Buscar

CASO 2 ESTUDO DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 2
ESTUDO DO DIREITO
MARCIA DE MORAES FELIPPE
Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade. O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido por ele, se esconde em sua casa? Você ainda sim falaria a verdade?
O caso supracitado é um exemplo citado por Benjamim Constant, em 1797, em resposta à argumentação de Kant sobre o dever da verdade sob qualquer situação. Para o Constant junto ao conceito de dever está o conceito de direito e onde não há direitos, também não pode haver deveres, isto é, se o assassino tem a intenção de infringir a lei e matar seu amigo,não tem o dever de dizer a verdade porque o assassino não tem o direito a ela.
O sempre dizer a verdade para Kant rege o imperativo categórico, onde o mesmo coloca de maneira simplista que a verdade deve ser dita sem que seja realizado uma análise sobre as diversas nuances que compõem as situações. 
Entendendo que o assassino está infringindo a lei, que dizer a verdade seria cometer uma injustiça, bem como estaria corroborando com o assassinato de alguém, considerando que seria também um ato imoral entregar a vida de uma pessoa a um assassino, não falaria a verdade respaldada no dever de preservar a vida e no direito de evitar um crime.
Objetivas 
Resposta : B e D

Outros materiais