Buscar

O texto pode ser analisado pela disposição dos elementos gráficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O texto pode ser analisado pela disposição dos elementos gráficos, desenhos, cores etc. no espaço em que está veiculado. Analise a peça publicitária abaixo, relacionando a imagem com a frase “Think small”.
Quando pensamos na utilização da publicidade em especial na imprensa, na narrativa histórica percebemos que ela é tomada como uma forma de representação sociocultural de uma época, lembramos que tendo como objetivo a área comercial, a publicidade cumpre sua finalidade de comunicação para venda e portanto é percebida como uma fonte privilegiada para estudos, pois “fala” a língua de sua época.A publicidade é uma representante do seu tempo.
Em relação ao texto publicitário em destaque, ao realizar uma análise semiótica, é importante considerar quem produziu o texto, o público alvo e o contexto / lugar social na qual o texto foi produzido para assim, compreender seu objetivo. O “conhecimento de mundo” do leitor é fundamental para atribuir sentido a esta mensagem publicitária, pois, nenhum texto é produzido de forma desarticulada do meio do qual o enunciador e o enunciatário vivem.
A montadora alemã Volkswagen, foi um projeto pós-guerra dos anos 30, incentivado por Adolf Hitler como parte do plano de recuperação econômica do país de modo a acelerar o consumo interno e a geração de novos empregos. Dentro deste contexto, a marca não foi bem recebida ao tentar entrar no mercado americano na década de 50. Contrariando o “american way of life” que incentivava o consumo em larga escala de bens de consumo cada vez maiores, de geladeiras a carros como os da montadora Ford, a Volkswagen resolveu anunciar seu carro exatamente como o modelo parecia aos olhos do consumidor, de forma simples e sem atrativos.
Devido às inúmeras montadoras que havia no mercado americano, a imagem do carro em si aliado ao slogan Think small, poderia ser interpretado de forma negativa, visto que, o Fusca não era uma novidade “tão grande assim”. Para motivar o leitor, a montadora então resolveu tratar de questões ideológicas de consumo do novo mercado consumidor que queria arrematar. A escolha da cor foi um elemento fundamental para se relacionar com o público alvo – trabalhadores de classe média que não podiam adquirir carros grandes de luxo.  O preto e branco do anúncio da Volkswagen tinha como objetivo, manter a simplicidade na mente do consumidor em relação ao produto contrariando a associação de cores intensas utilizadas nas propagandas das grandes montadoras já conhecidas nos Estados Unidos.
Os elementos linguísticos aqui utilizados fixaram na cabeça do consumidor da época, o que seria a idéia da compra de um bem barato para toda a família, o hoje mundialmente conhecido, New Beetle ou Fusca. No eixo paradigmático, temos a escolha do verbo “Think” (Pense) – a forma no imperativo é umas das características em textos do âmbito publicitário – e no eixo sintagmático, a combinação de “Think small” (pense pequeno). A palavra “small” aqui selecionada, não faz referência somente ao tamanho do carro, mas também reproduz a idéia de “pequeno” ao passar o mínimo de informações possíveis ao leitor. Contrariando a dimensão média de textos publicitários da época, destacou-se somente o que era relevante sobre o produto, evitando assim, vender um “estilo de vida” ligado a imagem do carro e sim, as vantagens em ter um produto econômico, porém eficaz.  
   
Os layouts e as mensagens eram extremamente simples. Ao invés de elogiar suas qualidades, simplesmente dizia: Think Small. Entender o que acontecia na economia e política da época deixa tudo ainda mais interessante.
Perceber a sutileza e o nível da ironia (inteligente e provocativa) empregada na frase é inspirador.

Outros materiais