educação Ambiental. II - De acordo com a Lei, a Educação Ambiental deve ocorrer em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive na graduação. III - A Lei descreve a Educação Ambiental Formal e Não-formal. IV - Dentre as instituições responsáveis pela Educação Ambiental estão as escolas, os meios de comunicação, as empresas privadas, as ONGs, dentre outros. V - Aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos devem ser considerados ao se trabalhar a Educação Ambiental. Sobre as afirmativas acima, julgue:
Todas as afirmativas estão corretas.
7 - 
Enquanto processo contínuo e permanente a Educação Ambiental: I - Deve atingir todas as fases do ensino formal e não formal; II - Deve examinar as questões ambientais do ponto de vista local, regional, nacional e internacional; III - A educação ambiental deve, necessariamente, ser restrita às políticas públicas. Logo, é correto afirmar que:
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
8 - 
O efeito estufa cumpre um papel fundamental na preservação da vida na Terra, funcionando como um isolante térmico do planeta. O CO2 é um dos principais gases que formam uma barreira na atmosfera: deixa passar luz do sol e retém calor irradiado, como uma estufa de vidro. Com isso, mantém a temperatura terrestre em níveis normais, possibilitando a vida de todos os seres vivos. No entanto, nas últimas décadas observa-se um aumento do CO2 na atmosfera devido à explosão demográfica, desenvolvimento industrial acelerado com a queima de carvão e de derivados do petróleo, desmatamento, queimadas entre outros fatores. Com referência a esse assunto, é correto afirmar que o governo brasileiro:
Foi o primeiro país no mundo a ter um projeto inserido no Protocolo de Kioto aprovado.
Avaliação Parcial 01:
1 - 
Estudos têm demonstrado que os melhores métodos para ensinar a atitude e a habilidade científica são aqueles que tratam da solução de problemas de forma sistêmica. É preciso que exista algo para se resolver, e que esteja relacionado com a realidade do aluno. O ensino de Ciências tem o potencial de desenvolver algumas habilidades nos estudantes, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Escolha a alternativa que melhor representa esse "rol de habilidades":
Inicialmente, as habilidades processuais dos alunos são limitadas e assistemáticas, por tentativa e erro. As habilidades mais simples envolvem: observar, classificar, questionar e levantar hipóteses, mas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, como planejar, prever e interpretar dados.
2 - 
Há evidências de que o ensino escolar, muitas vezes, não privilegia o conhecimento científico. Para que haja o conhecimento científico, faz-se necessário que na escola, o aluno: I) Compreenda os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história, inter-relacionados com as várias áreas do conhecimento; II) Estabeleça as relações possíveis entre as disciplinas para explicar os fenômenos; III) Dialogue com as outras áreas do conhecimento gerando um movimento de constante ampliação da visão a respeito do que estuda e conhece; IV) Reflita sobre a importância da vida no planeta. Pode-se considerar corretas, as alternativas:
I, II, III, IV.
3 - 
Chaui (1997) destaca que, historicamente, astrês têm principais concepções de ciência. Uma delas, a Racionalista que:
Nasceu com os gregos e se estendeu até o fim do século XVII. Ela afirma que a ciência é conhecimento racional e dedutivo como a matemática.
4 - 
Chaui (1997) destaca que, historicamente, as três têm principais concepções de ciência ou ideais de cientificidade são:
 
Racionalista, empirista e construtivista.
5 - 
No tocante à educação em ciências, a expressão natureza da ciência, frequentemente refere-se:
A ciência como o caminho do conhecimento, ou ainda aos valores e crenças presentes no progresso do conhecimento científico.
6 - 
O conhecimento escolar constitui uma nova seleção, simplificada, condensada e reelaborada. São partes que foram aproveitadas, retiradas de diversos setores (cultura, economia, política) do conhecimento humano e ressignificadas, ou seja, ganharam um significado escolar. Os fatos cotidianos e os conhecimentos adquiridos ao longo da história devem ser compreendidos pela interação das várias áreas do conhecimento. Essa afirmação está correta? 
