Buscar

Simulado geriatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:
I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.
Estão corretos SOMENTE os itens:
 
		
	
	II e IV.
	
	II e III.
 
	
	I e IV.
	
	I e II.
	 
	I e III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503114130)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Além das doenças crônicas comuns, determinadas alterações fisiológicas e anatômicas repercutem no estado nutricional do idoso. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	Se o idoso apresentar alterações da cavidade oral e dificuldade de mastigação, a dieta de consistência branda ou pastosa deve ser precocemente substituída por dieta de consistência líquida.
	
	No caso de polifarmácia e possíveis interações dos medicamentos e os nutrientes, as medicações devem ser ingeridas em jejum pelo idoso.
	
	Como método de avaliação do idoso, o IMC é ineficaz e pouco utilizado, pois, com o passar dos anos, ocorre redução da estatura devido à diminuição dos discos intervertebrais ou achatamento das vértebras.
	
	Em função das alterações do paladar, com piora da sensibilidade para o sal e para o açúcar, deve-se aumentar o teor de sal da dieta e oferecer bebidas mais açucaradas para o idoso.
	 
	Para dimensionar as consequências da diminuição do metabolismo energético do idoso, é preciso calcular o gasto energético e o consumo dietético e o estado nutricional do paciente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503055508)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Brasil apresenta uma taxa de envelhecimento populacional exuberante. Na área da saúde, essa rápida transição demográfica e epidemiológica traz grandes desafios. Sobre isso, é correto afirmar que:
		
	
	causa diminuição de doenças crônicas e de incapacidades funcionais.
	
	é insignificante para as políticas públicas.
	 
	é responsável pelo surgimento de novas demandas de saúde.
	
	resulta em menor uso de serviços de saúde.
	
	resulta no aumento da taxa de fertilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503055538)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Brasil, seguindo tendência mundial, tem passado pelos processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional. Em relação às alterações ocorridas no perfil de morbimortalidade da população brasileira nas últimas décadas, analise as assertivas: I. As doenças cardiovasculares constituem-se em uma das principais causas de mortalidade da população idosa, ficando abaixo apenas das mortes por causas externas. II. Com as epidemias de Dengue, gripe A e o recrudescimento da Tuberculose, as doenças infectocontagiosas passaram a representar uma importante causa de mortalidade, sendo as principais causas de óbitos entre os idosos. III. As doenças do aparelho circulatório e as quedas são as principais causas de internações entre os idosos. IV. Entre as mulheres idosas, predominaram as internações por doenças do aparelho geniturinário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III e IV
	
	II e III
	
	II
	 
	III e IV
	 
	III
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503084733)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional do Idoso, estabelecida em 1994 pela Lei no 8.842, criou normas para os direitos sociais dos idosos, garantindo autonomia, integração e participação efetiva como instrumentos de cidadania. Esta legislação determina que idoso é a pessoa que possui idade igual ou superior a quantos anos?
		
	
	65 anos
	
	75 anos
	
	70 anos
	 
	60 anos
	
	55 anos

Outros materiais