Buscar

2º avaliando civil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601688440)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Em 12.09.12, Sílvio adquiriu de Maurício, por contrato particular de compra e venda, um automóvel, ano 2011, por R$ 34.000,00 (trinta e quatro mil reais). Vinte dias após a celebração do negócio, Sílvio tomou conhecimento que o veículo apresentava avarias na suspensão dianteira, tornando seu uso impróprio pela ausência de segurança. Considerando que o vício apontado existia ao tempo da contratação, de acordo com a hipótese acima e as regras de direito civil, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Sílvio terá o prazo de doze meses, após o conhecimento do defeito, para reclamar a Maurício o abatimento do preço pago ou desfazimento do negócio jurídico em virtude do vício oculto.
	
	Caso Silvio e Mauricio tenham inserido no contrato de compra e venda cláusula que exclui a responsabilidade de Mauricio pelo vício oculto, persistirá a irresponsabilidade de Maurício mesmo que este tenha agido com dolo positivo.
	
	Caso Silvio e Maurício estabeleçam no contrato cláusula de garantia pelo prazo de 90 dias, o prazo decadencial legal para reclamação do vício oculto correrá independentemente do prazo da garantia estipulada.
	 
	Mauricio deverá restituir o valor recebido e as despesas decorrentes do contrato se, no momento da venda, desconhecesse o defeito na suspensão dianteira do veículo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601559732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	OAB - EXAME UNIFICADO 2010.2
Durante dez anos, empregados de uma fabricante de extrato de tomate distribuíram, gratuitamente, sementes de tomate entre agricultores de uma certa região. A cada ano, os empregados da fabricante procuravam os agricultores, na época da colheita, para adquirir a safra produzida. No ano de 2009, a fabricante distribuiu as sementes, como sempre fazia,mas não retornou para adquirir a safra. Procurada pelos agricultores,a fabricante recusou-se a efetuar a compra. O tribunal competente entendeu que havia responsabilidade pré-contratual da fabricante.  A responsabilidade pré-contratual é aquela que:
		
	
	segue o destino da responsabilidade contratual, como o acessório segue o principal
	
	deriva da ruptura de um pré-contrato, também chamado contrato preliminar
	
	surgiu, como instituto jurídico, em momento histórico anterior à responsabilidade contratual
	 
	deriva da violação à boa-fé objetiva na fase das negociações preliminares à formação do contrato
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601678267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Farinha recebeu de Farofa um imóvel em doação, com condição resolutiva. Posteriormente, Farinha vendeu o imóvel a Fubá, sendo ambos os negócios levados a registro na matrícula do imóvel. Algum tempo depois, houve implemento da condição resolutiva. É correto afirmar que
		
	 
	resolvida a propriedade do donatário pelo implemento da condição, também se encontra resolvido o direito do adquirente Fubá, que deverá restituir a coisa ao doador
	
	a compra e venda é eficaz e Fubá conserva o bem comprado.
	
	a venda na pendência da condição é nula.
	
	Fubá deverá restituir o imóvel a Farofa apenas na hipótese de o donatário Farinha ter se tornado insolvente e não tiver condições de ressarcir o valor da coisa ao doador.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601628000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcos emprestou para Caio sua moto, por um dia. Caio estava trafegando pela cidade, quando foi assaltado. Nesse caso:
		
	 
	Caio nada terá que restituir a Marcos
	
	Caio terá que pagar, tão somente perdas e danos
	
	Caio terá que restituir o valor do automóvel, mais perdas e danos
	
	Caio terá que restituir o valor do automóvel, pura e simplesmente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601678105)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do contrato de compra e venda, segundo o direito civil vigente, assinale a opção correta.
		
	
	Os riscos de deterioração ou perdimento da coisa não entregue, no contrato de compra e venda de bens móveis e imóveis, são do vendedor e os riscos de pagamento correm à conta do comprador, mas, se ocorrer o perdimento antes da tradição ou do registro, por caso fortuito ou de força maior, os riscos correrão por conta do comprador.
	 
	A venda à vista de amostra, protótipos ou modelos, em caso de inexatidão entre esses e a mercadoria entregue, permite ao comprador manifestar a sua recusa, submetendo o vendedor às sanções decorrentes do descumprimento contratual.
	
	Os bens móveis infungíveis poderão ser vendidos com pacto de reserva de domínio, o qual define que o comprador só adquire a propriedade e a posse da coisa ao integralizar o pagamento.
	
	Não existindo convenção pelos contratantes, como regra geral, todas as despesas do negócio, incluindo as de escritura e registro, e os da tradição do bem objeto da compra e venda são de responsabilidade do comprador.
	
	O exercício da retrovenda impõe ao vendedor a restituição do preço recebido, a indenização pelo resgate e o reembolso das despesas do comprador com a realização de benfeitorias necessárias e úteis e mesmo com as que, durante o resgate, se efetuaram sem a sua autorização.

Outros materiais