Sim.
7 - 
É justo afirmar que existem concepções da temática ambiental presentes nos livros didáticos e nas aulas de Ciências Naturais nos Anos Iniciais. Tais concepções acabam influenciando na imagem conceitual de meio ambiente. Assinale a alternativa abaixo que melhor abarca a complexidade da questão ambiental.
Concepção multidimensional.
8 - A
s decisões e ações do Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) devem ser balizados pelo(a):
Abordagem articulada das questões ambientais apenas entre estado e municípios.
9 - 
No Brasil, além das características de Educação Ambiental definidas pela Conferência de Tbilisi, existe mais uma, recentemente incorporada entre as características que a educação ambiental formal deve ter no contexto brasileiro. Esta característica é:
A Educação Ambiental deve ser transversal.
10 - 
De acordo com Edgar Morin (1994), "A consciência ecológica levanta-nos um problema duma profundidade e duma vastidão extraordinária. Temos de defrontar ao mesmo tempo o problema da Vida no planeta Terra, o problema da sociedade moderna e o problema do destino do Homem. Isso nos obriga a repor em questão a própria orientação da civilização ocidental. Na aurora do terceiro milênio, é preciso compreender que revolucionar, desenvolver, inventar, sobreviver, viver, morrer, anda tudo inseparavelmente ligado" (p.6). Gadotti (2000) apresenta o texto acima que se reporta a uma questão contemporânea da maior importância: o uso da Terra e o destino do ser humano. Esse assunto remete a uma educação para a cidadania que deve nos levar à construção de uma cultura de sustentabilidade, isto é, uma cultura da vida, da convivência harmônica entre os seres humanos e entre estes e a natureza. A cultura da sustentabilidade deve levar as pessoas a saberem selecionar o que é realmente sustentável em suas vidas, em contato com a vida dos outros. Este conceito de educação deve se concretizar na vida cotidiana e, naturalmente, no cotidiano escolar. Educar para a cidadania pressupõe o desenvolvimento de novas capacidades nos professores e nos alunos, tais como:
Capacidade de buscar causas e prever consequências.
Avaliação Parcial 02:
1 - 
Segundo Bizzo (2002), "o domínio do conhecimento científico hoje em dia é indispensável para que se possa realizar tarefas tão triviais como ler o jornal ou assistir televisão. Da mesma forma, decisões a respeito de questões ambientais por exemplo, não podem prescindir da informação científica que deve estar ao alcance de todos", da mistura do leite com manga ao preparo da mandioca até ao exemplo trágico e extremo que foi o acidente de 1987 em Goiânia (GO) quando um aparelho de radioterapia "um cilindro" foi levado por dois catadores que o venderam a um ferro velho e nesse o dono distribuiu para a família causando mortes e contaminação de muitas pessoas. Qual o papel da escola frente a acontecimentos como esse?
Proporcionar acesso a todas as formas de conhecimento (seja ele cultural, científico e artístico).
2 - 
No âmbito do processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais o que pode ser colocado sobre a Alfabetização cientifica:
Pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas que privilegiam uma educação mais comprometida.
3 - A
 experimentação é importante no ensino de Ciências Naturais porque:
Desenvolve a observação, a descrição, as hipóteses para a construção do saber a partir do que as crianças já sabem.
4 - 
Existe uma série de equívocos sobre o ensino de ciências que devem ser evitados pelos professores. Quais sejam: I - Fazer experiências para entreter a classe e propiciar momentos de diversão. II - Ensinar conceitos errôneos, como dizer que toda planta possui flor. III - Basear o ensino sempre no livro didático fornecido pelo Governo Federal. Marque a única resposta satisfatória:
Todas as afirmativas estão corretas.
5 - 
Assinale a alternativa que justifica corretamente a inclusão do ensino de ciências no ensino fundamental:
Possibilita a contraposição entre o místico e o científico nas explicações dos fenômenos naturais.
