Buscar

013 Respostas Caso Concreto 106810 Teoria Geral do Processo CCJ0053

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Bacharel em Direito
Teoria Geral do Processo – CCJ0053
Prof. Marcelo Carneiro – marcelo.advogado@yahoo.com.br
Crevelino Pereira França Filho – crevelino.filho@hotmail.com – cel.: (22) 99955-3618
013 Respostas Caso Concreto 106810
1ª Questão - Gustavo promove demanda em face de Fabiano, perante o juízo da 1ª Vara Cível, tendo sido proferida sentença que lhe foi favorável, com a condenação do demandado a lhe pagar a quantia de R$ 100.000,00. Não foram interpostos recursos e a sentença transitou em julgado. Ocorre que o devedor não honrou o pagamento fixado na sentença. Indaga-se:
a) Qual medida Gustavo deverá adotar? Justifique.
Resposta: Deverá requerer o início da fase de cumprimento da sentença, observando-se o procedimento estabelecido nos artigos 475-J, CPC, pois condenado o réu ao pagamento de quantia certa, sendo esta exigível a partir de seu trânsito em julgado, o devedor terá o prazo de 15 (quinze) dias para efetuar o pagamento. Caso não pague o valor da condenação no prazo mencionado, a dívida será acrescida de uma multa de 10% sobre o valor total da condenação, cabendo ao credor promover a execução do julgado mediante o requerimento da expedição de mandado de penhora e avaliação (art. 475-J, CPC).
Art. 633, CPC. Se, no prazo fixado, o devedor não satisfizer a obrigação, é lícito ao credor, nos próprios autos do processo, requerer que ela seja executada à custa do devedor, ou haver perdas e danos; caso em que ela se converte em indenização.
Parágrafo único. O valor das perdas e danos será apurado em liquidação, seguindo-se a execução para cobrança de quantia certa.
b) Haverá necessidade de instauração de um novo processo? Justifique.
Resposta: Não porque o cumprimento da sentença no sistema processual atual é realizado em uma fase da mesma relação jurídica processual que visa materializar o direito reconhecido na sentença. 
c) O que é processo sincrético? Justifique.
Resposta: É um tipo de processo que reúne atos processuais característicos de dois ou mais tipos de processo, como no caso em tela, os processos de conhecimento e de execução. É uma tendência no Direito Processual Civil Brasileiro a unificação de todas as etapas processuais, de forma a se prestar a tutela jurisdicional com maior agilidade, simplicidade e efetividade.
2ª Questão - Indique a alternativa correta sobre o processo de busca e apreensão, previsto no Decreto Lei nº 911/69:
a) de conhecimento; Poderá ser deferida a tutela antecipada.
b) de execução;
c) cautelar;
d) sui generis.
Em casos de cheque sem fundos, deve-se ajuizar ação de execução do título.

Outros materiais