Buscar

Aula 2 24 de agosto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pesquisa e desenvolvimento
GST 1236
Aula 2 – 24 de Agosto
Apresentação
Orientações metodológicas para a elaboração de estudos que permitam conhecer as demandas na área da consultoria para a potencialização do negócio; Introduções conceituais estratégicas no âmbito dos estudos necessários para a implementação bem- sucedida de empreendimentos; Organização das etapas e fases no desenvolvimento de projetos.
Avaliação
AV1: 5 de Outubro, 19h em ponto
AV2: 23 de Novembro, 19h em ponto
AV3: 07 de Dezembro, 18:30 em ponto
Relembrando
Conceito DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Estudos demonstram que a administração, enquanto ciência, data do início do século XX. Foi a partir dos estudos de Taylor, um engenheiro norte americano, que ela começou a ser estruturada. Tal período inicial ficou conhecido como o da Administração Clássica. 
Logo após, foi a vez de Fayol propor um modelo cartesiano de organização e de gerenciamento. Esses dois estudiosos marcaram a gênese dos, hoje chamados, estudos científicos na área da administração. Depois desses passos iniciais, muitos pesquisadores começaram a investigar o mundo organizacional e as correlações de diversas variáveis pertinentes a esse meio.
Conceito DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Com o transcorrer das décadas, o tema administração passou a ganhar cada vez mais importância na sociedade e no campo das ciências sociais. As empresas foram crescendo numa escala vertiginosa e ganharam proporções gigantescas. Esse crescimento surpreendente do mundo organizacional teve influência direta na vida das pessoas, independentemente se estas tinham laços estreitos ou não com as organizações.
Conforme destacam Gomes & Araújo (2009), As mudanças sociais radicais, iniciadas com a revolução industrial, implementaram uma ‘nova era’ na humanidade. O modo da organização, do trabalho, da convivência, do lazer, enfim, o próprio comportamento humano como um todo, foi se adequando aos cenários emergentes. Um fato é que as empresas foram cada vez mais ocupando espaço na vida das pessoas.
Conceito DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Em decorrência desse quadro, os pesquisadores foram, pouco a pouco, despertando o interesse em estudar o mundo da administração. Pesquisas começaram a ganhar grandes proporções e importância. Muitos pesquisadores passaram a investigar o meio organizacional sob diferentes perspectivas econômicas, sociais, técnicas, políticas, dentre outras. 
Conceito DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Atualmente, a pesquisa na administração consiste numa investigação sistemática que fornece informações para orientar as decisões empresariais. Na grande maioria das vezes, a pesquisa em administração lida com tópicos como atitudes humanas, comportamento e desempenho.
Conceito DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Contemporaneamente, os pesquisadores em administração têm feito significativos progressos na área científica. É possível constatar que novas técnicas estão sendo desenvolvidas e rigorosos procedimentos de pesquisa estão avançando rapidamente. Softwares e métodos analíticos poderosos tem contribuído para este movimento.
E, segundo dados e pesquisas, a tomada de decisões baseadas em pesquisa será usada mais amplamente no futuro do que foi no passado. E aqueles gestores que não estiverem preparados para essa mudança, estarão em significativa desvantagem.
Conceito DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Para o desenvolvimento de estudos, os cientistas organizacionais recorrem a modelos científicos de pesquisa de outras áreas do conhecimento, tais como os de estatística, matemática, e mais recentemente os de antropologia, sociologia e psicologia. Dessa forma, considera-se a necessidade pela descoberta de uma metodologia que consiga contemplar os diferentes aspectos das pesquisas organizacionais. Em virtude da própria natureza racionalista que foi dada à administração, as pesquisas nesse campo sempre utilizaram, em sua grande maioria, as metodologias quantitativas de pesquisa. 
TIPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - abordagem
Existem métodos e regras para as pesquisas. As mesmas, não podem ser feitas em determinadas formas que não comprovem fatos verídicos eficazes aos resultados obtidos, uma vez que, com essa ferramenta de gestão participamos do processo de coleta de dados úteis a toma de decisões na elaboração de projetos. 
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser: Quantitativa ou qualitativa (Gil, 1991).
Quantitativa
Quantitativa - considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.)
QUALITATIVA
Qualitativa - A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. 
TIPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - objetivos
Do ponto de vista de seus objetivos (Gil,1991): 
TIPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - objetivos
Exploratórias - As exploratórias têm o objetivo de orientar e formular hipótese. É estabelecidos critérios, métodos e técnicas para a exploração do conteúdo; visa à descoberta, o achado ou a explicação daqueles que não eram aceitos e evidentes. É importante para evitar a perda de tempo e de recursos que representaria o trabalho de pesquisar o mercado para um negócio que não pode ser implantado. Ex: Antes pesquisar qual tipo de loja pode ser fundada é necessário primeiro se checar se o local é apropriado pela legislação Brasileira para a existência de um determinado empreendimento.
TIPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - objetivos
Descritivas - Realiza-se o estudo, a análise o registro e a interpretação dos fatos do campo pesquisado sem interferência do pesquisador. Visa a identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo.
TIPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - objetivos
Explicativas – Registram fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Visa ampliar generalizações, definir leis amplas, estruturar e definir modelos teóricos e reunir hipótese em uma visão mais unitária.
TIPOS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - objetivos
Conclusivas – são as que se destinam a responder um questionamento específico. Por exemplo: Verificar se o ponto comercial inicialmente escolhido apresenta um potencial de vendas superior a 100 refeições diárias ou descobrir que tipo de comida agrada mais o paladar dos possíveis frequentadores do estabelecimento.
Monitoramento e Ajustes
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A ESTRATÉGIA
Atualmente, o maior desafio de qualquer organização, é ter competitividade e sobrevida diante de um mercado tão acirrado.
Etapa 1 – análise do ambiente
Pesquisa e desenvolvimento
FIM
Aula 2 – 24 de Agosto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais