Buscar

Introdução à Psicologia e sua Aplicabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 1
A ciência que viabiliza aprendizados acerca:
 • Do autoconhecimento;
 • Do ajustamento social;
 • Da identificação das diferenças individuais;
 • Da aquisição de habilidades sociais;
 • Da administração de conflitos;
 • Da gestão de pessoas;
 • Etc.
 ...é a Psicologia.
-
Os realities shows tornam seus expectadores “psicólogos de plantão” distanciados, porém, dos conceitos da psicologia. Precisamos, então, diferenciar a ciência psicológica do senso comum.
O senso comum discute fenômenos observados, tomando-se como foco explicações populares e, portanto, não produzidas por pesquisas científicas.
A Psicologia explica questões relativas à conduta de todos os animais (inclusive a de animais inferiores, para fins de estudo) baseada em preceitos produzidos a partir de pesquisa.
-
Nesta aula, você:
Compreendeu que o estudo do comportamento é tão antigo quanto à própria existência do Homem;
Aprendeu que os filósofos, na Antiguidade, estudavam a conduta e que a Psicologia evolui juntamente com o tempo, o que expande também a sua aplicabilidade. Não podemos, hoje, perceber os profissionais de psicologia reduzidos ao tratamento das doenças mentais, embora tal estudo tenha partido da observação de atípicos;
Analisou que a popularização dos conceitos de psicologia e o controle ambicionado do comportamento induzem, muitas vezes, à utilização do senso comum para explicar vários eventos. Isto não quer dizer, no entanto, que tais explicações possam ser aceitas como científicas. Até mesmo na Psicologia (como em qualquer ciência) trabalha-se com probabilidades, o que não permite aceitar nenhuma verdade como “absoluta”;
Identificou a aplicabilidade de conceitos da psicologia no contexto organizacional, sobretudo na área de gestão de pessoas.

Outros materiais