6 - 
Ciência (do latim scientia, traduzido por conhecimento) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Assim, após a leitura do texto, observe alguns exemplos abaixo sobre o processo de ensino-aprendizagem de Ciências. A. Incentivar a atividade intelectual e social dos estudantes; B. Realizar atividades de laboratório seguindo receitas e sem gerar discussões para a análise de procedimentos e resultados; C. Utilizar fórmulas para a resolução de problemas sem discutir o seu significado e propostas alternativas; D. Apresentar ao estudante que o conhecimento científico sofre modificações à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes de fatos; E. Propiciar condições para a realização de trabalhos práticos que possibilitem vivenciar investigações científicas rigorosas e éticas. Estão de acordo com a proposta de um ensino integrado e verdadeiramente crítico:
A, D e E apenas.
7 - 
A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). A CNUMAD é mais conhecida como Rio 92, referência à cidade que a abrigou, e também como ¿Cúpula da Terra¿ por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes. É interessante ressaltar que 179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado ¿desenvolvimento sustentável?. O termo "Agenda 21" foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI. A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002. A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio deprojetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações. Em relação à Agenda 21 é correto afirmar que:
A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
8 - 
Marque a alternativa correta:
A Educação Ambiental é um tema transversal necessário para a mudança de atitudes das crianças.
9 - 
O tópico Meio Ambiente, do currículo de ciências, foi transformado em tema transversal pelos PCN, devendo estar presente também nas aulas de outras disciplinas. Sendo assim, o tema Meio Ambiente:
Abrange também as relações sociais, econômicas e culturais, além dos ambientes físico e biológico.
10 - 
A obesidade é um problema que preocupa muito as autoridades de saúde. Temos nas chamadas classes A e B da nossa população, um número muito grande de crianças e adolescentes com sobrepeso e ao mesmo tempo deficiência nutricional. A seguir, temos as representações das necessidades calóricas dos indivíduos, de acordo com a faixa etária, assim como a pirâmide alimentar adaptada ao Brasil.
A partir de tais dados é possível concluir que a melhor solução para o problema seria:
A diminuição de alimentos calóricos como os encontrados em 1, 2 e 8 e o aumento do consumo de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, como os encontrados em 6 e 7, levaria a uma melhora considerável desses casos entre os jovens.
Avaliação Parcial 03:
1 - A formação de cientistas não é a única razão para a necessidade de desenvolver o ensino de ciências nas escolas: ¿ a ciência e a tecnologia são essenciais.... Para nossa qualidade de vida, e estão no centro da nossa história e cultura¿ (Science and Technology Committee, 2002, Introdução, p.1). Assinale a resposta abaixo que nos informa o que é a ciência?
Ciência é uma atividade humana complexa, histórica e coletivamente construída, que influencia e sofre influências de questões sociais, tecnológicas, éticas e culturais.
2 - 
O conhecimento que surge a partir da observação sistemática do mundo de forma criteriosa e meticulosa, sendo registrada de alguma forma: fotos, notas, desenhos etc. é:
O Conhecimento científico.
3 - 
Estudiosos como Chauí (2008) constatam três principais concepções de ciências que marcaram historicamente os ideais de cientificidade na humanidade: 1. - Racionalista 2. - Empirista 3. - Construtivista. Relacione as três concepções com suas características:
a. (2) Essa concepção influenciou diversos filósofos modernos e deixou profundas marcas no pensamento científico até o século XIX.
b. (1) Advém de uma causa inteligível, até mesmo quando algo não possa ser confirmado empiricamente.
c. (1) A via de acesso ao conhecimento é a razão em detrimento à experiência sensível do mundo.
d. (3) Essa concepção não busca encontrar verdades absolutas, mas verdades aproximadas que possam ser corrigidas e abandonadas por explicações mais acuradas que sejam desenvolvidas.
e. (2) Essa concepção rejeita a ideia de que somente a abstração realizada pela mente humana seja capaz de adquirir a sabedoria.
