Buscar

3º avaliando direito civil

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602556116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT 9ª 2013 - FCC) - Quanto à compra e venda,
		
	 
	quando pura, o contrato respectivo considerar-se-á consumado, obrigatório e perfeito, desde que as partes acordarem no objeto e no preço.
	
	só pode ter por objeto coisa atual, vedada a transação sobre coisas futuras.
	
	é válido o contrato se for deixada ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço, desde que as partes sejam maiores e capazes
	
	o preço da coisa deve ser fixado sempre em dinheiro, vedado que se o estabeleça à taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar.
	
	uma vez estabelecida, automaticamente transfere o domínio da coisa ao comprador, que se obriga ao pagamento do preço em dinheiro.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601559725)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 1 10º Exame OAB-RJ) O contrato real é um contrato:
		
	
	Não é considerado contrato.
	
	Formal;
	
	Efetivamente existente.
	 
	Em que a entrega da res é pressuposto da sua existência;
	
	Que tem por objeto coisas corpóreas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601678105)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do contrato de compra e venda, segundo o direito civil vigente, assinale a opção correta.
		
	
	Os riscos de deterioração ou perdimento da coisa não entregue, no contrato de compra e venda de bens móveis e imóveis, são do vendedor e os riscos de pagamento correm à conta do comprador, mas, se ocorrer o perdimento antes da tradição ou do registro, por caso fortuito ou de força maior, os riscos correrão por conta do comprador.
	
	Não existindo convenção pelos contratantes, como regra geral, todas as despesas do negócio, incluindo as de escritura e registro, e os da tradição do bem objeto da compra e venda são de responsabilidade do comprador.
	
	O exercício da retrovenda impõe ao vendedor a restituição do preço recebido, a indenização pelo resgate e o reembolso das despesas do comprador com a realização de benfeitorias necessárias e úteis e mesmo com as que, durante o resgate, se efetuaram sem a sua autorização.
	
	Os bens móveis infungíveis poderão ser vendidos com pacto de reserva de domínio, o qual define que o comprador só adquire a propriedade e a posse da coisa ao integralizar o pagamento.
	 
	A venda à vista de amostra, protótipos ou modelos, em caso de inexatidão entre esses e a mercadoria entregue, permite ao comprador manifestar a sua recusa, submetendo o vendedor às sanções decorrentes do descumprimento contratual.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602466392)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta a respeito do contrato preliminar.
		
	 
	Não se exige que o pactum de contrahendo seja instrumentalizado com os mesmos requisitos formais do contrato definitivo a ser celebrado, ainda que se exija, para este último, a celebração por escritura pública
	
	Nos termos do Código Civil, o contrato provisório constitui avença na qual os contratantes prometem complementar o ajuste futuramente, no contrato definitivo, não se exigindo a outorga uxória de contraentes casados, pois, no contrato provisório, não se perquire a aptidão para validamente alienar.
	
	De acordo com entendimento do STF, o compromisso de compra e venda de imóveis não enseja a execução compulsória.
	
	Tratando-se de compra e venda de imóvel, o adquirente só poderá propor ação de adjudicação compulsória do bem registrado em nome do promitente vendedor se ocorrer o prévio registro do pacto preliminar.
	
	De acordo com a jurisprudência pretoriana, para se exigir, perante o outro contraente, pré-contrato irretratável e irrevogável, é imprescindível que este seja levado ao registro competente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602397281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TRT - 6R (PE) - 2010 - TRT - 6ª Região (PE) - Sobre os vícios redibitórios, observe as afirmações abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA. I. O vício somente é caracterizado como redibitório se o alienante da coisa tiver conhecimento dele. II. A garantia por vícios redibitórios dada pela lei ao contratante prejudicado constitui um dos efeitos diretos dos contratos comutativos. III. A ação estimatória é o meio de que se pode servir o adquirente para enjeitar a coisa por vícios ou defeitos ocultos. IV. Para que o vício seja redibitório, é indispensável que ele torne a coisa imprópria ao uso a que é destinada, não se admitindo a sua caracterização em outra hipótese. V. A ação quanti minoris, se exercitada pelo adquirente prejudicado, não acarreta a redibição do contrato.
		
	
	As assertivas I, II e V estão corretas.
	
	As assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	As assertivas II, III e V estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas II e V estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes