Buscar

MED CONF TEST 8 OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
MEDIAÇÃO : ETAPAS E PROCEDIMENTOS
	
		1.
		Marque a resposta correta : O procedimento chamado de investigação possibilita para as partes
		
	
	
	
	 
	Conhecerem a realidade de cada uma
	
	
	Estabelecerem acordos que deverão ser cumpridos
	
	
	Criar mecanismos que favoreçam a solução do conflito pelo mediador
	
	
	Firmar acordos que deverão ser testados e avaliados
	
	
	Esclarecer a razão de uma das partes em relação a outra
	
	
		2.
		Na abertura da mediação, haverá o primeiro contato, após a pré-mediação, com o mediador que tratará do conflito apresentado em conjunto com as partes. Neste momento o mediador deve:
		
	
	
	
	 
	Reafirmar que ele não decidirá nada e nem dará conselhos.
	
	 
	Reafirmar que decidirá sobre o litígio apresentado, mas não dará conselhos.
	
	
	Reafirmar que ele não decidirá nada, podendo dar conselhos.
	
	
	Reafirmar que ele não decidirá nada, devendo dar conselhos.
	
	
	Reafirmar que ele decidirá sobre o litígio, podendo dar conselhos.
	
	
		3.
		Complete a frase com a resposta adequada: Durante o procedimento estabelecido para a mediação, talvez sejam necessárias algumas conversas reservadas. Essas conversas são chamadas de ________ e o ________ que acompanha toda a mediação também será observado.
		
	
	
	
	 
	escuta ativa - diálogo
	
	 
	caucus - sigilo.
	
	
	caucus - resumo
	
	
	criação de opções - sigilo
	
	
	investigação - resumo
	
	
		4.
		Na que consiste a etapa denominada RESUMO na mediação?
		
	
	
	
	 
	É o momento em que o mediador diz o que escutou e procura estabelecer qual o objetivo comum entre as partes, procurando encaminhar os pontos em comum, de maneira apontar as determinadas situações e interesses das partes, com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias que levaram ao conflito e desarmar as adversidades.
	
	
	É o momento em que o mediador deve ser incisivo com o objetivo de que os mediandos visualizem suas opções, vantagens e desvantagens, para eliminar toda e qualquer dúvida, e partir para a melhor solução que satisfaça os seus interesses.
	
	
	É o momento em que o mediador deve incentivar a criatividade das partes, quando as partes fazem seus pedidos e concessões, rematando toda a investigação e o trabalho de mediação realizado.
	
	
	É o momento em que o mediador procede a revisão de todo o processo, com a leitura do instrumento de acordo que redigiu, para que não haja qualquer dúvida quanto à redação do termo a ser assinado entre as partes.
	
	
	É o momento em que o mediador redige a assentada com a conclusão dos mediandos, estabelecendo os termos do acordo a que chegaram as partes.
	
	
		5.
		São características do acordo:
		
	
	
	
	
	O acordo deve ser involuntário com linguagem parcial, positiva e clara; implícita e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes desigualmente; considerando também a resolução de questões futuras e incluindo um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
	
	 
	O acordo deve ser voluntário com linguagem imparcial, positiva e clara; explícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes igualmente; considerando também a resolução de questões futuras e incluindo um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
	
	
	O acordo deve ser voluntário com linguagem parcial, positiva e clara; implícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes igualmente; considerando também a resolução de questões futuras e incluindo um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
	
	
	O acordo deve ser voluntário com linguagem imparcial, positiva e clara; explícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes igualmente; sem considerar a resolução de questões futuras.
	
	
	O acordo deve ser involuntário com linguagem imparcial, positiva e clara; explícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes igualmente; considerando também a resolução de questões futuras e incluindo um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
	
	
	
		6.
		Qual das alternativas abaixo, corresponde às características do acordo obtido na mediação ?
		
	
	
	
	
	O acordo deve ter linguagem impositiva e truncada.
	
	 
	Deve ser explícito e conter com quem, o que, quando, onde e como vai funcionar devendo ser equilibrado responsabilizando as partes igualmente.
	
	 
	O acordo deve ser involuntário com linguagem parcial.
	
	
	O acordo não deve ser assinado pelas partes, somente o mediador assina.
	
	
	É vedada a inclusão de resolução de questões futuras, de um plano de ação e de acompanhamento das alterações.
	
	
		7.
		Na sessão de mediação, o papel do mediador deve ser:
		
	
	
	
	
	O mediador deve se impor e dirigir a sessão de mediação, mas não impõe as regras de comunicação entre as partes. Sua participação deve ser descritiva, ouvindo as partes informalmente, apurando os fatos e as provas que lhe forem apresentadas, para por fim ao problema, com a solução esperada pelos mediandos.
	
	
	O mediador não impõe sentenças, não dirige a sessão de mediação e não impõe regras de comunicação. Deve deixar que as partes troquem informações e resumam entre si todos os seus desentendimentos. O mediador deve permitir que os mediandos discutam o problema sem qualquer tipo de interferência ou condução, para aguardar que, ao final, eventualmente cheguem ao acordo.
	
	 
	O mediador deve se impor, dirigir a sessão de mediação e ditar as regras de comunicação entre as partes. Sua participação deve ser analítica, ouvindo as partes informalmente, apurando os fatos e as provas que lhe forem apresentadas, para apresentar sua análise jurídica, social e humanística, da melhor solução para por fim ao conflito existente entre os mediandos.
	
	 
	O mediador não impõe sentenças. Dirige a sessão de mediação e impõe regras de comunicação. Escuta atentamente as partes, procurar informações, indagar, investigar e expõe um resumo do compreendido. O mediador deve orientar mediandos como devem discutir o problema.
	
	
	O mediador impõe sentenças. Dirige a sessão de mediação e impõe as regras de comunicação. Não deve deixar que as partes falem sem interrupções e deve tomar as rédeas da sessão de mediação para não deixar que as partes apresentem manifestações contrárias, pois as opiniões distintas dificilmente permitem a solução do conflito de interesses.
	
	
		8.
		A escuta ativa é um processo que deixa a outra pessoa saber que você estava prestando atenção e se interessando pelos pensamentos e opiniões dela. Isto é conhecido também, como reciprocidade (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações). Estas técnicas irão ajudar a melhorar suas estratégias de comunicação e suas relações interpessoais. Diante dessa afirmação, pode-se dizer que a função precípua do mediador é:
		
	
	
	
	
	Decidir o conflito
	
	
	Promover uma negociação
	
	 
	Propor opções de acordo
	
	
	Emitir um parecer técnico
	
	 
	Facilitar a comunicação entre os mediandos

Outros materiais