A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliando de Nutrição Aplicada a Geriatria

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão (Ref.: 201409748706)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo relacionadas ao envelhecimento populacional: 
I. A população idosa brasileira tem crescido de forma rápida em termos proporcionais. 
II. O processo de envelhecimento populacional ocorreu igualmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. 
III. O envelhecimento populacional é um fenômeno natural, irreversível e mundial.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I
	
	III
	
	I e II
	
	II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201410233538)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Representa um importante instrumento de rastreamento capaz de auxiliar na identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização, com objetivo de propiciar um levantamento periódico de determinados aspectos que possam interferir na saúde do idoso, identificando precocemente sinais de risco. Estamos fazendo referência a que instrumento da BASE LEGAL PARA A POLÍTICA DE ATENÇÃO PRIORITÁRIA AO IDOSO?
		
	
	Lei da Acessibilidade
	
	Política Nacional de Saúde a Pessoa Idosa
	
	Comitê de Osteoporose
	 
	Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
	
	Estatuto do Idoso
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409355446)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Comparando o processo de envelhecimento populacional brasileiro e o que ocorreu em países como Inglaterra e França, marque a afirmativa correta:
		
	
	O processo de envelhecimento populacional brasileiro foi diferente da Inglaterra e semelhante ao que ocorreu na França.
	
	No Brasil, a redução da natalidade foi o fator decisivo para o envelhecimento populacional enquanto que nos países desenvolvidos a queda da mortalidade foi o fator preponderante.
	
	A pirâmide etária da França e Inglaterra apresentava um maior número de idosos, portanto o processo ocorreu mais rápido nesses países.
	 
	O processo ocorreu de forma diferente pela velocidade, ritmo e situação social e política desses países.
	
	A diferença mais importante está relacionada a transição demográfica que ocorreu primeiro nos países desenvolvidos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409748191)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à promoção da saúde da população idosa as implementações de ações locais deverão ser norteadas pelas estratégias de implementação, e que está fundamentada em:
A) Pacto de defesa do Sistema Único de Saúde
B) Pacto em defesa da Vida
C) Pacto de gestão
D) Política Nacional de Promoção a Saúde
 
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	A e B
	
	A e D
	
	A e C
	
	B e C
	 
	B e D
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409748718)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Portaria/GM nº 399, publicada em 22/02/2006, apresenta as Diretrizes do Pacto pela Saúde, nas quais estão contempladas três dimensões pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. 
Avalie as afirmativas sobre o Pacto pela Vida e a Saúde do Idoso.
I. A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida. 
II. A Saúde do Idoso tornou-se uma das prioridades do Pacto Pela Vida como consequência da dinâmica demográfica do país. 
III. O conjunto de diretrizes e ações contidas no Pacto pela Vida sobre a Saúde do Idoso visa subsidiar os Termos de Compromisso de Gestão Estaduais e Municipais, na área da atenção à saúde da população idosa.
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
		
	1a Questão (Ref.: 201409360742)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com o seu conhecimento dos micronutrientes no envelhecimento analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta: 
I - A vitamina B12 apresenta como principais alimentos-fonte, os de origem animal.
II - A niacina pode ser sintetizada pelo nosso organismo.
		
	 
	As duas afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	A afirmativa I explica a afirmativa II.
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409834468)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	6- A avaliação funcional de uma população é importante na detecção de fatores de risco modificáveis, relacionados ao desempenho funcional. Estudos que avaliam a capacidade funcional de idosos evidenciaram que a perda da funcionalidade, avaliada por meio de índices de atividades básicas e atividades instrumentais da vida diária, aumenta o risco de mortalidade em idosos Diante do seu conhecimento sobre a incapacidade funcional, leia as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.
		
	
	Atividades de vida diárias são o uso do telefone, meio de transporte, fazer compras, preparar refeições, além de cuidar das próprias finanças.
	 
	A prevalência de incapacidade funcional também é afetada pelo estilo de vida do idoso.
	
	A associação entre incapacidade funcional em atividades básicas e instrumentais entre as pessoas que tem menos idade é um indicador para que os serviços de saúde possam evitar os planejamentos de ações que visem piorar essa incapacidade, garantindo uma melhor qualidade de vida.
	
	E necessário uma reflexão sobre a formação recebida pelos profissionais de saúde que não contempla de forma especifica a geriatria e gerontologia para o atendimento da crescente demanda de idosos em nosso país.
	
	Atividades de vida instrumentais são atividades executadas no cotidiano e que se relacionam com o autocuidado, cuidado do meio em que vive e a participação social do idoso.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201410013090)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença de Parkinson, descrita por James Parkinson em 1817, é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores (rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural) e não-motores (distúrbios neuropsiquiátricos, do sono, autonômicos e sensitivos). De acordo com as suas leituras sobre doença de Parkinson, leia as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	c)À medida que a doença progride e os neurônios se regeneram.
	
	b)Entre os fatores de risco, estudos mostram que, por conta da maior liberação de dopamina, a ausência de tabagismo aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença, enquanto a ingestão de cafeína, por aumentar os níveis de dopamina, contribui para reduzir a taxa de risco em 25%.
	
	e)Pacientes com DP apresentam anormalidades de postura e equilíbrio, assim a habilidade para manter uma postura estável pode não estar comprometida em condições de equilíbrio sem perturbação e com atenção plena, e à medida que a base de apoio se estreita ou as demandas de atenção variam, a instabilidade postural diminui.
	 
	d)O tremor é tido como o sintoma inicial da DP. Em cerca de 50% tem início nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo.
	
	a) A incidência diminui com a idade, variando entre as idades de 17, 4/100.000 indivíduos entre 50 e 59 anos, a 1/100.000 para aqueles nas idades de 70 a 79 anos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201410204309)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No acolhimento à pessoa idosa os profissionais de saúde devem estar atentos, entre outros aspectos para:
I. Estabelecer uma relação respeitosa, considerando que, com a experiência de toda uma vida, as pessoas se tornam em geral mais sábias, desenvolvem maior senso de dignidade e prudência e esperam ser reconhecidas por isso;
II. Chamar a pessoa idosa por seu nome e manter contato visual, preferencialmente, de frente e em local iluminado, considerando um possível declínio visual ou auditivo;
III. Utilizar uma linguagem clara, evitando-se a adoção de termos técnicos que podem não ser compreendidos;