Buscar

Trabalho Hist. Educação Rousseau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
Curso: Pedagogia
Disciplina: História da Educação
Professora: Elaine
Aluna: Vanessa Cristiane Silveira Orechio
JEAN JACQUES ROUSSEAU
Atividade estruturada avaliativa
 de pedagogia
BELO HORIZONTE
2017
Rousseau
Quem foi Rousseau?
Também conhecido como, Jean-Jacques Rousseau. Foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Abandonou sua terra para viver em Paris, onde levou uma vida bastante agitada e pode conviver, diretamente com as movimentações de seu tempo. O traços dominante da vida e obra do filósofo foi a contradição, podemos dizer que Rousseau nunca conseguiu libertar da idade da rebeldia. Também foi crítico do racionalismo iluminado como único fator de progresso da humanidade.
Qual(is) os fundamentos do pensamento político e pedagógico de Rousseau?
Que os homens são originalmente bons e é a sociedade que os corrompe, pois a origem do mal e das desigualdades estaria na moral e na política.
Quais as duas principais obras escritas por ele e do que elas tratavam?
O contrato social e Emílio, publicadas em 1762.
Contrato social – Rousseau tinha a ideia de estabelecer um contrato social para a organização da sociedade. Para isso era necessária uma educação ética que preparasse os indivíduos para renunciarem em conjunto as suas vontades particulares em prol do bem comum e dos interesses coletivos.
Emílio – Faz crítica a artificialidade da educação, o autoritarismo e o excesso de intelectualidade tradicional, característico dos colégios jesuítas, bem como o desrespeito pela infância que fazia da criança um adulto em miniatura.
Traz sua concepção educacional, indicando os limites do liberalismo e questionando o papel dos colégios religiosos além do uso exagerado da razão na educação.
Nesta obra, o autor explica o seu ideal de formação pedagógica, que se divide em cinco etapas da vida: infância, puerícia, puberdade, adolescência e jovem adulto.
 
Qual era a visão do autor sobre a infância?
Na sua visão, a criança deveria aprender a lidar com os próprios desejos e conhecer os limites para se tornar um indivíduo adulto dono de si mesmo. A concepção de que a infância se distingue da vida adulta é uma inovação na medida em que Rousseau entende a criança como portadora de bondade natural e dimensiona cada etapa da vida de acordo com suas especificidades, o que demanda ações educativas diferentes.
A criança deve ser respeitada como criança e não como um futuro adulto. 
Qual o papel do professor na teoria de Rousseau?
Segundo Rousseau, o professor passa a ocupar um segundo plano no processo de aprendizagem. O interesse pedagógico deveria estar totalmente sobre o educando, que deveria estar compreendido em sua especificidade e não mais como um “adulto em miniatura”.
Como é denominada a educação idealizada por Rousseau? O que ela defendia?
Essa educação é denominada naturalista ou negativa, por desconfiar da sociedade constituída. Defendia o ensino da virtude e da verdade, por preceptores, longe dos colégios.
Primeiramente, durante a infância e puerícia a educação deveria visar o autoconhecimento, a descoberta do próprio corpo, dos objetos e da natureza.
A segunda fase, a puberdade e adolescência, seria o momento de conhecimento do outro e de formação do caráter e da razão a partir do estudo da história, clássica e biografias, da moral e da religião.
Quais foram os passos que a educação deveria seguir de acordo com as propostas de Rousseau? Explique cada uma deles.
A educação de um a cinco ano: propõe a liberdade que tornará a criança forte, condenando as restrições impostas.
A educação de cinco a doze anos: a educação deve ser negativa ou naturalista e a educação moral deve ser consequência natural do desenvolvimento da criança. 
A educação de doze a quinze anos: é fase de aquisição do conhecimento, que, devem estar de acordo com a curiosidade, vindo como consequência os desejos naturais.
A educação de quinze a vinte anos: Período em que se educa o coração, para a vida em comum e as relações sociais. É também o período em que se desenvolvem as noções do bem e do mal.
Quais os autores do século XX que foram influenciados pelas ideias do Rousseau?
Os autores do século XX influenciados por Rousseau foram:
Jonh Dewey, Édouard Claparède, Antonio Gramsci, Jean Ovide Decroly e Paulo Freire.

Outros materiais