Buscar

Aula 1 rev

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pesquisa e desenvolvimento
GST 1236
Aula 1 – 17 de Agosto
Apresentação
Orientações metodológicas para a elaboração de estudos que permitam conhecer as demandas na área da consultoria para a potencialização do negócio; Introduções conceituais estratégicas no âmbito dos estudos necessários para a implementação bem- sucedida de empreendimentos; Organização das etapas e fases no desenvolvimento de projetos.
Avaliação
AV1: 5 de Outubro, 19h em ponto
AV2: 23 de Novembro, 19h em ponto
AV3: 07 de Dezembro, 18:30 em ponto
Conceito consultoria empresarial
Segundo Oliveira (2011: p. 4), no seu livro “Manual de Consultoria Empresarial”, a atividade é “um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões não tendo, entretanto, o controle direto da situação”. 
Conceito consultoria empresarial
Processo Interativo: refere-se a um conjunto de atividades estruturadas e sequenciais que serão realizadas na empresa, visando atender às expectativas do contratante, ou seja, suplanta necessidades dos clientes internos e externos, na geração de resultados. A interação decorre da ação recíproca que é exercida entre duas ou mais pessoas/áreas da empresa.
Agente de mudanças externo: o consultor deve interagir com o ambiente empresarial do contratante e forma a propor mudanças, colaborando para o desenvolvimento organizacional, mas como não faz parte do quadro efetivo de profissionais da empresa, é um agente externo, contratado por um determinado período de tempo para consolidar um projeto ou auxiliar na resolução de um problema ou situação.
 
Conceito consultoria empresarial
Responsabilidade de auxiliar as pessoas: o consultor atua como parceiro de executivos e profissionais da empresa-cliente, sendo que o auxílio esperado refere-se à orientação sobre metodologias apropriadas, técnicas e processo para que os responsáveis na empresa tomem suas decisões com qualidade. Destaca-se que não pode se esperar que o consultor conheça o negócio da empresa-cliente em sua plenitude, pois esta é uma prerrogativa dos executivos. Na prática, o diferencial do consultor está em conseguir escolher a solução (método) apropriada para resolver o problema identificado, que deve ocorrer de forma rápida, estruturada e inovadora.
-
 
Conceito consultoria empresarial
Tomadas de decisões: o consultor é elemento de apoio na solução dos problemas, mas quem toma as decisões são os executivos. O consultor deve trabalhar na organização dos dados e informações para os gestores, mapear os recursos necessários, oferecer as alternativas e atuar na coordenação pelo acompanhamento da implantação.
Não tem o controle direto da situação: Esta é uma premissa de atuação do consultor, pois a partir do momento em que ele passa a ter controle direto da situação-problema, deixa de ser consultor e passa a ser assessor-executivo da organização
Assim...
Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor do tema. O serviço de consultoria oferecido ao cliente acontece por meio de diagnósticos e processos e tem o propósito de levantar as necessidades do cliente, identificar soluções e recomendar ações. De posse dessas informações, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a necessidade específica de cada cliente.
Diagnóstico organizacional
Diagnóstico é uma palavra de origem grega que significa “através da verdade”. 
Está associada a exame, discernimento, conhecimento, investigação e análise dos fatos.
Na Medicina, o diagnóstico permite a identificação de uma doença, o que possibilita, consequentemente, a definição de um tratamento.
O diagnóstico não é um fim em si mesmo. Ele apoia a TOMADA DE DECISÃO.
Diagnóstico organizacional
Segundo a EFC Consultoria, o diagnóstico organizacional é uma atividade que visa determinar quais as questões mais relevantes que precisam ser resolvidas. Essas questões podem ser encontradas em quaisquer setores ou funções da empresa: vendas, produção, finanças, contabilidade, informática, pessoal, marketing, dentre outras.
Diagnóstico organizacional
O diagnóstico visa também estruturar soluções para cada questão, estabelecer prioridades e gerar um plano de ação com objetivos gerais, metas específicas, prazos, investimentos, despesas, responsabilidades e controles. Diagnósticos podem ser feitos para quaisquer tipos de empresas: industriais, comerciais ou de serviços. 
Diagnóstico organizacional
Para Rosana Kisil (KISIL, 2001), antes de mudar é necessário realizar um diagnóstico organizacional, a fim de conhecer a situação presente. Não existe um único diagnóstico. Cada um deles resulta de um conjunto de variáveis, da profundidade com que cada uma foi estudada, do momento histórico em que se faz o estudo e da experiência de quem o executa.
Modalidades de diagnósticos
Diagnóstico Geral É a modalidade mais ampla e abrangente, pois examina todas as funções gerenciais e áreas da empresa. A base de análise são os números, os fatos, os dados contábeis e financeiros. O produto do diagnóstico é um relatório completo com um plano de ação, para serem resolvidas, de uma vez por todas, as questões relevantes. 
Diagnóstico Estratégico Está relacionado com a análise do planejamento estratégico da organização
Modalidades de diagnósticos
3) Diagnóstico Financeiro É particular e importante modalidade de diagnóstico empresarial. Parte da análise dos balanços, examinando ativos (aplicações) e passivos (origens) bem como as demonstrações de resultado. O ideal é que esse exame seja feito para os últimos 3 anos. Muitas vezes, a contabilidade não é fiel (e isso é parte do problema) e então é preciso recorrer aos controles internos, arquivos tipo Excel ou anotações dos sócios. O produto do diagnóstico é um plano de reestruturação contábil financeira, que poderá envolver toda a empresa e o setor de informática. 
Modalidades de diagnósticos
4) Diagnóstico da Produção / Fábrica Visa determinar e eliminar pontos de estrangulamentos no fluxo de produção, racionalizar movimentações, melhorar o layout, eliminar desperdícios, reduzir refugos, melhorar a qualidade, aprimorar o planejamento e controle da produção (PCP), aumentar a produtividade, reduzir acidentes etc. O produto é um plano completo de reorganização da fábrica e dos setores de produção. 
Modalidades de diagnósticos
5) Diagnóstico de Vendas / Marketing Esse tipo de diagnóstico examina as questões ligadas à importantíssima função de vender. Sem as vendas não há bons negócios, não há chances de a empresa crescer e prosperar. Então é preciso encontrar obstáculos às vendas, equacioná-los e eliminá-los de vez. Os problemas poderão estar na política de preços; na qualidade dos produtos; na falta de foco mercadológico; na falta de agressividade em se vender; na concorrência, muitas vezes predatória; ou no pessoal de vendas, que pode estar sem motivação ou sem treinamento. O produto deste diagnóstico é um plano completo para se reestruturar as vendas, de uma maneira moderna e competitiva. 
Modalidades de diagnósticos
6) Diagnóstico de Sistemas / Informática Hoje a informação é a vida da empresa. Se os sistemas de informação são precários, desconexos, imprecisos e desatualizados, o gerenciamento da empresa não consegue ser eficiente. O diagnóstico de sistemas e da função da informática visa determinar e resolver esses problemas. O seu produto é um "PDI", Plano de Desenvolvimento de Informática, com definição das estratégias de mudança, detalhamento de melhoras de software e hardware, investimentos envolvidos, plano de treinamento e um cronograma de implantação. 
Exercício prático 1
Diagnóstico da infraestrutura da Estácio
Como começar?
Monitoramento e Ajustes
Pesquisa e desenvolvimento
FIM
Aula 1 – 17 de Agosto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais