Buscar

FUNDAMENTO DAS CIêNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708106984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Além de um dia de lembranças e saudade, o dia de Finados pode ser também um dia de festa, pelo menos em outros países, onde o 02 de novembro é celebrado com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria. O Día de Muertos (Dia dos Mortos) mais conhecido, é o mexicano e por ali a comemoração começou antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Se pra gente o dia de finados acontece de maneira chuvosa, fria e triste, os mexicanos preferiram fazer diferente! Muito colorido, cheio de alegria e até um pouco irônica, a festa de finados é tratada como um dia especial, para homenagear nossos antepassados e nos manter mais próximos deles, de maneira amigável e saudosista! Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708160563)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale abaixo a alternativa correta. O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em Primitive Culture, formulou a seguinte definição:
		
	
	A noção de ser humano de referência para todas as Ciências Humanas e Sociais é a cultura.
	
	Tudo que é diferente é concebido como estranho e mesmo errado é o que denominamos cultura.
	
	À multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de cultura.
	
	À relação com agrupamentos humanos de localidades até então desconhecidas denominamos cultura.
	 
	Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.¿
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201707862617)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fundador do Positivismo, corrente de pensamento filosófico que compreende as sociedades numa evolução que deve passar por Três estados: teológico, metafísico e positivo.
		
	
	Karl Marx
	
	Zygmunt Bauman
	
	Max Weber
	
	Émile Durkheim
	 
	Auguste Comte
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708124549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿O mundo tem necessidade de alternativas e não somente regulações. Não é suficiente renovar um sistema, trata-se de transformá-lo. É um dever moral e para compreendê-lo, adotar o ponto de vista das vítimas permite ao mesmo tempo fazer uma constatação e exprimir uma convicção; a constatação que o conjunto das crises, financeiras, alimentares, energéticas, hídricas, climáticas, sociais, assinala uma causa comum, e a convicção que podemos transformar o curso da história.¿ (HOUTART, 2008, p. 1).
A afirmativa do teólogo e sociólogo belga François Houtart está de acordo com os fundamentos de qual pensador clássico e a que sistema ele se refere?
		
	
	Emile Durkheim e o sistema positivista
	
	Karl Marx e o sistema Feudal
	 
	Karl Marx e o sistema capitalista
	
	Max Weber e o sistema imperialista
	
	Max Weber e o sistema capitalista
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707950337)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. (BERGER, P. e BERGER, B. apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 200). A partir da análise do texto podemos concluir que: a) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser de interesse das Ciências Sociais, mas apenas da Biologia; b) Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade; c) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contém exclusivamente dimensões biológicas; d) O fenômeno tratado pelos autores corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais; e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual estão inseridos. Indique a única alternativa que contém as premissas corretas:
		
	
	Apenas c, d, e.
	
	Apenas b, c.
	
	Apenas a, c, e.
	 
	Apenas b, d, e.
	
	Apenas a, b, c.

Outros materiais