Assinale a alternativa em que os itens aparecem na ordem correta:
2 1 1 3 2.
4 - 
Complete as lacunas: I. O racionalismo prioriza a ________ como o caminho para se alcançar a Verdade e usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. II. O racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa ______ não possa ser demonstrada empiricamente. III. O racionalismo é baseado nos princípios da busca da _________ pela demonstração e análise.
Razão, causa, certeza.
5 - 
Das inúmeras classificações propostas, as mais conhecidas e utilizadas foram feitas por filósofos franceses e alemães do século XIX, baseando-se em três critérios:
Tipo de objeto estudado, tipo de método empregado, tipo de resultado obtido.
6 - 
Para Raboni (2002), devido a má formação recebida nos conteúdos que deve ensinar sobre Ciências, é provável que o professor não se arrisque em atividades diferenciadas, reforçando um ensino muito conteudista e focado no livro didático. Um dos grandes obstáculos ao ensino de Ciências nas séries iniciais é atribuído à:
Insegurança do professor em desenvolver os conteúdos, principalmente na realização de experimentos.
7 - 
A Lei Federal Nº 9.795, sancionada em 27 de abril de 1999, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Nela são definidos os princípios relativos à Educação Ambiental que deverão ser seguidos em todo o País. De acordo com a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, fazem parte dos princípios básicos da educação ambiental, EXCETO:
A inclusão de disciplina específica de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino.
8 - 
Em 2003, MEC/MMA criaram a COMVIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) quando foi desenvolvido o Programa "Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas". Esse programa culminou com a construção de projetos como:
Agenda 21 na Escola com a construção da Oficina do Futuro.
9 - 
Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste com o ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
Nervoso.
10 - 
A educação ambiental deve ser oferecida:
Em todos os níveis de ensino público.
Aula 06:
1 - 
Muitos professores, ao planejar sua ação didática, estão preocupados somente com os conteúdos que irão ministrar durante uma aula, como foi o caso da aula do sr. Esqueleto. O professor desconsiderou o tipo de participação das crianças no desenrolar da aula. Ao não considerar o que as crianças teriam a lhe dizer o professor ignorou alguns princípios básicos do construtivismo que favorecem para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa e não apenas por meio de memorização. De acordo com os princípios dessa abordagem, julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
a. (V) Considerar os conhecimentos prévios dos alunos é parte integrante da postura dos professores, pois essa consideração poderá auxiliar sua prática pedagógica no sentido de possibilitar ao aluno o acesso aos conhecimentos científicos, sem negar seus conhecimentos prévios.
b. (V) Uma aproximação dos conceitos científicos, tarefa própria da escola, não pode ser feita apenas levando-se em conta as características próprias do conhecimento, mas deve também levar em consideração as características dos alunos, sua capacidade de raciocínio e conhecimentos prévios.
c. (V) O conhecimento cotidiano e o conhecimento científico estão presentes no cotidiano das crianças em todos os segmentos sociais.
d. (V) O termo conhecimento prévio é utilizado como sinônimo de conhecimento cotidiano.
e. (V) Os conhecimentos prévios são construções pessoais elaboradas de modo mais ou menos espontâneo na sua interação com o mundo. Preenche corretamente a coluna:
V V V V V.
2 - 
No tocante à sistematização e avaliação, os PCNs estabelecem alguns critérios para a avaliação das capacidades desenvolvidas pelo estudante nos dois primeiros ciclos. Para primeiro ciclo o aluno deverá estar apto à:
Identificar semelhanças e diferenças entre ambientes e observar que todo ambiente é composto de seres vivos, água, ar e solo.
3 - Os objetivos de Ciências Naturais no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competênciasque lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Faz-se necessário então, o estabelecimento de critérios para a seleção dos conteúdos, de acordo com os objetivos gerais da área e com os fundamentos apresentados nos PCNs. São eles: I - Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno, de maneira que ele possa operar com tais conteúdos e avançar efetivamente nos seus conhecimentos. II - Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos interrelacionados, entre os quais o homem, agente de transformação. III - Os conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social e ter revelados seus reflexos na cultura, para permitirem ao aluno compreender, em seu cotidiano, as relações entre o homem e a natureza mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta. IV - O ensino deve ser exclusivamente investigativo, transformando-se num ensino aberto onde o aluno seja sujeito ativo do processo educativo. Isto implica alterações em relação à maneira como muitos professores ensinam ciências. Como por exemplo, o livro didático deve ser o único suporte de aprendizagem. Neste sentido, é correto afirmar:
Apenas os itens I, II e III estão corretos.
4 - 
É sabido que a depender da prática de ensino do professor e do material didático que venha a utilizar com seus alunos, de modo acrítico, ele possa contribuir com um processo de alienação social, ambiental e cultural. Assinale a alternativa abaixo que melhor caracteriza a prática de ensino acrítica.
Responder questionários baseados em conceitos apresentados em livro didáticos, primando pela exatidão terminológica, respeitando a lógica pergunta/resposta. Onde o livro didático assume um papel preponderante no processo de ensino e aprendizagem.
5 - 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, no tocante à sua organização, os conteúdos de Ciências Naturais estão organizados em eixos temáticos. Tais blocos indicam princípios pedagógicos e metodológicos a serem observados pelas instituições de ensino da rede pública. Para o Ensino fundamental (volume 4) são propostos quatro blocos:
Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos; Terra e Universo
6 - 
No ensino de ciência os conteúdos apresentados devem ser de natureza conceitual, procedimental e atitudinal. A seguir são apresentadas definições para esses três aspectos: I - O conteúdo conceitual refere-se a abordagem de conceitos, fatos, teorias, hipóteses, princípios, e também à construção ativa e dinâmica das capacidades intelectuais. II - Sem conteúdos conceituais não existe pensamento e as ideias morrem. III - O conteúdo procedimental está relacionado aos modos de buscar e aplicar, organizar e comunicar os conteúdos conceituais. De nada adianta um saber se o conhecimento se isola de sua ação. IV - O conteúdo atitudinal são as normas, valores e virtudes que, em última análise, são atitudes que devem se apresentar e permear todo conhecimento escolar.
Todas as afirmativas estão corretas.
7 - 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. No que se refere aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, é correto afirmar: I - Procura mostrar a Ciência como elaboração humana para uma compreensão do mundo é uma meta para o ensino da área na escola fundamental. II - Foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. III - Levam em conta que a ciência é uma atividade neutra. Isso significa que ela deve coexistir com outras formas de se entender e se relacionar com a natureza, distintas da científica, e também neutras.
As alternativas I e II estão corretas.
8 
Todos os conteúdos abaixo pertencem aos blocos temáticos do RCNEI, EXCETO:
Os fenômenos químicos.
Aula 07:
1 - 
A educação para cidadania requer que as questões sociais sejam apresentadas aos alunos por meio de reflexão, utilizando os temas transversais. Nesse sentido, quais das afirmativas abaixo constituem critérios para escolha dos temas transversais? Assinale (V) ou (F)
Todas as afirmativas apresentadas.
2 - 
Os Temas Transversais dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar. Logo: I - A Interdisciplinaridade e a Transversalidade alimentam-se mutuamente, facilitando o acesso a novas aprendizagens e estratégias intelectuais que serão úteis para aprendizagens futuras. II - A transversalidade questiona a visão compartimentada da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se a uma relação entre disciplinas. III - Interdisciplinaridade refere-se à possibilidade de se estabelecer uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. Assinale a alternativa correta:
Apenas I está correta.
3 - 
O tópico Meio Ambiente, do currículo de Ciências, foi transformado em tema transversal pelos PCNs, devendo estar presente também nas aulas de outras disciplinas. Sendo assim, o tema Meio Ambiente:
Abrange também as relações sociais, econômicas e culturais, além dos ambientes físico e biológico.
