Buscar

caso 3

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 3
PSICOLOGIA DO DIREITO
MARCIA DE MORAES FELIPPE
MATRICULA 201708172483
QUESTÃO 1 )GABARITO C
QUESTÃO 2) a) certo
 b) errado
Mediante o caso citado, percebemos que a criança em questão, embora estivesse sob os cuidados da mãe, estava sendo privado de estímulos. Sendo esses necessários ao satisfatório desenvolvimento psicomotor. Na primeira infância os estímulos sensoriais e locomotores são fundamentais para bom desenvolvimento.
A falta de estímulos que Pedro vem sofrendo por viver em um cercadinho, desencadeou em um atraso motor. Mesmo que a mãe, dentro de suas possibilidades, entende que dá à criança o que ela precisa estamos diante de um caso de negligência. Segundo especialistas, a negligência pode ser entendida como uma situação de constante omissão para com a criança ou adolescente que coloque em risco seu desenvolvimento.
Tal fato foi devidamente notificado ao Conselho Tutelar que de acordo com o artigo 136 do ECA, tem como função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Dando ao ato o valor jurídico para que produza o efeito esperado.
Segundo o ECA, Art. 5º - Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
O conselho pode aplicar medidas como encaminhamentos, orientações e acompanhamentos. No caso supracitado, o conselho orientou a mãe a estimular a criança.
Outrossim, caso a referida mãe continue a negligenciar os cuidados ao filho, mesmo após ter sido orientada pelo conselho poderá responder judicialmente, cabendo ao MP tomar as providencias cabíveis.
Lembrando que a doutrina de Proteção Integral foi introduzida ao Ordenamento jurídico no Art. 227 CF/88 onde declara que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a criança e ao adolescente com absoluta prioridade o direito à vida, à saúde, etc. Além de colocá-lo à salvo de toda a forma de negligencia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes