Buscar

Av1 psicologia

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV1_201202464041 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201202464041 - CRISTIANE SANTANA FRADE
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 22/06/2013 11:00:04
	
	 1a Questão (Cód.: 54608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É uma estratégia que protege o EGO de uma ameaça real ou imaginária. É um meio de evitar informações indesejadas sobre si mesmo ou sobre o mundo externo. A sua desvantagem é de distorcer a compreensão individual da realidade.
		
	
	Superego
	
	Ego
	
	Id
	 
	Mecanismos de defesa
	
	Angústia real
	
	
	 2a Questão (Cód.: 30638)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um debate entre pedagogos, cada um expressou seu ponto de vista a respeito das razões que levam o indivíduo a aprender, embasando-se em diferentes teorias de aprendizagem. Os pontos de vista foram expostos a seguir:
Paula: "Acredito que os fatores que concorrem para a aprendizagem estariam basicamente prontos desde o nascimento do indivíduo, cabendo à educação trazer à tona o que já existe em sua natureza".
Luiz: "Penso que a aprendizagem decorre da ação do meio sobre a pessoa, para configurar sua conduta às exigências da sociedade".
Maria: "Entendo que o ser humano se desenvolve tanto biológica quanto psiquicamente, numa inter-relação constante entre fatores internos e externos".
Associe a "fala" de cada pedagogo à teoria de aprendizagem correspondente:
		
	
	Paula-Conexionista               Luiz-Espiritualista              Maria-Associacionista
	
	Paula-Funcionalista                Luiz-Experimentalista        Maria-Construtivista
	
	Paula-Naturalista                   Luiz-Gestaltista                 Maria-Construtivista
	 
	Paula-Inatista                      Luiz-Ambientalista             Maria-Interacionista
	
	Paula-Behaviorista                 Luiz-Culturalista                Maria-Pragmatista
	
	
	 3a Questão (Cód.: 30634)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, 'toda uma vida', segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas. Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória, mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Você, sendo um professor "vygotskyano", analise as afirmativas abaixo:
I. Na visão vyotskyana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos a aprenderem a aprender, buscando articular a experiência cotidiana dos alunos.
II. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente.
III. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador não precisa provocar desempenhos avançados tampouco aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos.
IV. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica vygotskyana. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes.
Estão corretas:
		
	
	II, III e IV.
	 
	Todas são verdadeiras.
	 
	I, II e IV.
	
	I, II e III.
	
	I, III e IV.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 30324)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a visão de Piaget, a aquisição cognitiva mais importante da meia-infância é a obtenção do pensamento operacional concreto, Sobre essa habilidade está INCORRETO afirmar que as crianças:
		
	
	podem raciocinar com lógica sobre as coisas e eventos que elas percebem.
	
	adquirem, geralmente, na passagem dos 5 para os 7 anos.
	
	as crianças, entre os 7 a 11 anos, aplicam os princípios lógicos em situações concretas, isto é, situações que lidam com coisas visíveis, tangíveis e reais.
	 
	imitam e utilizam a intuição e visões subjetivas para compreensão do mundo.
	
	aprendem um conceito teórico ao verificarem no plano concreto.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 30318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O período que vai dos 2 aos 6 anos de idade costuma ser chamado de primeira infância. Nesse período as brincadeiras são fundamentais, pois permitem que as crianças explorem o mundo e desenvolvam novas habilidades. Em relação às brincadeiras, está INCORRETO afirmar que:
		
	
	a criança brinca com palavras e ideias, desenvolvendo sua mente; inventa jogos e dramatiza fantasias, aprendendo habilidades sociais e regras morais.
	 
	a brincadeira é a única atividade da infância que possibilita que a criança desenvolva habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas.
	
	crescer para as crianças é uma brincadeira, e seu entusiasmo por isso parece não ter limites.
	
	aos 2 anos de idade, a criança brinca em grupo, mas, estabelece um monólogo coletivo.
	
	a criança corre atrás das outras e desafia a si mesma a tentar novas façanhas, desenvolvendo seu corpo.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 72686)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira no que se refere à Teoria de Desenvolvimento Psicossexual, elaborada por Freud.
(1) Fase oral (2) Fase anal (3) Fase fálica (4) Latência (5) Fase genital
(__) Ler, estudar, calcular e usar toda a sua libido para conhecer o mundo utilizando diferentes formas de inteligência.
(__) Prontos para o amor, já podem experimentar a sensação de prazer provocado pelo encontro com o outro.
(__) Felipe sempre que acorda coloca a mão sobre o short para se certificar que seu pênis existe. Perguntou para a professora se o perderia seu "piu-piu" como as meninas perderam.
(__) É no encontro de mucosas que Felipe descobre o mundo. Prazer, satisfação de pulsão e eliminação de angústia que vem da falta de alimento: o leite materno.
(__) Use o banheiro e tire suas fraldas de uma vez por todas, pois você precisa aprender a ter higiene.
A ordem correta é:
		
	
	4 3 2 1 5
	
	2 5 4 3 1
	 
	3 5 1 2 4
	
	3 5 4 1 2
	 
	4 5 3 1 2
	
	
	 7a Questão (Cód.: 72680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carla explicou aos familiares que vieram à reunião pedagógica que a avaliação, numa concepção construtivista de estruturar o cotidiano educativo, não está centrada apenas naquilo que o aluno aprendeu, mas também na avaliação, da participação do aluno, de todo o processo de construção do conhecimento. Das questões abaixo qualcomplementa essa explicação da professora de forma correta?
		