4 - 
O tópico Meio Ambiente, do currículo de Ciências, foi transformado em tema transversal pelos PCNs, devendo estar presente também nas aulas de outras disciplinas. Sendo assim, o tema Meio Ambiente:
Abrange também as relações sociais, econômicas e culturais, além dos ambientes físico e biológico.
Com os avanços tecnológicos e industriais considerados essenciais para o desenvolvimento acentuam-se os problemas socioambientais relativos aos modos de produção. Isso fez com que os Parâmetros Curriculares Nacionais criassem os temas transversais e um deles é chamado de "Meio Ambiente e a Saúde". Como critérios para a escolha desses temas foram escolhidos:
Abrangência nacional e urgência social.
6 - 
Segundo Sato (2002), a Educação Ambiental "sustenta todas as atividades e impulsiona os aspectos físicos, biológicos, sociais e culturais dos seres humanos". Sendo assim, podemos considerar que o trabalho com a Educação Ambiental apresenta-se como uma peça importante no currículo escolar. Há diferentes formas de incluir a temática ambiental nos currículos escolares, EXCETO:
Produção de materiais e utilização do livro didático como única fonte de informação.
7 - 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao proporem uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar, EXCETO:
Urgência Social.
8 - 
Segundo Moreno (1998, p.36), "os temas transversais destinam-se a superar alguns efeitos perversos - aqueles dos quais a sociedade atual se conscientizou de que, junto com outros de grande validade, herdamos da cultura tradicional". Nos PCNs, são considerados temas transversais:
Ética, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde e educação ambiental.
Aula 08:
1 - Com a finalidade de assegurar a qualidade dos livros, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação conta com financiamento do Salário-Educação e recursos do Orçamento Geral da União para lançar, a cada três anos, um edital para que os detentores dos direitos autorais possam inscrever suas obras didáticas. Esse processo de avaliação acontece desde 1985, porém foi a partir de 1995,que o Programa se fortaleceu, recebendo apoio de representantes de escolas, de universidades públicas e do governo federal. São analisados livros de alfabetização, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionário de língua portuguesa. Assinale a alternativa correta sobre os critérios de análise:
As alternativas B e C estão corretas.
2 - 1. Assinale a alternativa que aponta quais as afirmativas que estão corretas sobre os aspectos do fracasso do uso das novas tecnologias em sala de aula: I. Uso de novas tecnologias de forma instrucional. II. Aceitação dos educadores. III. Inovações educacionais mais focadas na própria tecnologia.
I e III.
3 - Atualmente se discute muito a respeito do ensino de ciências sob bases construtivistas. À luz deste tema, assinale a alternativa correta:
A interação social possibilita que os conteúdos absorvidos pelos alunos sejam organizados internamente.
4 - O texto didático contribui para o processo de ensino-aprendizagem como mais um interlocutor que passa a dialogar com o professor e com o aluno. Nesse diálogo, tal texto é portador de uma perspectiva sobre o saber a ser estudado e sobre o modo de se conseguir aprendê-lo de forma mais significativa (PAVÃO, 2005). Em relação ao professor, o livro didático desempenha, entre outras, as importantes funções de:
Auxiliar no planejamento e na gestão das aulas, seja pela explanação de conteúdos curriculares, seja pelas atividades, exercícios e trabalhos propostos.
5 - No tocante ao livro didático de ciências, NÃO é correto afirmar:
O livro didático é o recurso principal no processo de ensino-aprendiza-gem. Ocupa, portanto, papel dominante neste processo.
6 - "No ensino de ciências, os livros didáticos são de grande importância, pois ocorre a aplicação dos métodos científicos, estimulando a análise de fenômenos, levando os alunos a uma conclusão de seus experimentos [...] Nesse sentido: I - O livro didático é um recurso metodológico que pode proporcionar ao aluno uma visão crítica da sociedade que o cerca. II - O livro didático é um recurso auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Deve ocupar papel dominante neste processo. III - Todos os livros podem apresentar problemas e o professor deve estar sempre atento para trabalhar eventuais incorreções. Logo, é correto afirmar:
As afirmativas I e III estão corretas.
	
7 - A experimentação é importante no ensino de Ciências Naturais porque:
	
Desenvolve a observação, a descrição, as hipóteses para a construção do saber a partir do que as crianças já sabem.
8 - Assinale a alternativa que aponta a sequência correta em relação aos critérios de análise do livro didático. (F) podem apresentar erros conceituais e induções a erros. (V) clareza, a concisão e a objetividade da linguagem utilizada. (F) unificação de metodologias e estratégias para o aprendizado. (V) adequação à construção de uma ética plural e democrática.
F, V, F, V.
Aula 09:
1 - Segundo Oliveira (2000) existem algumas dificuldades a serem vencidas no processo da efetiva implementação da Educação Ambiental no âmbito escolar: I - A busca de alternativas metodológicas que façam convergir o enfoque disciplinar para indisciplinar. II - A barreira rígida da estrutura curricular em termos de grade horária conteúdos mínimos, avaliação, etc.; III - A sensibilização do corpo docente para a mudança de uma pratica estabelecida. Logo, é correto afirmar:
As alternativas I, II e III estão corretas.
2 - Explorando o tema solo, uma professora do Ensino Fundamental I, fez com seus alunos o seguinte experimento:
 
O solo etiquetado por A contém argila, enquanto o B contém areia. Enchemos um copo com água, jogamos lentamente essa água sobre a amostra, com cuidado para não derramar. Depois, colocamos a mesma quantidade em A e B. Qual o objetivo que a professora pretende alcançar com a turma a partir da observação e discussão do experimento pelos alunos?
Análise da porosidade dos componentes sólidos do solo.
3 - A integração de conteúdos de áreas e de temas é contínua e deve ser sistemática não podendo ser feita aleatoriamente. Os conteúdos de meio ambiente, sobre eles, cabe ao professor na organização de sua prática:
As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
4 - Segundo Sato (2002). Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente:
O desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental
	
5 - A contribuição da escola é a de implementar um projeto de educação comprometido com o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na realidade para transformá-la. O projeto pedagógico escolar poderá, na direção de alcançar esses objetivos, ser orientado por algumas diretrizes. Assinale a afirmativa que apresenta uma dessas diretrizes:
Posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente
	
6 - Sobre Ecopedagogia é correto afirmar que:
É uma pedagogia orientada para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana, tendo como objetivo a promoção de sociedades sustentáveis.
7 - Segundo Sato (2002), um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente:
O desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental.
8 - Leia o fragmento a seguir sobre Ética Ambiental: "Quando o ecossistema não é entendido, ou mesmo reconhecido ou apreciado como um sistema, quando a terra e seus rios foram considerados muito vastos para serem danificados pelas escolhas humana voluntárias, não existia nenhuma ética ambiental, mas agora, em nosso próprio tempo, temos que reavaliar o mito da Gênese, pois com o conhecimento vem o poder, e com ambos nós perdemos a inocência. [...] Nossa responsabilidade moral para com a natureza e para com o futuro é de uma urgência sem precedente, é uma responsabilidade da qual não podemos escapar. Em nossas mãos, antes descuidadas, repousa o destino de nosso meio ambiente natural, das espécies que partilham o planeta conosco e das gerações que estão por vir". (SILVA, 2000, p. 26).  Refletindo sobre o texto apresentado, qual alternativa demonstra como o professor deve trabalhar para "formar sujeitos ecológicos"?
Abordando em sala de aula temas da atualidade, de forma transdisciplinar, em projetos duradouros que mexam com a comunidade. Estimulando o envolvimento de professores, comunidade e outros órgãos da sociedade e governo nas questões do meio ambiente.
	
	
Aula 10:
1 - Os Parâmentos Curriculares Nacionais em Ciências Naturais preconizam em relação à avaliação: I - a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos com relação à aprendizagem de conceitos, de procedimentos e de atitudes; II - O erro precisa ser tratado não como incapacidade de aprender, mas como elemento que sinaliza ao professor a compreensão efetiva do aluno; III - O erro faz parte do processo de aprendizagem e pode estar expresso em registros, respostas, argumentações e formulações incompletas do aluno. Logo, é correto afirmar:
As afirmativas I, II e III estão corretas.
2 - Para que ocorra a aprendizagem significativa no contexto do ensino de Ciências Naturais, é CORRETO afirmar:
O aluno deverá ser motivado a compreender como o conhecimento científico pode relacionar ao seu contexto moral, espiritual e cultural.
	
3 - Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar ¿como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos. "Em outro extremo desta questão está a 'avaliação formativa'. Esta segunda, em termos de representação social, "é muitas vezes percepcionadacomo uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares." Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:
Qualitativa, diagnóstica, intuitiva e investigativa.
	
4 - Em relação a avaliação da aprendizagem dos projetos em Ciências e Educação Ambiental: I - A avaliação de um projeto deve se dar ao longo de sua execução II - A avaliação deve acontecer apenas no final do projeto através de provas e produção de textos III - A avaliação deve servir apenas para diagnosticar pontos positivos e negativos do projeto. Logo:
Apenas a afirmativa I está correta.
		
5 - A avaliação é uma parte indissociável do ensino que se realiza de forma contínua ao longo do processo de aprendizagem, sendo que muitos fazem uso das notas para levar os alunos em direção ao aprendizado. No que se refere à avaliação da aprendizagem em Ciências: I - O aluno deverá ser motivado a compreender como o conhecimento científico pode relacionar ao seu contexto moral, espiritual e cultural. II - Avaliação da aprendizagem tem caráter fundamentalmente formativo, ou seja, ela é voltada para a formação global do educando, para o desenvolvimento de suas capacidades III - A avaliação deverá ser focada na memorização dos conceitos e é essa ação que os alunos a novas reflexões. Logo:
As afirmativas I e II estão corretas.
6 - A avaliação pode ser usada como modo do professor conhecer as idéias dos estudantes acerca de um determinado assunto que ainda será desenvolvido. Em Ciências Naturais, pode-se avaliar os alunos: I - De forma sistemática por meio de observações, perguntas e respostas feitas durante as aulas, registros realizados, etc.; II - De forma específica através de provas, pesquisas, comunicações, relatórios etc.; III - D forma classificatória feita exclusivamente a partir de provas e testes sistemáticos. Logo, é correto afirmar:
As afirmativas I e II estão corretas.
		
7 - Se a avaliação é parte indissociável do ensino que se realiza de forma contínua ao longo do processo de aprendizagem possibilitando o ajuste das metodologias e estratégias de ensino às características dos alunos e determinando em que medida os objetivos do planejamento de ensino foram alcançados, se faz necessário avaliar tanto a aprendizagem do aluno quanto a adequação das estratégias de ensino utilizadas PORQUE, hoje em dia, em Ciências aceita-se a aprendizagem dos conteúdos construindo, reconstruindo ou desconstruindo requerendo então a implementação de:
	
Um amplo repertório de metodologias e estratégias.
8 - A partir do século XX é possível identificar quatro momentos de abordagens avaliativas. Indique cada uma destas gerações assinalando a alternativa correta: ¿ Avaliador é um técnico. ¿ Centrada na verificação dos objetivos propostos. Processo. ¿ Avaliador tem um papel de juiz. ¿ Centrada no processo de ensino e aprendizagem do aluno, nos níveis de conhecimentos adquiridos.
Mensuração. Descrição. Centrada no julgamento de valor. Interação.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.
	
	Faltam 5 minutos para o término do exercício.

Continue navegando