	 
	A avaliação é feita diariamente, pois o foco é o processo de construção de conhecimento e a participação do aluno nele. A nota é um indicador quantitativo de uma observação qualitativa, feita diariamente.
	
	O mais importante não é a nota que o aluno tira, é o fato de ele participar das atividades que são construídas em grupo e poder se tornar um líder, competitivo e que procure superar as suas dificuldades ao longo dos dias.
	
	A avaliação mistura tanto aspectos objetivos quanto subjetivos, pois prepara o aluno para resolver problemas cotidianos, como também, para se preparar para os exames nacionais que avaliam o colégio.
	
	A construção do conhecimento é um processo que depende do mérito dos alunos. A nota é indicativa do grau de competitividade interna que esse aluno tem e usa para construir conhecimento no grupo.
	
	A avaliação foca seu objetivo na criação de um ranking dos alunos mais bem adaptados ao colégio, sua proposta é ajudar o aluno a perceber o quanto o seu esforço individual é recompensado quantativamente.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 30923)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há uma particularidade na concepção de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. Em sua teoria, o autor considera os bebês como biologicamente sociais. Qual das alternativas abaixo explica essa premissa de Vygotsky?
		
	
	Ao nascer, o bebê apresenta instintos que caracterizam seu comportamento humano, como andar, falar e escrever. Todos esses comportamentos estão previstos geneticamente e são típicos apenas dos seres humanos.
	
	A subjetividade humana é construída apenas no momento de entrada na escola, quando a criança vivencia as interações mais qualificadas da socialização secundária.
	 
	No ato do nascimento, o bebê já traz consigo toda uma predisposição para a maturação neurológica; neste sentido, independente de qualquer interação social que vivencie ou não, o bebê se tornará um sujeito de sua cultura.
	
	A essência humana é resultado de elementos orgânicos e espirituais, que são construídos principalmente no momento em que esse bebê inicia a linguagem escrita.
	 
	Ao nascer, o bebê apresenta estruturas orgânicas imaturas e necessita da ação cultural para constituir a sua subjetividade e tornar-se como os demais homens da espécie.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 30327)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitos pais criam objeções à desordem criada pela mania de seus filhos de colecionar coisas, principalmente quando os objetos são de pequeno valor material. Muitos adultos têm vontade de se desfazer do sortimento de conchas, pedrinhas, cartões, figurinhas ou seja o que for. Pensando nas características do período operatório-concreto, como um professor poderá orientar um pai a reagir a essa situação?
		
	
	os pais devem se responsabilizar por todas as coleções que as crianças fazem, colando as figurinhas em álbum para que os filhos não vivenciem situações de frustração ao cometer algum engano.
	
	as crianças costumam apresentar muita teimosia nesse período, por isso quando seu filho não estiver por perto você pode jogar tudo fora, pois ele depois irá esquecer.
	 
	as crianças aprendem por meio de manipulação ativa. Contar e classificar essas coleções e compará-las entre si são combustíveis para o desenvolvimento intelectual.
	
	as crianças nesse período se comportam apresentando algumas manias estranhas, entre elas o hábito de colecionar coisas sem muita importância. Compre novos brinquedos que ela deixará você jogar os objetos velhos fora.
	
	as crianças nesse período precisam de limites claros e seguros, portanto você deve jogar os objetos fora, pois a criança precisa perceber que você é a autoridade.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 30626)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Apoiando-se no pressuposto vygotskyano, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos. Leia as questões abaixo e assinale a que esteja coerente com o pensamento do autor:
		
	
	cabe à instituição escolar garantir a todos os alunos o acesso ao conhecimento, inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade própria, excluindo os portadores de necessidades educacionais especiais.
	 
	cabe à escola a função de promover o indivíduo a patamares superiores de conhecimento, sem levar em conta as condições sociais, cognitivas, culturais e econômicas, presentes num dado momento histórico.
	 
	sabendo que aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, cabe à escola se adiantar ao desenvolvimento, ou seja, planejar, buscando dirigir-se às funções psicológicas que estão em via de se completarem.
	
	há uma supervalorização do papel do ensino e da escola, quando deles se espera a transmissão cultural e dos valores da sociedade, com o objetivo de preparar o aluno, moral e intelectualmente, para que assuma sua posição na sociedade.
	
	sendo a tarefa principal da educação contemporânea criar condições de ensino frente às exigências sociais, cabe à escola restringir a transmissão de conteúdos, pois o aluno precisa garantir o conhecimento acumulado historicamente na sociedade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes